Cada consumidor possui uma área de interesse predominante que, em conjunto, formam grupos que compartilham interesses e percepções parecidas sobre determinadas situações. Para lidar e atender melhor esses grupos de potenciais clientes utiliza-se a segmentação de público — uma forma de conhecer o usuário para otimizar as suas estratégias de comunicação e marketing.
Uma segmentação bem-feita, além de otimizar os esforços do marketing, ajuda a atrair e reter cada vez mais clientes, garantindo o sucesso do seu negócio. Quer saber por que é importante realizar a segmentação de público? Acompanhe nosso artigo, conheça as possíveis ações para realizá-la e os seus benefícios para o negócio. Boa leitura!
O que é segmentação de mercado?
Como o próprio nome sugere, segmentar um mercado significa separar os consumidores em grupos diversos de acordo com suas características, necessidades e preferências. Seu principal objetivo é tornar a estratégia de marketing mais eficiente e certeira, atraindo, assim, mais clientes.
No mercado digital, a segmentação funciona de maneira semelhante a das lojas e produtos físicos. No e-commerce existem os nichos, que se tratam de segmentos para determinados produtos.
Em resumo, a segmentação é realizada tendo como base os seguintes fatores:
- conhecer bem a atividade do seu segmento ou nicho para entender o potencial do serviço oferecido e as possibilidades de crescer;
- observar partes do mercado que não foram devidamente exploradas e focar nelas;
- realizar pesquisas com objetivo de conhecer melhor o seu público e pensar em uma maneira de atraí-los;
- analisar a capacidade de lucro do seu negócio.
Conhecendo esses detalhes, a empresa pode trabalhar os serviços de acordo com a necessidade do público.
Qual a importância de uma boa segmentação?
Existem diversos motivos para que a segmentação de marketing seja feita. O principal deles, utilizado pelo mercado digital, é poder criar um mix de estratégias personalizadas para cada segmento e melhorar a taxa de conversão.
As informações adquiridas com a segmentação são bastante estratégicas, já que orientam as campanhas de marketing e os mecanismos de comunicação de uma empresa.
Ao definir os segmentos a serem trabalhados, a empresa passa a desenvolver materiais e conteúdos que atraem mais clientes e melhoram a relação com eles.
Como fazer essa segmentação da maneira adequada?
Em primeiro plano, é necessário entender quem é o seu público-alvo. Afinal, o propósito de segmentar é encontrar exatamente o cliente ideal para o seu negócio.
Em seguida, são ofertados produtos ou serviços que atendam aos interesses desses consumidores, além da escolha de mecanismos de marketing, publicidade e comunicação para o negócio.
Os consumidores são divididos em diferentes grupos conforme características, necessidades, preferências, comportamentos, desejos e hábitos de consumo. Dessa forma, a empresa consegue trabalhar os seus produtos e serviços segundo o interesse do público.
Cabe ressaltar que, atualmente, existem diversos métodos que devem ser utilizados nesse processo de segmentação para gerar informações necessárias para conhecer melhor o público, facilitando, assim, o marketing e as vendas.
Para que a segmentação seja realizada de forma adequada, deve ser planejada com extremo cuidado, prezando pela análise de produtos e as oportunidades existentes neles.
Quais os cuidados necessários para acertar na segmentação de mercado?
Não é nada fácil agradar a todos em uma sociedade tão heterogênea, formada por indivíduos com as mais variadas características — como idade, gênero, classe social e interesses.
Por isso, realizar a segmentação do público é garantir possibilidades diferentes para grupos menores com características semelhantes. E para que a empresa acerte nessa segmentação, é preciso identificar alguns critérios que afetam as decisões de compra, tais como:
- demografia — idade, sexo, renda e ocupação;
- personalidade e estilo de vida — opiniões, valores, atitudes, necessidades;
- comportamento — atitudes em relação aos produtos, ocasião de compra, desejos e vontades, hábitos;
- índice socioeconômico;
- geografia — região, concentração, clima.
A segmentação deve ser monitorada constantemente, já que o mercado está em contínua transformação e as necessidades e preferências dos consumidores também mudam. Nesse caso, a empresa deve adequar seu negócio às tendências do mercado.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a concorrência. É preciso ficar atento aos concorrentes e sempre traçar novas estratégias e inovações quando necessário.
Quais os benefícios de segmentar corretamente o seu público?
Além de ajudar a determinar com quem vai se comunicar, a segmentação de mercado também ajuda a definir o tipo de relacionamento estabelecido, a linguagem utilizada e os canais a serem explorados. Conheça, a seguir, outros benefícios dessa ferramenta.
Campanhas eficientes
Como as campanhas de marketing são direcionadas para um público geral, muitas vezes elas não garantem bons resultados para a empresa. Entretanto, quando uma campanha é segmentada e direcionada a um público específico, acaba sendo mais eficiente e alcançando mais resultados.
Tempo de venda
Quando as campanhas de marketing atingem exatamente o público que deseja e precisa dos seus produtos ou serviços, as vendas da empresa se tornam mais simples e rápidas, diminuindo os esforços para persuadir a pessoa a comprar o produto.
Competitividade de mercado
Fazer com que a empresa se destaque no mercado não é uma tarefa simples, mas com a segmentação é possível direcionar os esforços e realizar negociações. Isso melhora o relacionamento com o cliente e faz com que a empresa ganhe competitividade.
Redução de custos
É evidente que toda empresa consegue utilizar melhor os seus recursos quando o público-alvo está bem definido, pois ela sabe justamente quem tem de atingir e não precisa testar inúmeras estratégias e canais. Dessa forma, é possível aumentar os lucros do negócio e reduzir consideravelmente os custos.
Quais os principais erros que as empresas cometem ao tentar fazer a segmentação?
Um dos principais erros cometidos pelas empresas é não levar em conta os tipos de segmentação e não diferenciá-los. As informações e características do público, como idade, gênero, renda, estilo de vida, entre outros, interferem significativamente nas vendas.
Além disso, o pouco conhecimento sobre o seu próprio negócio, as poucas inovações, a oferta de produtos e serviços além da capacidade da empresa e o não investimento em marketing digital eficiente são erros que também podem interferir no sucesso do negócio.
Por fim, a segmentação de público é um dos fatores essenciais para as vendas de uma empresa. Afinal, vender para quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço deve ser o foco do negócio. Sem ela, você corre o risco de não ter sucesso com as vendas, concentrando seus esforços em estratégias que não darão o retorno esperado.
*Artigo originalmente publicado em março de 2019 e atualizado em maio de 2019.