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Empresas devem manter-se conectadas ao seu cliente onde quer que seja. Por isso, a adoção do WhatsApp Enterprise tem se tornado uma alternativa para muitos lojistas que buscam um fluxo de atendimento multicanal. Com essa solução, é possível disponibilizar os serviços de atendimento da empresa exatamente no local em que cada cliente se encontra.

Ou seja, apoiado no WhatsApp Enterprise, a empresa consegue manter a sua marca mais disponível para tirar dúvidas dos consumidores. Além disso, reforça o poder da marca de gerar vendas com um atendimento de maior qualidade e flexibilidade.

Para ajudar você a compreender por qual motivo investir no WhatsApp Enterprise pode ser uma boa ideia, preparamos este artigo. Continue a leitura e veja o poder que essa solução pode ter para o seu negócio!


O que é o WhatsApp Enterprise?

Plataforma de atendimento fornecida pelo WhatsApp, o WhatsApp Enterprise pode ser composto a outros sistemas da empresa, tendo sido desenvolvido para automatizar rotinas de atendimento e, com isso, reduzir prazos ou custos.

Projetado com foco em empresas de médio e grande porte, ele tem funcionalidades que podem integrar o software a chatbots e até mesmo sistemas de atendimento.

Ainda, o WhatsApp Enterprise foi criado para atender às necessidades de um público cada vez maior. Hoje, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 72% dos negócios de pequeno e médio porte nacionais utilizam o app para se comunicar com consumidores. Nesse contexto, uma plataforma que facilita as rotinas virou algo fundamental.

Como o WhatsApp Enterprise se diferencia do WhatsApp Enterprise for Business e do aplicativo para usuários comuns?

Para entender melhor o potencial que o WhatsApp pode ter para a sua empresa, é fundamental identificar como as versões disponibilizadas pelo Facebook se diferenciam entre si. Então, a sua companhia conseguirá fazer uma escolha mais robusta. Ao mesmo tempo, o potencial do WhatsApp como solução de negócios poderá ser mais bem aproveitado.

O WhatsApp Enterprise é uma versão destinada a empresas de grande e médio porte. O seu maior diferencial está na API de comunicação. Ela facilita a integração do software com sistemas internos e, assim, a ampliação dos casos em que ele pode ser utilizado.

Já o WhatsApp Business é uma solução gratuita que pode ser baixada em qualquer telefone com sistemas Android ou iOS. O seu desenvolvimento teve como foco negócios de pequeno porte. Todas as interações são feitas exclusivamente pela web ou pelo próprio smartphone.

O WhatsApp Business conta com algumas soluções para automatizar e tornar o fluxo de trabalho do usuário mais ágil, mas, por ser um sistema mais simples, elas são restritas ao app. Em outras palavras, as funcionalidades são limitadas, quando comparadas às do WhatsApp Enterprise.

Já o WhatsApp para usuários comuns não contém nenhum tipo de recurso disponível para usuários administrativos. Tanto as ferramentas de integração quanto as de automação não estão disponíveis. Por isso, empresas que optam por esse tipo de sistema como mecanismo de comunicação acabam com uma rotina mais limitada.

Como utilizar o WhatsApp Enterprise?

O WhatsApp Enterprise pode ser integrado ao dia a dia do negócio por meio das suas APIs. Isso dá uma grande flexibilidade para os profissionais. Afinal, haverá um padrão único para estabelecer a comunicação e criar soluções personalizadas.

Um dos usos que podem ser feitos é com o apoio de um CRM. Ao integrar o WhatsApp Enterprise a esse tipo de sistema, os dados de atendimento a clientes ficarão centralizados, o que gera um grande ganho de performance para a equipe.

Se o atendimento começar no WhatsApp Enterprise, por exemplo, ele poderá ser migrado para outros canais facilmente. Afinal de contas, o atendente terá todos os registros em um único local. Assim, a mudança de ambiente não se traduzirá em queda da qualidade do suporte.

A integração com chatbots também é um ótimo ganho que se pode ter com o WhatsApp Enterprise, pois reduz os custos de atendimento, aumenta a escalabilidade do suporte e minimiza erros.

Afinal, haverá uma ferramenta dedicada a lidar com demandas simples. Isso evita que o time se ocupe com problemas como trocas de senhas e status de compras. Ou seja, a equipe ficará focada apenas em demandas complexas e que exigem mais cuidado.

Por que utilizar o WhatsApp Enterprise?

A comunicação com clientes é uma das melhores formas de fidelizá-los após realizar a compra. No processo de pós-vendas, um suporte alinhado com as demandas do consumidor o deixará mais satisfeito. Isso facilita a busca por novas oportunidades de vendas a médio e longo prazo.

Mas a boa comunicação também auxilia na geração de vendas quando o cliente entra em contato com a marca. Os canais digitais de contato podem ser utilizados como mecanismos de vendas. Dessa maneira, a companhia terá mais flexibilidade para vender as suas soluções para o consumidor.

Portanto, nesse contexto, o WhatsApp Enterprise surge como uma ótima alternativa para a empresa formular uma estratégia de comunicação alinhada com as demandas do seu público-alvo. Ela será moderna, flexível e com baixo custo operacional. Além disso, poderá integrar às soluções internas, maximizando o retorno sobre o investimento e gerando benefícios como:

  • maior número de dados para formular campanhas de marketing e reformular processos de suporte;
  • mais integração entre os canais de apoio ao consumidor;
  • mais agilidade para solucionar demandas e tirar dúvidas do cliente;
  • criação de um fluxo de atendimento com maior nível de automação;
  • redução da carga de trabalho do time de suporte;
  • aumento da qualidade geral do atendimento;
  • menor custo operacional;
  • menor taxa de erros no suporte a demandas;
  • mais disponibilidade da marca.

Todos esses benefícios contribuem para tornar a empresa mais competitiva. A marca será valorizada como uma que entende as demandas de consumidores e consegue se comunicar com eles em qualquer ambiente. Assim, ela poderá se manter à frente de concorrentes e gerar vendas sempre com um baixo custo.

Garanta que o WhatsApp Enterprise se torne um ativo operacional poderoso para a sua empresa. Desse modo, a companhia poderá maximizar a sua competitividade em todos os meios.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.