Skip to main content

A escalabilidade é algo que precisa estar presente no seu negócio. Somente dessa forma, a sua empresa terá a oportunidade de crescer de maneira sustentável, conseguirá agregar valor aos seus clientes e atender a todas as suas demandas, sem precisar aumentar seus custos.

Com isso, ela se torna cada vez mais competitiva no mercado e ganha a preferência do seu público-alvo. O problema é que nem todo empresário sabe como tornar o seu negócio escalável e, devido a isso, toma decisões equivocadas que prejudicam o bom desenvolvimento da sua empresa.

Se você faz parte desse grupo, fique tranquilo, pois vamos explicar o que é, de fato, escalabilidade e como aplicá-la no processo de vendas da sua empresa. Confira!



O que é escalabilidade?

A escalabilidade se refere à possibilidade de uma empresa crescer, tanto em faturamento quanto em número de clientes, sem ter a necessidade de aumentar os seus custos para isso. Um negócio consegue ser escalável quando oferece ao seu público-alvo um produto ou serviço de seu interesse, sem a exigência de contratação de muita mão de obra e nem a aquisição de muitos equipamentos.

Além disso, seus processos precisam ser bem estruturados e organizados para que sejam fáceis de replicar a um número expressivo de consumidores. Isso tudo, sem perder a sua qualidade e funcionalidade.

Qual a sua importância para as empresas?

Um negócio escalável permite que você atraia clientes e se relacione com eles, ao ponto de ganhar a sua confiança pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos. Por meio desse modelo de negócio, você conseguirá melhorar o faturamento de uma maneira recorrente. Além disso, a escalabilidade permite que:

  • seu negócio tenha um maior valor de mercado;
  • o desenvolvimento da empresa seja otimizado;
  • mais investidores sejam atraídos pela sua rentabilidade;
  • a expansão da empresa seja facilitada.

Como a escalabilidade se relaciona com a área de vendas e e-commerce?

Quando um negócio escalável oferece algo atrativo ao consumidor, a demanda tende a crescer, fato que reflete diretamente nas vendas de uma empresa. Nesse sentido, aumenta-se também a necessidade de um pós-venda eficiente, mais desenvoltura da equipe para lidar com eventuais reclamações, etc.

Tudo isso precisa ser acompanhado de perto para eliminar gargalos que podem prejudicar o seu negócio. No ambiente online, acontece a mesma coisa.

No entanto, nesse caso, é preciso contar com uma plataforma e-commerce que realmente ajudará a sua empresa a vender mais pela internet. Isto é, ela precisa ser robusta, segura e responsiva para atender aos seus clientes da melhor forma possível, até mesmo em períodos de alta nas vendas, como compras de final de ano, Black Friday, etc.

Como escalar o processo de vendas da empresa?

Saber como escalar o processo de vendas de um negócio é essencial para melhorar seus resultados e alcançar o sucesso. A seguir, apresentamos as principais dicas para você melhorar seus resultados e otimizar a sua lucratividade. Confira!

Estude o mercado

Estudar o mercado é algo extremamente importante para criar um negócio escalável. Somente dessa forma, é possível criar estratégias que realmente vão impactar o seu público-alvo, fazendo com que ele se sinta atraído pelo que sua empresa oferece e tome a decisão de compra.

Esse estudo ajudará a sair na frente da concorrência, uma vez que você saberá exatamente qual solução o seu potencial cliente procura para resolver o problema dele.

Fortaleça a cultura da empresa

A cultura organizacional faz muita diferença na escalabilidade do processo de vendas e reflete diretamente na entrega ao cliente final. Por isso, é tão importante fortalecê-la.

A cultura faz com que as pessoas — tanto clientes quanto colaboradores — entendam o que é o seu negócio e qual é o seu propósito. Esse conceito se refletirá nas ações do dia a dia e, consequentemente, no processo de vendas.

Faça a integração entre os setores

Integrar os setores de marketing e vendas, por exemplo, é uma excelente forma de escalar seu processo de vendas com eficiência. As demais áreas da sua empresa também podem ser integradas nesse momento, a fim de melhorar a experiência do cliente (customer experience) e otimizar seus resultados.

Essa integração precisa ser realizada de maneira natural, com o intuito de estimular a troca de conhecimento e melhorar o desempenho de cada setor.

Invista em uma estratégia digital

Ter um planejamento estratégico é indispensável para escalar suas vendas. Nesse sentido, é importante se reunir com a equipe de marketing para analisar quais ações serão mais interessantes para melhorar os resultados da sua empresa.

Investir em marketing de relacionamento, por exemplo, é uma forma eficiente de melhorar a experiência do seu cliente e, ainda, fazer com que ele indique o seu negócio para terceiros, aumentando o seu faturamento e o alcance de público.

Trabalhe os leads

Nesse momento, é importante que você analise todas as suas etapas de vendas para saber o que tem impedido o seu lead de comprar. Por exemplo, se a sua empresa conseguiu abordar 30 pessoas, mas apenas duas efetuaram a compra, é preciso entender onde estão os gargalos para trabalhar esses leads.

É necessário fazer com que eles sintam confiança no seu produto ao ponto de comprá-lo. Dessa forma, será possível montar um processo de vendas escalável.

Invista em uma boa plataforma de e-commerce

Contar com uma boa plataforma de e-commerce é fundamental para escalar suas vendas. Quando o potencial cliente acessa um site para comprar algo, ele precisa que a plataforma forneça a ele todas as informações a respeito do produto. Além disso, ela deve ser ágil e responsiva, a fim de facilitar a navegação do usuário e ajudá-lo a encontrar o que procura.

Percebeu como é possível promover a escalabilidade no seu processo de vendas? Sem isso, você não conseguirá entregar ao seu cliente o que ele procura na hora que ele precisa. Dessa forma, os seus concorrentes saem na frente e seu negócio perde espaço no mercado, o que possivelmente fará com que ele seja esquecida pelo seu público-alvo.



Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.