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O planejamento estratégico é de suma importância para o sucesso de negócios de qualquer natureza. Nesse sentido, é necessário que você conheça as diversas ferramentas disponíveis para tornar o processo de gestão e tomada de decisão mais simples — e uma delas é a Análise SWOT.

Você já deve ter ouvido falar nela. Saiba que essa análise é fundamental para assegurar o desenvolvimento sustentável de uma empresa, permitindo identificar os pontos fracos e fortes de um e-commerce e, inclusive, ter sucesso na gestão de crise.

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo para explicar o que é a Análise SWOT e mostrar como você pode aproveitar o potencial dessa ferramenta para obter melhores resultados nos negócios.

O que é Análise SWOT?

A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A palavra força se refere a tudo aquilo em que o seu negócio apresenta melhor desempenho, podendo ser identificada como seu diferencial competitivo.

A fraqueza diz respeito às dificuldades do seu e-commerce. As oportunidades, como o nome já diz, refere-se às possibilidades que o segmento que o seu negócio está inserido oferece e que podem ser aproveitadas. Já as ameaças são representadas pelos seus concorrentes e outros fatores externos que podem comprometer o crescimento do e-commerce.

A seguir, apresentamos alguns exemplos que cada sigla pode representar.

Pontos fortes

Os pontos fortes do seu e-commerce podem estar relacionados a diferentes fatores, como:

  • um bom mix de produtos;
  • preços acessíveis;
  • excelente prazo de entrega;
  • boas condições de pagamento;
  • inovação;
  • investimento em tecnologia;
  • bom posicionamento da marca;
  • ótimo atendimento;
  • oferta irresistível, etc.

Leve em consideração os pontos fortes que estão sob seu controle. Dessa forma, se for necessário otimizar algum processo, você terá a liberdade para fazê-lo. Lembre-se de que algum desses pontos fortes pode ser seu diferencial competitivo — ou seja, aquilo que a concorrência não tem condições de oferecer.

Pontos fracos

Os pontos fracos indicam o que seu e-commerce pode melhorar para otimizar a experiência do seu cliente e, com isso, aumentar suas vendas. Eles podem estar relacionados a:

  • pouca variedade de produtos;
  • problemas de logística;
  • falta de qualificação dos colaboradores;
  • perda de prazos;
  • falta de conhecimento do gestor a respeito da sua área de atuação, etc.

Aqui, você precisará identificar o que tem impedido o seu negócio de crescer, a fim de aprimorar seus processos para mudar esse cenário.

Oportunidades

As oportunidades não podem ser controladas pela sua empresa, por isso, você precisa se preparar para aproveitá-las assim que elas surgirem. Quando nos referimos aos aspectos externos, você precisa observar a economia, política, legislação e outros fatores importantes e que refletem diretamente no seu negócio.

Entre as principais oportunidades, podemos citar:

  • mudanças na legislação;
  • baixa de impostos para aquisição de produtos ou matéria-prima;
  • tecnologias que podem ser implementadas no e-commerce;
  • diminuição da concorrência, etc.

Ameaças

Assim como as oportunidades, as ameaças não podem ser controladas pela sua empresa. Nesse sentido, é importante conhecê-las para estar preparado para eliminá-las, assim que elas aparecerem. Entre as principais, podemos citar:

  • falta de mão de obra, fornecedores e parceiros de qualidade;
  • produtos falsificados;
  • atraso dos fornecedores;
  • mudanças no hábito de consumo do consumidor, entre outros.

Como aproveitar o potencial da ferramenta?

Fazer uso correto da ferramenta é fundamental para aproveitar ao máximo o seu potencial. Nesse sentido, é preciso:

  • observar cuidadosamente os seus dados e cruzamentos para identificar possíveis insights que podem ajudar a ter sucesso no e-commerce;
  • priorizar o que deve ser o foco do trabalho;
  • revisar e refazer a Análise SWOT após determinado período, atualizando-a com novas informações, etc.

Como fazer a Matriz SWOT cruzada?

A Matriz SWOT cruzada é realizada após você identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu e-commerce. Nesse momento, é feita uma análise dos fatores externos para entender até onde eles interferem nos internos. Existem quatro estratégias que podem ser adotadas. Veja quais são elas.

Estratégia ofensiva

Nesse momento, é necessário identificar como determinada força pode ajudar a sua empresa a aproveitar da melhor forma a oportunidade que surgiu. O objetivo principal da estratégia ofensiva é fortalecer e desenvolver o crescimento do seu e-commerce.

Investir em parcerias é uma excelente maneira de atrair mais clientes, tornando a sua marca cada vez mais relevante na percepção do seu consumidor final. Por exemplo, um bom mix de produtos (força) pode ajudar o seu e-commerce a deixar a sua concorrência para trás (oportunidade).

Estratégia de confronto

Na estratégia de confronto, é preciso analisar como as forças do seu e-commerce podem ajudar a reduzir as ameaças. Dessa forma, é possível potencializar os pontos positivos para impedir que eventuais contratempos aconteçam. Assim, permite que o negócio tenha um melhor desenvolvimento no mercado e fique à frente da sua concorrência.

Por exemplo, se a sua marca tem um bom posicionamento no mercado (força), logo, ela pode ser mais exigente com seus fornecedores e parceiros, livrando-se daqueles que não prestam um serviço de qualidade (ameaça).

Estratégia de reforço

A estratégia de reforço é utilizada quando o e-commerce precisa reduzir os impactos de uma fraqueza, com o intuito de aumentar a chance de uma boa oportunidade aparecer. Nesse caso, é necessário focar a fraqueza para que o ambiente externo não interfira no planejamento.

Por exemplo, se você tem uma baixa variedade de produtos (ponto fraco), é preciso estar atento para aproveitar uma eventual baixa de impostos (oportunidade), que permita a aquisição de mais mercadorias.

Estratégia de defesa

A estratégia de defesa costuma ser a mais complexa de ser aplicada. Isso porque, nesse caso, é preciso reduzir os impactos negativos causados pelas fraquezas e ameaças para que o e-commerce possa melhorar seus resultados.

Por exemplo, se a sua fraqueza está relacionada à perda de prazo, logo, o atraso de fornecedores intensificará o problema. Assim, é preciso encontrar meios que assegurem uma negociação com parceiros responsáveis e otimizar os processos para evitar o problema.

Por fim, é necessário destacar a importância de rever periodicamente os elementos da análise SWOT. Assim, mantém-se a pesquisa e o direcionamento condizentes com a realidade do seu e-commerce.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.