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Para quem quer melhorar a performance de uma loja virtual, o primeiro passo é ficar atento aos principais métodos e estratégias utilizados pelos líderes de mercado. A entrega agendada é um exemplo. Em uma época marcada pela exigência cada vez maior do consumidor, nada melhor do que oferecer diferentes formas de receber uma encomenda.

Essa tática pode ser extremamente válida para quem sofre com problemas na gestão de estoque, por exemplo, oferecendo um controle maior sobre datas e previsões de saídas e chegadas. Além disso, os ganhos na relação com o consumidor são inúmeros e contribuem para que o seu e-commerce consiga se destacar em um mercado tão competitivo.

Que tal, então, se aprofundar no assunto e garantir que você conheça a fundo mais uma opção estratégica para implementar na sua loja online? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre a entrega agendada, quais são as vantagens de oferecê-la e, é claro, como colocá-la em prática!

Qual a importância de inovar nas suas estratégias e soluções?

A competitividade no mercado online é cada vez maior, e, se você ainda não está dando tanta atenção ao seu e-commerce, a hora de implementar novas estratégias e dar um salto é esta. Pelo menos é o que mostra o estudo em parceria entre o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e o Compre & Confie, o índice MCC-ENET.

De acordo com a pesquisa, as vendas no comércio eletrônico brasileiro subiram pouco mais de 68% nos últimos 20 meses — de janeiro de 2018 a agosto de 2019. É fato que as vendas e o faturamento do setor aumentaram, porém, a concorrência também: a quantidade de e-commerces registrou um crescimento de 37,5%, chegando a 930 mil lojas virtuais no Brasil.

Portanto, como competir com tanta gente e, mesmo assim, conseguir se destacar aos olhos dos consumidores? A resposta é simples: inovar com soluções que ofereçam uma experiência ainda melhor para o consumidor. Afinal, de nada adianta o mercado inteiro crescer se o seu negócio ficar para trás, aplicando as mesmas estratégias pouco eficientes.

O caminho é sempre procurar por melhorias, e a entrega agendada vem sendo utilizada cada vez mais no mercado. A hora de propor novas soluções e opções para os seus clientes é agora. Assim permitir que eles escolham uma data e um horário para receber uma encomenda vai diretamente nessa direção na busca por um melhor volume de vendas.

O que é a entrega agendada, como é sua legislação e quais são seus benefícios?

Agora que você já sabe da importância de procurar por estratégias inovadoras que aumentem a sua chance de sucesso no mercado, que tal conhecer a fundo o método de entrega agendada? Separamos alguns dos pontos mais importantes para que você possa avaliar melhor se ele pode ser útil ao seu e-commerce ou não. Confira!

O que é?

Na prática, a entrega agendada consiste em permitir que o consumidor possa definir um dia e um horário para receber a sua encomenda. Ou seja, em vez de prazos “em até 5 dias úteis”, o cliente sabe exatamente quando o produto que ele comprou pela internet vai chegar ao seu destino final, oferecendo uma segurança muito maior para ele.

Dessa forma, a loja virtual se compromete a deixar o produto no endereço escolhido somente naquela data: nem antes, nem depois. Se, pelo ponto de vista do consumidor, a vantagem é a segurança; para o e-commerce, o diferencial é o controle maior sobre toda a operação de armazenamento, separação e entrega dos produtos.

De acordo com informações da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o número de entregas agendadas no Brasil era menor do que 1% em 2013. Os números, porém, aumentaram nos últimos anos, e a tendência é de crescimento. A razão? Os clientes buscam por mais conforto e uma experiência mais satisfatória, exatamente o que essa modalidade oferece.

Qual a legislação que a rege?

Quando falamos em legislação e entrega agendada, as confusões são muitas. Alguns estados têm leis que obrigam todos os e-commerces a informar data e horário (ou turno) em que o produto vai ser entregue. São eles: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em outros estados, porém, o que é válido é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que indica a obrigatoriedade de fornecer, no mínimo, informações sobre a data de envio ou entrega de uma mercadoria. Além do pagamento de multas, a relação entre loja e consumidores pode ser enfraquecida com o não cumprimento da regra.

A realidade, porém, é que muitas empresas ainda não oferecem essa modalidade em seus sites; por isso, investir na implementação das entregas agendadas pode ser um caminho interessante para o seu e-commerce.

Quais as vantagens de oferecer essa opção?

Afinal, por mais que o setor esteja em franco crescimento, as lojas virtuais no Brasil ainda não conseguem atender completamente às exigências dos consumidores. Segundo dados do Reclame Aqui, o número de reclamações referentes ao atraso nas entregas cresceu 34% entre 2017 e 2018. Oferecer a entrega agendada pode ser, portanto, um diferencial.

Além disso, para um e-commerce, as vantagens de implementar essa estratégia são muitas: fideliza clientes — criando uma relação mais próxima e de confiança —, reduz as chances de não encontrar um responsável no endereço, facilita o planejamento e monitoramento das rotas de entrega e, assim, torna o processo mais ágil e eficiente.

Quais são os primeiros passos para implementar essa estratégia?

Para implementar essa estratégia com sucesso dentro do seu e-commerce, o primeiro passo é organizar todo o processo de logística da sua loja. Ou seja, preparar os funcionários e utilizar sistemas que otimizem esse trabalho, evitando erros.

Afinal, a partir do momento que você oferece a opção de entrega agendada, o consumidor espera que você cumpra o que foi prometido. Assim, é essencial que a sua logística torne esse trabalho possível, fazendo um agendamento diário das rotas de entrega, controlando melhor o estoque e, é claro, sempre procurando maneiras de aprimorar o serviço.

A entrega agendada é uma estratégia extremamente válida para quem busca fortalecer a relação com os seus consumidores e investir em um diferencial competitivo para se destacar no mercado. Com a aplicação desse método, a tendência é que os resultados do seu e-commerce melhorem consideravelmente, da fidelização até o faturamento.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.