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É fato que os consumidores mudaram e gostam cada vez menos de ser interrompidos por anúncios de produtos ou serviços no ambiente online. Dessa forma, a maneira de fazer propaganda também se transformou. Hoje, o marketing é feito com o objetivo de levar as empresas até o público por meio da geração de valor. Por isso, a publicidade nativa para e-commerce tem se tornado uma excelente opção.

Afinal, ela oferece à loja virtual a oportunidade de criar anúncios que não sejam intrusivos, os quais não só vão levar em consideração a experiência do consumidor como vão colocá-lo em primeiro lugar.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse tipo de publicidade, continue acompanhando e aproveite para atingir o seu público de maneira mais eficaz. Boa leitura!

O que é publicidade nativa?

A publicidade nativa (ou native advertising, em inglês) diz respeito à publicação de conteúdo em canais de maneira contextualizada na experiência dos usuários, ou seja, sem interferir e sem tornar o anúncio indesejado na visão do público.

É uma maneira de fazer propaganda incorporada em textos informativos, podendo citar diretamente o produto ou não. Ou seja, ela se apresenta como parte do conteúdo, porém, mantendo o seu propósito comercial.

Vale ressaltar que o termo “nativo” apresenta uma ideia de algo natural. Sendo assim, esse é um modelo que tem como propósito assumir um aspecto de integração ao site, como se já fizesse parte do canal onde é exibido.

Assim, a pessoa tem a opção de ignorar o conteúdo, se ele não a interessar naquele momento, ou então acessá-lo, caso ache relevante. Você provavelmente já encontrou publicidades nativas em alguns sites, uma vez que elas estão diariamente no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e em portais de notícias.

Os native ads, dessa forma, são anúncios pagos que são configurados de tal forma para que pareçam conteúdos típicos da plataforma em que estão inseridos. No Facebook, por exemplo, podem ser postagens que se assemelham a uma notícia, porém cujo texto tem caráter comercial. Já no Instagram, ele se parece como uma publicação comum, aparecendo no feed em meio ao que é compartilhado por seus amigos, porém com a indicação de que se trata de uma imagem ou vídeo patrocinado.

Outro exemplo típico são os artigos relacionados em portais de notícias. Normalmente, eles aparecem na seção “recomendados para você”, entre conteúdos originais do site. Assim, junto a outras reportagens publicadas pelo mesmo veículo, estão inseridas publicidades nativas de produtos específicos.

exemplo publicidade nativa para ecommerce portal de notícias

Quais são as diferenças entre publicidade nativa e os banners tradicionais?

Por mais que você possa pensar que a publicidade nativa trata-se de um banner tradicional mais “elegante”, não é exatamente isso. As diferenças vão muito além de uma questão estética. Do ponto de vista conceitual, essa modalidade é muito mais agradável, pois:

Traz conteúdo

É muito relevante ressaltar esse ponto, já que ela se insere em diversos canais. Portanto, para que seja literalmente natural, isto é, para parecer que já estava ali, ela precisa ser informativa.

Não é invasiva

Como já mencionamos, esse tipo de anúncio faz sentido no conjunto em que ele se insere. Isso não acontece com os banners, que normalmente se dispõe de maneira intrusiva nas laterais dos sites.

Embora ainda existam empresas que compartilham conteúdos pouco contextualizados, provavelmente devido à novidade desse modo de divulgação, a tendência é que isso deixe de existir com o tempo. Até porque os consumidores dificilmente vão clicar em uma publicidade nativa caso o conteúdo apresentado não tenha relação com as suas necessidades naquele momento.

O objetivo não é o mesmo

Enquanto o objetivo de um banner é gerar vendas imediatas — quando você clica nele, na maioria das vezes o motivo é a presença de um produto e o seu preço, os quais interessaram a você —, o de um anúncio nativo é gerar engajamento. Isso quer dizer que as pessoas se interessarão pelo valor da empresa que está sendo transmitido por meio de um conteúdo, o qual pode ou não falar sobre o produto.

O principal motivo de gerar engajamento em vez de vendas diretas é simplesmente porque ele é uma maneira de reter clientes. Ter um consumidor que faz uma compra e vai embora não tem o mesmo valor do que o de um público fidelizado.

Então, percebe-se que o efeito que uma publicidade nativa oferece para um e-commerce é diferente daqueles causados pelas propagandas tradicionais.

Quais são as diferenças entre publicidade nativa e marketing de conteúdo?

A publicidade nativa costuma ter um efeito muito mais rápido do que as estratégias de Marketing de Conteúdo no que se refere ao tráfego. Porém, quando se trata de taxa de conversão, o Marketing de Conteúdo tende a ser mais eficaz. O motivo é este: o longo funil de vendas, pois a estratégia vai conduzir os leads ao longo dele, a fim de nutri-los e fidelizá-los. As campanhas de native ads não têm esse objetivo.

Enquanto a publicidade nativa tem como propósito atingir aqueles que estão prontos para comprar, o Marketing de Conteúdo busca cobrir as etapas de descoberta e de consideração.

Sendo assim, podemos dizer que a primeira estratégia conta com conteúdos com caráter publicitário e informativo, enquanto a segunda trabalha a distribuição de relevância, de material e de valor mais elevado para todos os estágios do funil.

Compare os benefícios de cada um deles:

Marketing de Conteúdo

  • auxilia no aumento das conversões;
  • auxilia na percepção sobre o produto ou serviço e sobre a marca.

Native Ads

  • melhora a percepção sobre a marca;
  • busca conversões imediatas para quem já está preparado para a compra.

Nesse sentido, os KPIs da publicidade nativa são: visualizações, cliques e conversão; enquanto os do Marketing de Conteúdo são: links de alta qualidade, número de leads e número de compartilhamentos.

E, por fim, quanto aos canais, os de native ads são de parceria, enquanto os do Marketing de Conteúdo são diversos.

Vale a pena investir em publicidade nativa?

Enfim, a publicidade nativa não se trata de um anúncio tradicional, e sim uma propaganda que divulga um conteúdo integrado e que se relaciona com o contexto em que está inserida, fazendo sentido para o consumidor.

Vale destacar, ainda, que o design de um native ads é semelhante ao canal em que está sendo veiculado, a fim de passar uma aparência de “pertencente” àquele local. Normalmente, segue o mesmo layout do site, apenas com pequenas diferenciações e uma indicação discreta de que se trata de um anúncio. Mais uma diferença em relação aos banners tradicionais.

Por esse motivo, esse tipo de propaganda não faz interferência na experiência dos usuários. Pelo contrário, dispõe-se de maneira “natural”, oferecendo às pessoas a opção de interagir ou não, levando em conta as suas necessidades.

Dessa forma, essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço, podendo ser uma excelente estratégia para captar mais consumidores interessados nos produtos da sua loja virtual.

Felipe Sampaio

Felipe Sampaio

Especialista em mídias digitais pagas, empreendedor e freelancer, é fascinado por marketing e por tirar projetos do papel. Viciado em aprendizado, acredita no autodidatismo acima de qualquer modelo tradicional de ensino.