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O comércio online é um ambiente cada vez mais competitivo, que inclusive atraiu muitos empreendedores durante o ano de 2020. Em setores com disputas tão apertadas, a loja virtual de sucesso é aquela que consegue aliar uma experiência de compra incrível com uma maior eficiência de processos e controle na parte operacional e administrativa.

Estamos falando da otimização de e-commerce, práticas e soluções que tornam o negócio mais simples de gerir, mais atraente ao público e, por consequência, mais lucrativo.

Quer saber como fazer isso na sua loja? Com a ajuda do especialista Rafael Augusto Carlos, Gerente de Atendimento da Tray, vamos apresentar 9 passos para alcançar esse ponto de maturidade no varejo online. Confira!

1. Garanta o apoio tecnológico necessário

A primeira dica do nosso especialista para otimizar o e-commerce é começar pela busca por um bom apoio tecnológico, já que softwares e sistemas criados para esse gerenciamento estão diretamente ligados aos próximos passos.

“A plataforma de e-commerce é um HUB que vai auxiliar na gestão geral das suas vendas online”, afirma Rafael. “Dessa forma, além de fornecer soluções de venda, também pode lhe fornecer auxílio gerencial. Ou seja, funcionalidades, relatórios, benefícios, parcerias, que auxiliem na ‘tomada de decisões'”.

2. Treine sua equipe

Ter uma solução especializada de gestão de e-commerce não é suficiente para trazer toda a otimização que você espera. Afinal, uma ferramenta é tão eficiente quanto o preparo de quem a utiliza.

Se você comanda sua loja hoje como MEI, busque cursos de capacitação e aproveite as conversas com especialistas para melhorar seu domínio da plataforma implantada. Se tem equipe, invista nela o mesmo tanto que você investe no seu sucesso.

3. Melhore a organização de recursos

Um dos focos dessa tomada de decisões está sempre na forma como empreendedores de e-commerce organizam seus recursos: fluxo de caixa, compras de produtos, expectativas do público-alvo, previsão de investimentos para o futuro. É daí que surge um plano financeiro completo.

“É importante traçar um planejamento, ou seja, criar um plano de ação de como você aplicará todas as funcionalidades e recursos, com deadline focados em aplicação e acompanhamento”.

4. Planeje bem a sua logística

A logística é parte fundamental de um e-commerce de sucesso. Através dela, você não apenas racionaliza custos e dá previsibilidade aos processos de compra e controle de estoque, como pode também encantar o cliente com a preparação rápida de pedidos e automação da notificação de passos de entrega.

Uma dica de nossos especialistas é criar um planejamento especial para clientes que moram próximos ao estoque da sua loja virtual. Entrega via motoboy, retirada em loja, retirada em uma empresa parceira ou em um locker (ótima pedida em época de pandemia) são exemplos para otimizar e fidelizar pessoas na sua cidade.

5. Racionalize os processos de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente, seja pré ou pós-venda, é um dos fatores principais para o seu sucesso. Quando tocamos no assunto, muitas pessoas empreendedoras pensam que basta a disposição em resolver problemas e a boa vontade com seu público.

Mas isso não é suficiente quando o negócio cresce e, junto dele, a demanda por contato direto e resolução de problemas. Você precisa de um sistema e de preparo para automatizar, organizar e solucionar esses chamados.

“Se seu serviço de atendimento ao cliente (SAC) demonstrar sinais de ineficiência, é hora de profissionalizar ou melhorar suas soluções”, afirma Rafael, que também aponta para essa importante etapa do seu trabalho: todo cliente que aciona o pós-venda está a um passo de ser fidelizado ou “perdido”.

Para ele, a racionalização do atendimento passa por estes dois passos:

  1. como atender ao volume, ou seja, invista em software de CRM, e profissionalização do software;
  2. entender quais problemas estão ocorrendo em sua operação para tentar minimizar tais questões.

6. Acompanhe indicadores de performance

A necessidade de entender e corrigir problemas, tanto no atendimento quanto na gestão financeira, leva ao nosso 6° ponto: como fazer isso?

Os indicadores de performance, ou KPI, são a resposta. São dados sobre a operação e as vendas que, quando contextualizados ao longo do tempo, demonstram uma evolução positiva ou negativa de determinado fator de sucesso.

É mais uma vez questão de planejamento aliado à tecnologia. “Conte com o que a internet tem a lhe oferecer, busque por certificações em produtos das plataformas mais famosas do mercado, geralmente gratuitos, como Google Analytics”.

Se você não entender tanto desse lado da gestão de e-commerce, busque ajuda especializada para configurar o monitoramento de KPIs fundamentais, como:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • taxa de conversão;
  • taxa de abandonos de carrinho;
  • taxa de fidelização;
  • dados de navegação na loja, como tempo de visita, número de páginas visitadas e fonte de tráfego, entre outros.

7. Foque em um nicho

Com tanta competição no ambiente de varejo online, negócios apostando em nichos estão fazendo muito sucesso. É a tática de focar em pequenos públicos mais engajados em vez de grandes públicos que podem dar pequenos retornos em identificação e fidelização.

Com a definição desse nicho, você pode customizar a loja virtual para alinhar com a linguagem e as expectativas dessa buyer persona específica.

8. Invista em Marketing Digital

Com esse foco definido, é hora de investir em Marketing Digital. A vantagem do uso de redes sociais, Marketing de Conteúdo, SEO e outras estratégias é o retorno muito maior em tráfego do que o investimento em mídias tradicionais.

O importante aqui é conhecer muito bem o seu público e planejar sua estratégia para fazê-lo prestar atenção na sua marca e interagir com ela.

9. Conte com parcerias e soluções especializadas

A otimização do e-commerce é um trabalho multidisciplinar e amplo, feito para quem empreende com paixão e tem objetivos bem definidos para seu negócio. 

Passa por analisar questões macro de economia, como o caso da pandemia, e sua consequência em ações micro, os pequenos ajustes feitos na rotina da loja virtual para que ela atenda melhor e lucre mais.

É um trabalho grande, que envolve práticas de resultado a curto prazo, mas também influência no sucesso a médio e longo. Por isso é tão importante contar com profissionais e parcerias que pavimentem um caminho mais seguro para a evolução da empresa.

“O principal objeto é o de se reinventar constantemente. Entender que o e-commerce não é algo ‘definitivo’. A cada dia, novas parcerias e novas soluções têm que ser encontradas, a fim de minimizar custos, maximizar lucros e economizar o seu bem mais precioso, o tempo”.

E a Tray Corp é um exemplo disso: contamos com um time de especialistas em e-commerce, oferecendo não só uma plataforma, mas também toda uma curadoria em negócios.

Para quem busca otimização do e-commerce, é uma ajuda essencial para criar as fundações do seu futuro. Com suporte tecnológico e inteligência, uma loja virtual tem o que precisa para inovar, crescer e se transformar.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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