Montar um Pet Shop online é uma forma de explorar um lucrativo mercado que cresce a cada ano. Muito mais do que consumidores, esse nicho é formado por verdadeiros fãs, pessoas que se preocupam muito com o bem-estar de seus bichos de estimação e estão dispostas a pagar mais por qualidade e uma experiência superior.
De acordo com um estudo promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), esse segmento movimentou um total de R$ 20,3 bilhões em 2018, divididos principalmente em alimentação (73,9%), medicamentos e consultas veterinárias (17,7%) e produtos para higiene e cuidado geral (8,4%).
No mercado online, o nicho pet segue uma tendência semelhante de crescimento. Segundo uma análise histórica a partir da base de mais de 800 clientes da Tray Corp, o faturamento médio mensal de e-commerces desse segmento é de R$ 238 mil e o ticket médio R$ 253.
Considerando a exigência de um público que trata seus animais de estimação como verdadeiros membros da família, é preciso investir em um atendimento de qualidade superior e na personalização ao longo de toda a experiência. Para isso, a escolha da plataforma de e-commerce deve ser acertada para criar o ambiente capaz de atender a essas expectativas. Entre os principais pontos que devem ser levados em consideração nessa escolha, estão os abaixo.
Cases do setor
A existência de outros nomes do mesmo setor que tiveram cases bem-sucedidos com o sistema escolhido dão uma garantia a mais de que é possível obter resultados satisfatórios com essa solução. Além disso, essa experiência faz a diferença na hora de customizações necessárias para esse mercado
Recorrência de compra
A recorrência de compra apresenta diversas possibilidades para qualquer e-commerce, sendo um diferencial a mais em um mercado de consumo periódicos de produtos. Com esse recurso, você pode oferecer ao seu cliente a opção de receber mensalmente em casa a quantidade de ração adequada para seus cachorros ou então de areia higiênica para seus gatos.
Outra oportunidade está também em montar um clube de assinatura, em que o dono recebe todos os meses snacks, brinquedinhos e outros produtos para seus grandes amigos.
Funções adicionais
Outras funções adicionais também podem trazer importantes diferenciais para um e-commerce de produtos para pets. A possibilidade de configuração de atributos diferentes, como adequação de rações e remédios de acordo com o porte do animal é um exemplo. Outro é a possibilidade de configurar um campo de personalização de produtos, como uma coleira marcada com o nome do animal de estimação.
Assim, é fundamental analisar os recursos oferecidos pelo sistema de loja virtual escolhido e verificar se eles são capazes de atender às necessidades da sua empresa.
A Tray Corp oferece uma opção de plataforma robusta, escalável e voltada para potencializar as vendas de grandes opções. Para saber mais como ela pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.