Atualmente, cada vez mais empresas têm direcionado seus esforços para fidelizar sua base de clientes. E é claro que essa movimentação não é à toa. Pode acreditar: na prática, o custo de aquisição de novos clientes é superior ao custo para a fidelização daqueles que já compram com a empresa.
Não é para menos. Segundo estudos da Universidade Northwestern, cerca de 15% dos consumidores mais leais de uma empresa são responsáveis por 55% a 70% do total de vendas da organização.
Para alcançar esse objetivo, uma das estratégias usadas são os programas de benefícios, que se propõem a gratificar os clientes com descontos em compras futuras, seja pela indicação de amigos ou pelo acúmulo de pontos.
Mas um modelo de fidelização vem chamando bastante a atenção: o cashback em loja virtual. Não sabe o que é isso ou até sabe, mas ainda tem dúvidas se vale a pena aplicar essa tática em seu e-commerce? Pois não se preocupe, porque este artigo vai explicar o que é esse artifício, quais são suas vantagens e como implementar em sua loja virtual. Confira!
Antes de mais nada, o que é cashback?
Cashback é um termo em inglês que, em uma tradução literal, significa dinheiro de volta. Por mais que esse sistema já exista há algum tempo nos Estados Unidos e na Europa, o e-commerce brasileiro só começou a usá-lo recentemente.
Uma das pioneiras nesse mercado foi a americana Ebates. Fundada em 1999, ela conta com uma base de mais de 10 milhões de clientes, já tendo retornado mais de $1 bilhão em cashback para seus usuários.
Diretamente nas próprias lojas virtuais ou então em sites de cupons de desconto, ao fazer uma compra com o sistema de cashback ativo, o consumidor recebe de volta uma porcentagem do valor pago pelo produto.
A forma de resgate desse dinheiro vai depender das regras do programa. Em alguns casos, o cliente poderá usar o saldo para pagar por outros produtos, enquanto em outros poderá até mesmo solicitar a transferência do valor acumulado diretamente para uma conta bancária.
Uma característica de destaque do cashback em loja virtual é que o cliente recebe o bônus imediatamente após realizar a compra, ao contrário de outros programas de pontos, em que o consumidor precisa ter um determinado valor ou pontos mínimos para poder retirar seu benefício. Porém, apesar disso, comumente é aplicada uma restrição de recuperação desse benefício, como um saldo mínimo para realizar a transferência do valor.
Como funciona o cashback em loja virtual?
De maneira simples, o e-commerce paga para uma empresa realizar a divulgação da marca, que, por sua vez, devolve uma porcentagem dessa publicidade para o consumidor.
Mas como o cliente começa a receber o dinheiro de volta? Não tem mistério: o consumidor se cadastra no site e informa seus dados pessoais. Depois, informa suas informações bancárias para o recebimento e o saque do dinheiro, quando for o caso.
Suponhamos que uma pessoa queira comprar um celular online. Assim, ela acessa o site da plataforma de cashback a qual ele é cadastrado e busca opções de loja virtual que vendem esse tipo de produto. Cada um delas terá uma porcentagem de retorno e algumas também podem oferecer cupons de desconto para incentivar a compra.
Quais são as vantagens para o e-commerce?
Para o consumidor final, não é difícil entender como o cashback oferece várias vantagens. Afinal, ele continuará fazendo suas compras normalmente, só que agora terá a oportunidade de receber de volta uma porcentagem do valor pago — que pode variar de acordo com datas sazonais, duração da promoção, entre outras possibilidades.
Nesse contexto, o consumidor sempre terá uma boa razão para retornar e continuar comprando os produtos da empresa. Com isso, sua loja virtual poderá aumentar o número de clientes, mantendo um baixo custo de aquisição, já que os consumidores se tornarão fiéis à marca, até indicando-a voluntariamente para os amigos.
Com essa iniciativa, além de fidelizar os consumidores, seu e-commerce se beneficiará de outras formas igualmente importantes. Veja as principais:
Conhecer ainda mais seu cliente
Como todas as compras e os dados relacionados a elas serão registrados, o lojista poderá analisar esses dados a fim de entender quais são as preferências de consumo, o comportamento e o padrão de compra de seus clientes.
Dessa maneira, a gestão do e-commerce terá acesso a informações reais sobre o cotidiano do público, podendo criar campanhas e promoções mais diretas e objetivas e estreitar o relacionamento entre os consumidores e a loja virtual.
Basicamente, o que você tem que entender disso é que dados são cruciais para a sobrevivência de qualquer negócio. Com eles, fica muito mais fácil entender todos os pontos que influenciam nas tomadas de decisão.
Oferecer benefícios sem alteração de preços
Um dos pontos que mais pesam na decisão de compra dos clientes é o preço do produto ou serviço em questão. Também em relação a isso, o e-commerce tem se tornado opção número 1 para os brasileiros, já que oferece preços mais baixos em comparação com as lojas físicas.
Até o final de 2018, é esperado um faturamento de R$53,5 bilhões no comércio eletrônico e um crescimento nominal de 12% em relação a quantia movimentada no ano anterior, segundo dados do Ebit. Esse cenário cada vez mais promissor também esconde obstáculos, entre eles um dos principais é a concorrência.
Para vencer a preferência do consumidor, muitos e-commerces adotam estratégias agressivas de precificação, muitas vezes insustentáveis do ponto de vista financeiro. Investir em cashback, portanto, é uma forma de oferecer descontos para o comprador a partir das verbas destinadas para a publicidade, tornando sua opção atrativa sem afetar drasticamente as margens de lucro.
Conseguir mais exposição de marca
Uma maneira de garantir a perenidade do empreendimento é diversificar as fontes de aquisição de clientes. Em conjunto a iniciativas como o investimento em mídias pagas, a presença nas redes sociais, a criação de conteúdo, o cashback em loja virtual é uma oportunidade de atrair novos consumidores por um novo canal.
Geralmente, as empresas dessa modalidade de serviço oferecem benefícios a mais na primeira compra. Com o consumidor ansioso para ganhar vantagens, acaba comprando mais produtos para ter mais dinheiro de volta.
Quando um e-commerce se torna parte de uma rede afiliada, atrai ainda mais visitantes para seu site. Isso porque os usuários cadastrados na plataforma buscarão as lojas que oferecem as melhores vantagens. Nesse momento, sua empresa poderá ser encontrada.
Além de fidelizar, o simples de fato de se realizar uma busca dentro da plataforma já pode atrair consumidores que não conheciam sua marca até então, oferecendo assim uma experiência nova para esse público.
Quais são as principais empresas dessa modalidade no Brasil?
As primeiras empresas de cashback em loja virtual iniciam suas operações nacionais por volta de 2007. Hoje, já existem diversas opções, popularizando esse modelo. Confira as principais:
Méliuz
Um dos maiores nomes desse setor, a Méliuz começou a operar em 2011. Para participar, é preciso fazer um cadastro em seu site. A partir disso, é possível buscar ofertas de cashback dentro da própria plataforma ou adicionar extensões no navegador web (Chrome e Firefox) para receber um aviso automático sempre que acessar uma loja virtual parceira. Outra opção é realizar a compra pelo app no celular.
Ela tem parceria com os principais e-commerces e marketplace atuantes no país, como Amazon, Americanas, Submarino, Shoptime, Saraiva, Pontofrio, Netshoes, Extra, Carrefour, além da gigante chinesa Aliexpress e até mesmo a empresa de transportes Uber. Recentemente, a empresa começou a operar também no varejo físico, por meio de uma parceria com a Cielo.
Além da política de dinheiro de volta, o site oferece recompensas a partir de um sistema de indicações, incentivando mais pessoas a participarem do programa. Os saques podem ser feitos quando o usuário atingir a quantia de R$20. A empresa já conta com uma base de 4,2 milhões de usuários cadastrados.
Poup
Contando também com parcerias de grandes empresas do comércio eletrônico, a Poup funciona com regras bastantes semelhantes à Méliuz, oferecendo cupons de desconto e cashback nas lojas parceiras. A principal diferença está no resgate, que só pode ser feito a partir de R$30 acumulados.
Cashola
Outra plataforma de cashback na loja virtual é o Cashola, que segue os mesmos parâmetros das suas outras concorrentes brasileiras. O dinheiro pode ser resgatado por uma conta bancária ou por meio do Paypal, a partir da quantia de R$15.
Mooba
Criado em 2014, o Mooba faz parte do grupo Reclame Aqui e segue os moldes dos outros sistemas citados. A empresa tem parceria com lojas em diversos setores, como Moda e Acessórios, Cosméticos e Perfumaria, Eletrodomésticos, Livros, etc.
BeRuby
O BeRuby é um site de cashback internacional que também atua no Brasil. Criado na Espanha, ele está presente em 14 países e conta com uma base de 2 milhões de usuários. Em suas opções de anúncio, ele oferece campanhas com pagamento por visita (CPC), por registro (CPL) e por compra (CPA).
Como você pôde ver, os benefícios de se adotar o sistema de cashback em loja virtual podem ser de grande valia para a estratégia de fidelização dos clientes. Além do mais, como dissemos, é uma fonte de atração de novos consumidores com um baixo investimento de aquisição.
*Artigo publicado originalmente em fevereiro de 2018 e atualizado em julho de 2018.