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A tecnologia facilitou a vida de diversas maneiras. O que era impensável há algumas décadas, hoje é algo comum: fazer compras sem sair de casa, realizar pagamentos e transferências pela internet, monitorar suas transações financeiras pelo celular, etc. Porém, esses benefícios escondem um risco: a fraude de cartão de crédito.

Ao mesmo tempo que esses adventos facilitaram o dia a dia, eles também ofereceram novas possibilidades de roubos e esquemas fraudulentos. Da clonagem de cartão até compras indevidas, é preciso ficar atento para não passar por esse tipo de situação e saber como proteger os clientes do seu e-commerce.

Conheça os principais métodos de fraude de cartão de crédito e algumas dicas sobre como evitá-los.


Furto de conta

Nesse esquema, o criminoso furta a informação da conta de cartão de crédito da vítima para conseguir acesso irrestrito à conta, seja por violação de dados ou malware no computador da vítima que captura seus movimentos no teclado ou registra sua atividade digital.

Phishing

O clássico jogo de engano une-se à alta tecnologia, onde o fraudador mente para uma vítima por mensagem de texto, e-mail ou celular, normalmente passando-se por uma figura de autoridade para conseguir as informações pessoais de identificação da vítima.

Skimming

Nesse método comum que utiliza caixas eletrônicos e outros leitores de cartão em pontos de venda, o criminoso esconde um dispositivo na máquina para copiar os dados de cartões inseridos.

Fraude de Requerimento

Tão simples, mas frustrantemente efetivo, esse esquema envolve o uso de um requerimento de conta falso ou furtado para abrir uma conta e conseguir um cartão de crédito em nome de outra pessoa.

Clonagem Virtual

Esse esquema de fraude introdutório consiste no teste de informações de cartões de créditos furtados, por meio de pequenas encomendas virtuais, para verificar que o número do cartão é válido. Uma vez que uma encomenda pequena é aceita, bingo! O fraudador sabe que a informação funciona e rapidamente começa a cometer fraudes maiores.

Autofraude

Um cliente que faz uma compra legítima, mas, de modo fraudulento, diz que o produto foi perdido ou houve um problema com a encomenda. O consumidor acaba ficando com a mercadoria que “nunca chegou” e o comerciante tem de lidar com o prejuízo e o trabalho do estorno.

Sinais vermelhos que podem indicar fraude

Uma das melhores maneiras de enfrentar a fraude de cartão de crédito é ficando atento a esses esquemas comuns. Com sorte, a maioria vem com sinais vermelhos consistentes que podem te ajudar a desvendar e interromper uma transação potencialmente fraudulenta antes que o dano seja feito.

Endereços diferentes de cobrança e entrega

Existem muitas razões legítimas pelas quais um consumidor pode escolher que seu pedido seja entregue em um endereço diferente do usado na cobrança. Mas, usar o endereço do consumidor legítimo como endereço de cobrança e pedir que a encomenda seja entregue em outro endereço é um modo fácil para o criminoso fazer a encomenda e receber o produto antes que o dono do cartão perceba o furto.

Exija números de telefone para ambos os endereços, ligando para ambos no caso de alguma suspeita, inclusive endereços não residenciais.

Assim como diferentes endereços de cobrança e entrega, a maior parte dos pedidos feitos para entrega em hotéis, escritórios e caixas postais são provavelmente legítimas. Mas, também é quase impossível saber quem está recebendo essa encomenda, tornando esse cenário mais comum para fraudes.

A única coisa a ser feita a não ser proibir este tipo de pedido (algo que não recomendamos) é analisar essas transações com cuidado adicional.

Transações atípicas

Fraudadores contam com o fato que você é ocupado demais para avaliar todas as transações e que você pode não ter seus filtros antifraude adaptados para as táticas que eles empregam. Isso tem um bom motivo. Por isso, se você não tomar cuidado, alguns dos esquemas fraudulentos mais populares podem facilmente passar despercebidos, como:

  • Encomendas estranhamente grandes, normalmente com a opção de frete rápido selecionada;
  • Diversos pedidos destinados ao mesmo endereço, mas com diferentes cartões de crédito usados em cada uma;
  • Muitos pedidos com endereços de entrega diferentes, mas feitas pelo mesmo endereço de IP;
  • Várias transações feitas com números de cartão de crédito com pouca variação.

Como os outros sinais vermelhos listados aqui, qualquer uma das situações acima pode ser legítima, então a melhor opção é examinar esses casos com mais cuidado para verificar se é ou não uma fraude.

Novo encaminhamento de pacote

Criminosos enfrentam diversos desafios quando tentam usar dados de cartões de crédito roubados. Primeiramente, precisam que a transação seja aprovada. A partir disso, precisam receber a mercadoria antes que o dono do cartão perceba o que aconteceu.

Por isso, uma tática comum de superar ambos esses problemas é encomendar o produto para o endereço do dono do cartão (o que ajuda na velocidade de aprovação da transação), e depois ligar para o serviço ao consumidor para pedir uma mudança no endereço de entrega (que passa através da política normal de detecção de fraude, deixando que o criminoso consiga a mercadoria em qualquer lugar).

Uma dica é assegurar-se que existe um processo disponível onde o consumidor pode interromper qualquer encomenda onde os planos de entrega foram mudados ou pacotes foram reencaminhados.

Mais dicas para evitar a fraude de cartão de crédito

Além de ficar de olho nos sinais vermelhos listados acima, existem outras medidas que você pode tomar para fortalecer seus esforços de prevenção à fraude de cartão de crédito:

  • Mantenha um registro de tentativas de fraude, estornos e clientes problemáticos;
  • Divida informações com redes de comerciantes para que você crie um banco de dados maior que pode ajudar na identificação de tendências fraudulentas.

Manter-se alerta sobre os diversos métodos de fraude de cartão de crédito e os sinais vermelhos para abusos em potencial pode ajudar a proteger sua pequena empresa, mas todo esse processo se torna demais para fazer sem ajuda especializada.

Por isso, sinta-se à vontade para conversar com alguém da nossa equipe de Gerentes Comerciais ou vir aqui tomar um café conosco e saber mais sobre como a ClearSale pode te ajudar com esses problemas! Nos ligue no telefone  0800 727 5221 ou envie um e-mail para parcerias@clear.sale.

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A ClearSale é empresa líder em soluções antifraude para e-commerce com 17 anos de experiência, responsável por proteger 85% das transações do comércio eletrônico online brasileiro. De cada 100 CPFs que entram no sistema, o modelo estatístico conhece o comportamento de compra de 96. Tudo isso graças ao uso de tecnologia de ponta para análise comportamental do usuário.