O lançamento de novas tecnologias estimula mudanças no comportamento das pessoas e no modo como elas interagem com a Internet. Cada vez mais os usuários estão em busca de praticidade, e uma nova tendência que promete facilitar as pesquisas online é a busca visual.
Em vez de texto, ela utiliza imagens para sugerir resultados para o internauta. Trata-se de uma tecnologia que ainda está sendo implementada, e poucas empresas disponibilizam essa facilidade para os seus usuários. No entanto, é preciso conhecê-la desde já, a fim de estar pronto para o futuro.
Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar o conceito da busca visual, os benefícios que ela proporciona para o e-commerce, como funciona e de que maneira implementá-la. Continue lendo para saber mais sobre esse assunto.
O que é a busca visual?
No sistema tradicional de buscas na Internet, ou mesmo em uma loja ou shopping virtual, o usuário digita um texto para servir como palavra-chave, a qual os algoritmos empregarão para apresentar os resultados relacionados.
Esse sistema aplica caracteres para fazer uma pesquisa na plataforma, o que é bem diferente da proposta da busca visual. Nesse caso, não é necessário digitar um texto, porque a procura no banco de dados é feita com base em imagens.
O usuário pode utilizar uma imagem do seu dispositivo, seja do celular, seja do desktop, como também pode tirar uma fotografia e, em tempo real, aplicá-la como referência para fazer a pesquisa de outras com aspectos similares.
Essa é uma tecnologia emergente, então, não está totalmente popularizada e sua implementação ainda é custosa. De toda forma, foi criada pensando no futuro, para facilitar ainda mais a interação do usuário com a Internet, redes sociais e lojas virtuais.
Assim, se alguém se interessar por uma camiseta em uma loja, por exemplo, pode tirar uma foto e fazer a comparação de preços na Internet para encontrar a melhor oferta. Além disso, na indisponibilidade de um produto, tem a oportunidade de conferir aqueles parecidos.
Tudo isso visa não só trazer mais praticidade para essas pessoas, como também proporciona novas opções de negócios para quem explora o comércio eletrônico. Afinal, a busca visual coloca em evidência outras alternativas de produto, aumentando as chances de efetuar uma venda, ainda que a pessoa não encontre especificamente o que estava pesquisando.
Quais os benefícios da busca visual para o e-commerce?
Além de trazer vantagens para o usuário, a busca visual oferece diversos benefícios para o e-commerce. Considere que é um recurso a mais para ser explorado pelas lojas virtuais, melhorando a experiência de compra e aumentando a captação de clientes e a satisfação deles. A seguir apresentamos alguns desses benefícios.
Aumenta a visualização de produtos
Conforme explicamos, o sistema de busca com base em imagens fornece ao internauta resultados idênticos e similares à base que ele aplicou para a pesquisa. Com isso, vai encontrar diversas opções além daquela que estava procurando, e isso aumenta a visualização de produtos, inclusive os quais não são campeões de vendas.
Potencializa o retorno do cliente ao site
Como o cliente encontra novos recursos e mais facilidade para buscar produtos, o e-commerce se beneficia, também, com o maior potencial de retorno dele ao site. Isso pela adequação da plataforma a essa tecnologia e pela preferência dada às lojas virtuais que oferecem ferramentas mais práticas.
Eleva a taxa de permanência no site
Quando utilizamos a pesquisa por palavras-chave, limitamos os resultados alcançados. Uma pessoa que procura por uma calça vinho e não encontra o modelo desejado, provavelmente sairá rápido da loja. Mas com a busca visual, o consumidor terá diferentes sugestões de peças iguais ou parecidas, podendo se interessar pelas alternativas.
Aumenta o ticket médio
Ainda com base no último exemplo, é possível ampliar o ticket médio porque o cliente não só conseguirá encontrar outras opções, como ainda terá uma melhor interação com o site. Ele vai permanecer mais tempo conectado e, com a facilidade que tem para realizar pesquisas, buscará novos produtos.
Como funciona a busca visual?
A busca visual funciona com base na Inteligência Artificial, tecnologia que processa um grande volume de dados e permite o aprendizado das máquinas. O programa ou sistema faz comparações entre todas as imagens do banco ao qual tem acesso, baseando-se em pequenos detalhes.
É capaz de comparar as similaridades entre as imagens, como cores, texturas e formatos. Por isso, pode selecionar aquelas que são idênticas e as quais apresentam características muito parecidas com a original.
Como exemplo prático, suponhamos que uma pessoa viu a foto de uma celebridade usando um sapato que ela gostou, mas não tem informações sobre o modelo do calçado. Assim, não há como procurar por meio de palavra-chave.
Entretanto, pela busca visual ela pode utilizar essa imagem e pesquisar um modelo igual na Internet. O mesmo se dá se um desconhecido na rua estiver usando o sapato, pois basta tirar uma foto e fazer a pesquisa em lojas online.
É por isso que o e-commerce pode ser muito beneficiado com a busca visual, já que as pessoas conseguem encontrar aquilo que procuram sem saber exatamente qual termo colocar em suas pesquisas, apenas precisam de uma imagem.
Como essa busca é implementada?
Embora ainda não tenha se popularizado, a busca visual já é utilizada por algumas grandes empresas, como a Google, que oferece essa tecnologia em suas pesquisas e a disponibiliza em ferramentas como Google Photos e Google Lens. Já o AliExpress, pela necessidade de vencer as barreiras dos idiomas, tem na busca visual a solução para não traduzir todas as informações.
Entretanto a implementação de tal tecnologia ainda é desafiadora, uma vez que exige uma estruturação muito grande e investimentos significativos. De toda forma, é uma tendência que está se instalando, então, é importante começar desde já a se preparar para esse futuro.
O primeiro passo é utilizar imagens de alta qualidade para ilustrar os seus produtos no e-commerce e marketplace, além de padronizar o formato e o tamanho das fotos para que elas tenham a preferência dos motores de busca. Mas não deixe de lado o texto, porque também é necessário continuar utilizando palavras-chave para aparecer nos resultados.
Não é preciso fazer grandes investimentos neste momento para implementar a busca visual em seu e-commerce. Porém, é interessante deixar tudo engatilhado para quando essa tecnologia se disseminar completamente. Isso será um grande diferencial para que a sua loja seja mais competitiva e você tenha a preferência do público.