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Você já perguntou à Siri qual o posto de gasolina mais próximo? Ou então onde havia lanchonetes próximas à sua localização? Se a resposta é sim, você faz parte do crescente grupo de usuários da pesquisa por voz.

Essa ferramenta é basicamente isso: utilizar comandos de voz, ou seja, a fala, para realizar pesquisas na internet. Pode parecer que é basicamente a mesma coisa que digitar, mas, na verdade, essa simples alteração é um dos fatores que podem mudar a forma como os sites serão planejados nos próximos anos.

A seguir, reunimos dados sobre o crescimento e a importância da pesquisa por voz e as alterações que ela deve promover para o e-commerce e o SEO. Confira!

A pesquisa por voz cresce exponencialmente

Segundo uma pesquisa do Google divulgada em 2016, 20% das pesquisas no aplicativo do Google e em dispositivos Android são pesquisas por voz.

Ao mesmo tempo, a adesão à pesquisa por voz é crescente: 60% dos entrevistados começaram a utilizar a tecnologia nos seis meses anteriores ao estudo.

Estatísticas reunidas pelo Hubspot também apontam para uma adesão cada vez maior à tecnologia:

  • 19% das pessoas usam a Siri pelo menos uma vez ao dia;
  • 37% usam a Siri, 23% usam a Cortana, da Microsoft, e 19% usam o Alexa, da Amazon, pelo menos uma vez por mês;
  • 41% dos entrevistados começaram a usar a pesquisa por voz nos últimos seis meses;
  • 43% dos usuários de pesquisa por voz a utilizam porque é mais rápido do que acessar um site ou usar um aplicativo;
  • 21% dos usuários de pesquisa por voz não gostam de digitar no celular.

Os números são impressionantes, principalmente considerando que muitas pessoas ainda afirmam que assistentes virtuais, como a Siri, não compreendem os seus comandos.

Uma pesquisa da Stone Temple Consulting, de 2018, constatou que cerca de 50% dos entrevistados afirmaram que as assistentes virtuais compreendem eles bem ou muito bem. Para a outra metade, a compreensão é razoável ou ruim. Mas a tendência é de que o número de pessoas satisfeitas com esse tipo de recurso aumento, com os investimentos crescentes nesse tipo de ferramenta.

Ao mesmo tempo, a pesquisa constatou uma disposição cada vez maior dos usuários de utilizarem a pesquisa por voz não apenas quando estão a sós, mas também na presença de amigos, no transporte público e, até mesmo, em restaurantes ou no escritório, junto com colegas de trabalho.

Ou seja, com a evolução dos assistentes virtuais e um melhor funcionamento da aplicação, há espaço para um grande crescimento do uso dessa tecnologia por parte dos usuários.

Nesse sentido, vale o ditado: quem chega primeiro, bebe água limpa. Essa não é só uma tendência para o futuro, mas algo que já traz resultados no presente. Dessa forma, as lojas virtuais que começarem a se adequar a essa nova realidade o quanto antes, saírão na frente para atender aos novos comportamentos dos consumidores nas compras na web.

A pesquisa por voz impacta o e-commerce

Se o seu negócio virtual não acompanhar as tendências digitais, você pode deixar de fazer muitas vendas. O comércio tende a adotar um tom de conversação no futuro, especialmente se o público-alvo se enquadra nas categorias Millennials ou na Geração Z.

No curto prazo, a pesquisa por voz tornará muito fácil comprar itens essenciais online. Em vez de ir ao mercado, você poderá autorizar um aplicativo a fazer a compra.

Imagine que você está com pouco café em casa. Talvez você nem tenha percebido isso, mas a sua máquina de café, ligada a um assistente virtual, constata que o café está acabando. O aplicativo se oferece para adicionar o produto à sua lista de compras virtual e, posteriormente, faz a aquisição.

É aqui que a pesquisa por voz pode realmente melhorar o atendimento ao cliente, simplesmente por estar conectada a alguns de seus dispositivos.

Imagine, além disso, que você tem um voucher, em seu e-mail, para determinado tipo de café. O assistente pode sugerir, então, experimentar um novo tipo de café baseado nas suas compras anteriores e na possibilidade de utilizar o cupom de desconto.

Usando dados coletados por esses recursos, profissionais de marketing terão mais informações sobre como os clientes vivem e consomem e poderão aproveitar momentos estratégicos para sugerir compras e produtos.

O próximo passo será que, a partir da coleta de dados, assistentes virtuais sejam capazes de sugerir, por exemplo, receitas que o usuário pode fazer com o que tem na geladeira, roupas que ele pode gostar e, até mesmo, cortes de cabelo que ficariam bem para o seu formato de rosto.

Ao acompanhar essa tendência, você permite que o seu e-commerce seja encontrado em buscas por voz e responda à necessidade dos usuários por meio de vendas.

Como adaptar o seu e-commerce à pesquisa por voz

Como os sites de busca vão funcionar diante dessa alteração? De um modo mais sofisticado do que no passado. Com a introdução do Hummingbird no algoritmo do Google, o contexto semântico entrou em atuação no sistema de busca. Ele envolve o significado de cada palavra usada na pesquisa e como ela se relaciona com as palavras ao seu redor.

As consequências dessa tecnologia têm profundas implicações para sistemas de busca e marketing de conteúdo. As táticas de marketing precisarão se tornar mais naturais e intuitivas, incorporando a maneira como falamos.

De acordo com uma pesquisa da Comscore, até 2020, mais da metade de todas as consultas serão feitas por pesquisa por voz. Por isso, é importante que a sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization, ou em português, otimização para mecanismos de busca) seja feita de forma a se adequar a essa nova tendência.

Confira algumas dicas de como fazer isso na prática:

1. Entenda seu consumidor

Antes de qualquer modificação na estrutura do seu site ou ação de SEO, é preciso dedicar tempo para entender os hábitos e comportamentos do seu consumidor. Essa já é uma etapa essencial na estruturação de qualquer e-commerce, mas que ganha ainda mais importância com os avanços da tecnologia.

Hoje, é possível comparar preços e tomar decisões de compra por meio de simples comandos de voz. Essa mudança demanda que as organizações tenham uma compreensão clara de como seus clientes pensam e se sentem, antecipando necessidades e tornando a experiência ainda mais fácil e descomplicada.

Essa atenção vai desde o registro de preferências em compras anteriores até fazer recomendações baseadas no histórico de pedidos e no perfil do consumidor.

As possibilidades oferecidas pelos assistentes virtuais estão só no começo e é preciso estar preparado para as oportunidades de personalização futuras.

2. Otimize seu conteúdo para responder às perguntas

É comum que durante a busca por texto sejam digitados termos de maneira mecânica e sem organização sintática, como: “loja sapatos femininos”. No caso da pesquisa por voz, esse hábito normalmente é diferente. As pessoas costumam adotar um tom conversacional ao usar esse tipo de ferramenta.

Dessa forma, um usuário que estivesse fazendo a mesma busca do exemplo anterior optaria por algo como: “onde posso encontrar sapatilhas baratas?” ou “qual é a melhor loja de botas online?”.

Por isso, ao formatar o seu site, é preciso construir o conteúdo de modo que responda a essas questões, seja em posts no blog, na descrição de produtos ou na página de perguntas mais frequentes (FAQ). Fazer isso aumentará as chances de que o seu e-commerce apareça na página de resultados para essa modalidade de pesquisa.

Para isso, vale a pena ter em mente as palavras mais usadas na hora de se fazer uma busca desse tipo: o quê, quando, como, onde, que tipo, melhor, mais barato, mais rápido, etc.

3. Use palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave long tail (do inglês, cauda longa) são excelentes para atrair tráfego qualificado para seu e-commerce. A boa notícia é que o mesmo é válido quando o assunto é a pesquisa por voz.

Adotando o tom conversacional típico dessa ferramenta, as pessoas costumam buscar por itens de forma específica ao usar essa modalidade. Por isso, ao invés de pesquisar “comprar tênis”, normalmente os consumidores buscam “qual é o melhor tênis de corrida para iniciantes?”.

Estruturar o conteúdo do seu site de forma a responder às perguntas e utilizando palavras-chave de cauda longa é uma excelente maneira de adaptar às buscas de voz.

4. Prefira a linguagem natural

Já se foi o tempo em que o uso de palavras-chave era feito de maneira mecânica e excessiva, buscando burlar os robôs responsáveis pelas classificações de conteúdos nos resultados dos motores de buscas.

A introdução do Hummingbird do Google foi um dos fatores determinantes para essa mudança e as pesquisas por voz seguem essa tendência. Quando as pessoas utilizam esse recurso, elas fazem perguntas reais, na maneira como elas as fariam no dia a dia.

Por isso, se você quer adequar seu e-commerce à essa modalidade — e às boas práticas de SEO, de uma maneira geral — prefira o uso de uma linguagem natural e de fácil compreensão. Não otimize as informações do seu site para robôs, mas para consumidores reais. Afinal, são eles o verdadeiro foco do seu negócio e os verdadeiros responsáveis pela decisão de compras.

5. Mire no Featured Snippet

Você provavelmente já sabe sobre a importância de se conquistar as melhores posições na página de SERP (Search Engine Results Page) do Google. Para se ter uma ideia da dimensão disso, estudos estimam que o site que ocupa a primeira posição na página de resultados receba 33% do tráfego, enquanto o da segunda, 18%.

Porém, nas buscas por voz, essa disputa pelo primeiro lugar é ainda mais importante. Isso porque normalmente é ele quem compõe o Featured Snippet, que é uma caixa exibida como resultado para uma pesquisa acima de qualquer outro elemento, muitas vezes com mais destaque do que até mesmo os anúncios. Por isso, os sites que ocupam esse espaço são considerados como ocupantes da posição “zero” da SERP.

Eles podem estar localizados no topo ou na lateral direita da página de resultados, dependendo do termo buscado e do tipo de dispositivo utilizado. É o que aparece quando você pesquisa o tempo de duração de um filme, por exemplo.

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Normalmente, é o site ocupante do featured snippet que é entregue como resultado pelo assistente de voz do dispositivo usado. Por isso, buscar esse destaque é ainda mais importante nessa modalidade e pode trazer tráfego mais qualificado para seu e-commerce.

Para, isso, é fundamental que o conteúdo presente na sua loja virtual esteja estruturado para responder a essas perguntas, como aquele presente na descrição dos produtos. Além disso, investir na produção de artigos que busquem atender a essas questões também é uma excelente forma de adequar seu site à essa estratégia.

Afinal de contas, estima-se que 40% dos millennials (nascidos entre 1979 e 1995) utilizem assistentes virtuais inteligentes, como Alexa, da Amazon, Siri, da Apple, e Google Assistant, para fazer suas pesquisas na hora de adquirir um produto.

É por tudo isso que é essencial levar em conta a pesquisa por voz para planejar e executar a estrutura do seu e-commerce.

*Artigo publicado originalmente em abril de 2018 e atualizado em julho de 2018.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.