Você já deve ter percebido que as lojas estão cada vez mais diferenciadas e oferecendo propostas inovadoras. Adicionalmente, os consumidores movimentam-se frequentemente entre os diversos canais que uma marca oferece antes de efetuar a compra. O que você possivelmente não sabe é que existe uma teoria por trás desses fatos e que pode ser muito lucrativa para seu negócio: a estratégia multicanal.
Ela se refere à combinação de diversas ferramentas de comunicação e venda, a fim de ampliar os resultados do negócio. Então, o que acha de explorar mais esse tema conosco, ganhar insights para integrar melhor seus canais e aumentar o faturamento da sua loja? Acompanhe os próximos tópicos!
Afinal, o que é uma estratégia de multicanal?
O conceito da estratégia multicanal está relacionado com a disponibilização de diferentes pontos de contato para se relacionar com o seu público-alvo. De uma forma geral, esse método possibilita a ampliação do relacionamento do comerciante com o consumidor, devido à maior flexibilidade da operação de atendê-lo.
Integração é a palavra-chave dessa estratégia, pois não será eficiente possuir diversos meios de vendas e comunicação se eles não se comunicarem entre si. A ideia central é que a combinação dos elementos conduza o cliente até a finalização da compra de forma mais eficaz.
Outro aspecto essencial é a importância de se conhecer o público-alvo, afinal, como estar sempre presente para seus clientes, se você não sabe onde eles estão? Aprofundar o conhecimento dos hábitos de consumo, acompanhar pesquisas de mercado e tendências do seu setor de atuação pode fornecer alguns dados essenciais para executar uma estratégia de multicanal.
Qual a diferença entre as estratégias multicanal e omnichannel?
Para não deixar dúvidas sobre o tema, precisamos falar sobre as diferenças de multicanal para omnichannel. Esses termos são frequentemente utilizados indiscriminadamente, mas possuem algumas diferenças conceituais.
Comecemos pela definição dos termos: “multi” pode ser entendimento como mais de dois, ao passo que “omni” significa todo. Dessa forma, a estratégia de omnichannel tem como objetivo estabelecer uma conexão em cada ponto de interação com o consumidor.
No omnichannel, o objetivo é muito mais do que oferecer ao cliente um novo canal para realizar as compras. Além disso, nessa estratégia é previsto que o cliente possua uma mesma experiência de compra, independentemente do canal de interação.
É importante que a sua equipe estude qual é a melhor estratégia de acordo com a sua proposta de negócio, para atingir os tão esperados resultados.
Por que é importante estar presente em diferentes canais?
Até aqui, você já deve ter percebido que a adoção dessa prática pode ser muito vantajosa, quando bem elaborada. Entretanto, as vantagens podem ser ainda maiores do que você imagina, trazendo, inclusive, a resolução de alguns problemas rotineiros que os comerciantes enfrentam, como:
- orçamento restrito para investimento em novas estratégias;
- problemas de atendimento no SAC para lojas online e offline;
- resistência da equipe em implementar novas ideias.
Acompanhe, a seguir, mais vantagens do uso do multicanal como estratégia de negócio!
Maior presença da marca
Ao atuar em diversos canais, a empresa tem a oportunidade de estar sempre presente para os consumidores nos ambientes que eles utilizam. A grande vantagem disso é aumentar a presença da marca. Os clientes lembrarão qual a sua proposta e possuirão mais possibilidade de finalizar a compra.
Porém, para essa presença ser expandida, é importante que a mensagem transmitida em cada canal siga a mesma proposta, afinal a empresa deve se posicionar de forma clara para os usuários. Entretanto, para engajar o cliente é necessário diversificar os conteúdos de acordo com o canal.
Melhor relacionamento com o cliente
Você tem como objetivo melhorar a comunicação com seu cliente? Saiba que adotar a estratégia multicanal pode ajudar nessa meta. O primeiro fator que essa prática pode proporcionar é facilitar o recebimento de feedbacks. Dessa forma, os gestores possuem dados concretos para melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados.
Uma dica é investir em um atendimento rápido e focado no cliente para aprimorar o relacionamento. Portanto, é importante que o seu SAC consiga atender a demanda dos diversos canais de atuação. Lembre-se que clientes satisfeitos e bem assessorados se transformam em vendas para o seu negócio.
Recuperação de vendas perdidas
Imagine que um cliente acessou a sua loja online e pesquisou o preço de um produto por curiosidade, mas não finalizou a compra. Algumas semanas depois, o consumidor recebeu uma promoção por e-mail, oferecendo uma condição especial para que ele adquira a mercadoria. O cliente não estava precisando do produto, mas acabou comprando devido às condições oferecidas e a integração em diversos canais.
Para que você consiga de fato alcançar essa vantagem, é preciso ter atenção a alguns pontos importantes. A sua plataforma de e-commerce deve possuir as funcionalidades e integrações necessárias para que você consiga aumentar as taxas de conversão. Além disso, conhecer o seu público deve ser uma das prioridades
Como colocar a estratégia de multicanal em prática?
Nós sabemos que a falta de uma equipe capacitada e focada pode, muitas vezes, inviabilizar a implementação de novas ações da empresa. Por isso, vamos falar agora sobre alguns passos essenciais para que você possa dar o pontapé inicial para colocar a estratégia de multicanal em prática.
Primeiramente, é importante definir quais canais são os mais importantes para os seus consumidores. Dentre os canais tradicionais, pode-se citar as lojas físicas, as redes de consultores, as televendas e as franquias.
Além desses, não devemos nos esquecer de considerar F-commerce (Facebook Commerce), E-commerce (Electronic Commerce), M-commerce (Mobile Commerce) e o E-marketplace (Shopping Center Online), que são os canais digitais.
Uma vez identificados, os canais escolhidos devem operar em sintonia. Vamos a um exemplo prático: suponha que você promoveu uma campanha pelo Facebook, na qual os usuários que comprassem na sua plataforma de e-commerce teriam descontos especiais e frete grátis, caso retirassem os produtos na loja física.
É importante que, ao clicar na campanha do Facebook, o usuário consiga visualizar os itens com descontos especiais. Em seguida, é necessário que a loja física possua os itens em estoque, no prazo acordado. Como abordado anteriormente, a integração é um ponto essencial.
Por fim, uma última dica: antes de colocar a estratégia multicanal em funcionamento, não deixe a gestão de estoque de lado, pois uma logística eficiente é um requisito se você deseja ser um líder de mercado.
Você deve ter percebido que a estratégia multicanal é muito mais do que uma metodologia para alavancar as vendas. Com as diversas vantagens que ela traz, é possível acompanhar os consumidores de perto e até mesmo melhorar o relacionamento com eles. E esse aspecto, combinado com uma plataforma de ponta, será um ótimo começo para levar o seu comércio para outro nível de eficiência e competitividade.
Aliar essa perspectiva com o omnichannel pode ser uma excelente maneira de promover uma melhor experiência de compra para os seus clientes e alavancar as vendas.