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Atualmente, o leque de opções de pagamento tem contado muito como fator decisivo para os consumidores de lojas virtuais. Mas a verdade é que disponibilizar tantas alternativas nem sempre se torna viável para o pequeno empresário. É nesse contexto que os intermediadores de pagamento podem ser a solução para fomentar as vendas de um e-commerce.

A popularização do acesso à internet e a grande facilidade de fazer transações online são fatores que influenciam muito no crescimento dos e-commerces. E, sem dúvidas, tornar a experiência cada vez mais favorável para o consumidor é um grande desafio para o lojista.

É por isso que ele precisa usar o intermediador de pagamento, para trazer segurança no momento da compra. Para saber mais sobre essa tecnologia, continue acompanhando e confira. Boa leitura.

O que são intermediadores de pagamento?

Basicamente, são empresas especializadas no processamento de pagamentos online. Ao criar um e-commerce, por exemplo, o vendedor tem a oportunidade de terceirizar tal funcionalidade, integrando-a à sua loja virtual.

O sistema fica responsável por se preocupar com a segurança dos dados dos clientes, por fazer a ponte com as instituições financeiras e assegurar que os valores dos recebimentos sejam devidamente repassados ao vendedor do produto.

Como diferença entre os intermediadores de pagamento e os gateways de pagamento, podemos citar que os gateways precisam adicionar os convênios bancários do vendedor para que sejam feitas as transações financeiras, enquanto os primeiros oferecem os convênios já integrados.

Para que você compreenda melhor o que são esses gateways, basta compará-los com as máquinas de cartão de crédito. Afinal, eles são responsáveis por armazenar dados do cartão, encaminhando para a validação e uma posterior aprovação da transação.

Quais vantagens um intermediador de pagamento oferece?

Investir em intermediadores de pagamento pode trazer inúmeras vantagens para seu e-commerce. Confira algumas a seguir.

Diversidade nas formas de pagamento

No e-commerce é fundamental oferecer várias formas de pagamento para atrair mais clientes. Logo, se você oferece apenas uma ou duas, certamente, poderá enfrentar dificuldades em fechar vendas.

Por isso, o intermediador é uma excelente solução para quem tem pouco poder de negociação com adquirentes e com bancos, pois oferece uma variedade de possibilidades para os consumidores.

Implementação

A integração entre e-commerce e intermediadores de pagamento é muito simples, pois algumas plataformas oferecem essa conexão de maneira facilitada e, em alguns casos, nativa.

Dessa maneira, você pode começar a fazer uso dos serviços de pagamento pouco tempo após a sua implementação, o que faz as suas vendas aumentarem de forma muito rápida.

Proteção contra fraudes

O risco de fraudes, principalmente com cartões de crédito, ainda é bem alto na internet. Afinal, existem hackers bem atentos a qualquer deslize por parte da loja virtual e por parte do comprador com relação à proteção de dados.

Mas como o intermediador de pagamento investe muito na segurança de dados, seu e-commerce não armazena nenhuma informação bancária dos consumidores. Sendo assim, acontecendo algum problema, quem assume o risco é o intermediador e não o lojista.

Prazo

Um dos grandes atrativos das lojas virtuais para os clientes se refere às vendas a prazo. No entanto, oferecer esse tipo de atendimento sem o auxílio de uma plataforma de pagamentos se torna inviável para o pequeno empreendedor.

Com um intermediador de pagamento, é possível disponibilizar essa opção, agregando mais valor com a variedade de bandeiras de cartões de crédito que aceitam o parcelamento.

Antecipação

No e-commerce é preciso estar atento às tendências de mercado para que as oportunidades sejam aproveitadas, a fim de gerar cada vez mais vendas. Mas o problema é que nem sempre o dinheiro está em caixa.

Nesse caso, ao contar com o suporte de um intermediador de pagamentos, torna-se possível fazer o adiantamento de recebíveis a qualquer momento, com a garantia de que o dinheiro estará liberado quando você mais precisar de recursos.

Quais são os principais tipos de intermediadores de pagamento?

Há vários intermediadores de pagamento na internet com vantagens e taxas bem distintas. Por esse motivo, conhecer as ferramentas é indispensável para poder avaliar qual a melhor opção para a sua empresa.

Confira algumas das alternativas mais usadas para que você possa conhecê-las e fazer a sua escolha.

PayPal

É um sistema internacional que foi pioneiro no mercado. Atua também no Brasil há alguns anos. É bem simples em sua forma de operação e não permite o parcelamento via cartão de crédito. Além disso, exige um cartão internacional dos consumidores.

É um intermediador muito confiável, uma vez que pertence ao eBay, que é uma das maiores corporações do comércio virtual internacional.

PagSeguro

PagSeguro é o antigo BrPay. Um sistema que surgiu como uma alternativa ao PayPal no Brasil. Antes mesmo desse sistema abrir os seus serviços no país, a UOL adquiriu uma das maiores organizações relacionadas à internet do Brasil, fazendo com que o sistema ganhasse bastante fôlego.

O PagSeguro permite receber pagamentos a partir de boletos e cartões em até 15 vezes, possibilitando ao comerciante o recebimento do valor integral.

Um sistema que assegura ao consumidor uma compra segura, um diferencial, portanto, para que a loja virtual ganhe credibilidade, embora faça com que o recebimento do seu dinheiro demore um pouco mais.

Yapay

A Yapay, certamente, é uma opção bastante interessante para o seu negócio por também oferecer o serviço de gateway de pagamento. Um intermediador com oito anos de mercado e que ostenta a média de aprovação de vendas de 98%. Além disso, tem proteção total contra chargeback, além de contar com anti-fraudes.

Com esse intermediador, você vai ter apoio de uma equipe de risco, especialmente aos finais de semana, garantindo maior conversão, maior segurança e agilidade das suas operações. Esses são alguns dos motivos que tornam a Yapay uma excelente solução para receber pagamentos online.

Um intermediador é normalmente uma opção bastante prática e segura, principalmente para micro, pequenos e médios empreendedores, uma vez que não é preciso convênios próprios com as instituições financeiras. No entanto, para operações mais robustas, é possível que o gateway de pagamentos ofereça mais flexibilidade e benefícios, ao permitir negociações diretas com os bancos.

É fato que intermediadores de pagamento oferecem uma série de benefícios à empresa que o contrata. Na hora de decidir sobre qual sistema adotar em seu empreendimento, é importante avaliar quais as opções disponíveis para tomar a decisão mais acertada.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.