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Andar pelas ruas de uma grande capital sem esbarrar em alguém que realizou alguma compra na internet nos últimos dias é algo que pode ser cada vez mais difícil no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Jornal Extra, cerca de 89% dos internautas realizaram ao menos uma aquisição online no último ano. E boa parte desse aumento de interesse vem do bom uso da automação no e-commerce.

Não sabe bem o que é isso? Cogita usar ou já está utilizando esse tipo de estratégia em sua loja virtual e deseja entender um pouco mais a respeito? Então, acompanhe o nosso artigo e saiba mais!

Motivos para você investir em automação no e-commerce

Qualquer empresa que busca o crescimento precisa normalmente de, pelo menos, três coisas: economizar tempo, poupar trabalho e vender mais. No entanto, nem todo gestor entende que, para conseguir o último item, é preciso investir em algo que facilite a existência dos dois primeiros. Esse é o caso da automação no e-commerce.

Com essa mudança, é possível:

  • reduzir a quantidade trabalho manual e de tarefas redundantes;
  • simplificar os fluxos de trabalho;
  • aumentar a competitividade do seu negócio.

Ou seja: o que não faltam são motivos para investir nesse tipo de sistema em sua loja virtual.

Se você quer saber como aplicar essa estratégia na prática, confira algumas das tarefas que a automação pode facilitar na sua empresa!

7 tarefas que podem ser otimizadas com a automação

Desde o setor de estoque até o de marketing, passando pelo de precificação; a maioria das áreas pode ser favorecida pela automação no e-commerce.

Veja só como funcionaria o sistema em cada um desses e outros casos.

1. Controle de estoque

É muito provável que qualquer e-commerce em franco crescimento precise, em algum momento, automatizar o seu controle e a sua gestão de estoque. O motivo é simples: dessa forma, fica bem mais fácil evitar vendas duplicadas e prejuízos vindos de um sistema de estoque 1.0.

A maneira que a automação resolve esses problemas é simples: por meio dela, todas as baixas são feitas de forma automática, à medida que os pagamentos vão sendo confirmados. Assim, o software evita que um cliente compre um produto inexistente nas prateleiras, evitando, até mesmo, o estorno daquela compra.

2. Ações de marketing

Com um sistema automatizado desse tipo, o lojista deixa de perder o seu tempo com investidas em prospects aleatórios e começa a gastá-lo com a fidelização de clientes e leads que já demonstraram algum interesse pelos produtos vendidos em sua loja virtual e que, portanto, apresentam mais chances de realizar uma compra.

Isso acontece porque a ferramenta apresenta um processo automatizado de nutrição de leads com conteúdos relevantes sobre o seu negócio, e, de quebra, entrega insights importantíssimos sobre o comportamento deles para a sua empresa.

3. Fluxo de pagamento

Imagine ter um sistema capaz de integrar setores como os de departamento financeiro (tanto os internos quanto os externos) e de logística, fazendo com que o início do processo de entrega e o recebimento do pagamento sejam realizados de maneira quase imediata. Pois graças à automação no comércio eletrônico, isso é possível.

Funciona assim: com a ajuda de um bom sistema de automação, o pagamento, quando confirmado, é identificado ao mesmo tempo pelo setor de vendas (que aprova a transação), de estoque (que separa o produto), de logística (que prepara a entrega) e de saída, gerando a nota fiscal e a baixa no histórico da empresa.

4. Atendimento ao cliente

Com uma ajudinha da Inteligência Artificial e, inclusive, dos bots, hoje já é possível ter um bom sistema de automação que também realize o atendimento dos consumidores.

A lógica é a seguinte: com esse tipo de tecnologia, o e-commerce pode contar com chatbots capazes de resolver as dúvidas mais simples dos usuários, descongestionando o atendimento humano da empresa. No caso de atendentes digitais integrados ao sistema, é possível, por exemplo, resolver questões ligadas ao pagamento e à entrega, buscando imediatamente os dados daquele usuário no sistema da loja.

Agora, se mesmo assim a dúvida persistir, o próprio bot pode encaminhar a questão para um atendente físico, com uma série de informações previamente coletadas, facilitando ainda mais o trabalho.

5. Precificação de produtos

Outro ponto que pode ser aperfeiçoado é a maneira como são definidos os preços no e-commerce.

Graças a ferramentas de precificação dinâmica, é possível verificar os preços praticados pelos concorrentes para determinados produtos, escolher ofertas que também poderiam ser adotadas em sua loja e sugerir um novo preço para eles com base no que está acontecendo no mercado, tudo isso de maneira automática.

6. Rastreamento de pedidos

Quem se preocupa com a qualidade no e-commerce sabe muito bem que a experiência do cliente com a loja não termina na hora em que ele efetua a compra no site. Todo o processo de entrega da mercadoria também pode impactar diretamente no sentimento que ele terá sobre a marca.

Por isso, é tão importante contar com um sistema que automatize e aprimore a área de pós-venda, integrando a plataforma do e-commerce com as de transportadoras parceiras, facilitando o rastreamento de entregas, por exemplo

7. Sistemas de ERP

Por fim, temos a parte da automação que cuida dos sistemas de ERP, ou Enterprise Resource Planning — os Sistemas de Gestão Empresarial, em português.

Esses programas são responsáveis por facilitar o fluxo de informações de uma organização, para melhorar a tomada de decisões dentro da empresa, seja visualizando a percepção da marca no mercado ou analisando o comportamento dos consumidores e os seus hábitos de compra.

Com um sistema de ERP integrado e automatizado junto à plataforma da loja é possível ter uma visão sistêmica do empreendimento, percebendo tendências e evitando falhas que de outra forma poderiam passar despercebidas em meio a diferentes setores de uma empresa.

Como você pôde ver, a automação no e-commerce é algo importantíssimo para melhorar a experiência de um usuário, agilizar os processos do seu negócio e, até mesmo, aumentar a sua competitividade no mercado.

No entanto, para que a integração com essas ferramentas ocorra da melhor forma, é preciso contar com um plataforma de alta performance que permita o funcionamento integrado de todas as soluções.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.