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No âmbito empresarial da atualidade, é necessário que as companhias busquem continuamente novas maneiras de executar seus procedimentos a fim de aumentar sua eficiência e obter uma fatia maior de mercado. Por isso, a gestão de fornecedores do seu e-commerce é algo que demanda total atenção.

Por meio dessa prática de gerenciamento, é possível obter diversas vantagens em vários pontos: desde garantir a qualidade das mercadorias até controlar gastos com mais facilidade, passando por obter flexibilidade de pagamentos, evitar faltas de estoque e melhorar a competitividade do negócio.

Felizmente, existem algumas abordagens que contribuem muito para o sucesso desse conceito como um todo. Nesse sentido, para alcançar o efeito esperado, é fundamental pensar que fornecedores para e-commerce são peças centrais de um comércio e que, sem parceiros de qualidade, não há como atender às necessidades dos consumidores.

Uma vez entendida essa importância, a relação precisa ser mantida da maneira mais clara e saudável possível. Deseja saber como? Então continue a leitura deste artigo e tire todas as dúvidas sobre o assunto.



Qual é a importância de ter uma boa relação com seus fornecedores?

O mercado está mais concorrido e os consumidores tornam-se mais exigentes em relação ao que é entregue pelas empresas. Dessa forma, se você quer se destacar em meio a essa competição, é preciso se fortalecer em todas as frentes. Não adianta oferecer um produto de qualidade se, ao mesmo tempo, seu atendimento é menos qualificado.

Pensar em toda a experiência do usuário em sua jornada de compra é fundamental para que ele fique satisfeito com a empresa e esteja disposto a voltar. Por isso, o trabalho de encontrar fornecedores para e-commerce qualificados também é muito importante para que o negócio se destaque aos olhos dos consumidores.

Afinal, seu trabalho está diretamente relacionado ao que — e como — é feito pelo seu fornecedor, desde o cumprimento de prazos até a qualidade do que é entregue. De nada adianta ter uma organização interna excelente e ter o desempenho prejudicado regularmente por conta de fatores externos, como os parceiros.

Portanto, realizar uma gestão de fornecedores é o que vai orientar todo esse processo dentro da organização, ajudando você a avaliar o desempenho e a produtividade de cada um deles, por exemplo, assim como os resultados que estão sendo obtidos por meio dessa parceria. O objetivo é conseguir tirar o máximo dessa relação.

Imagine o seguinte cenário: todas as áreas da sua empresa estão funcionando adequadamente até que um atraso de um fornecedor prejudica uma, duas, três e cada vez mais entregas? Qual reputação você acha que mais vai ser prejudicada? A sua ou a do fornecedor? O consumidor comprou na sua loja e, portanto, vai cobrar respostas do seu e-commerce.

Dessa forma, é preciso considerar que os fornecedores para e-commerce também fazem parte da estrutura organizacional do negócio. Assim como o setor de Marketing é importante para o melhor funcionamento da sua empresa ou a equipe de Vendas, também é preciso escolher e, mais importante, ter um bom relacionamento com seus fornecedores.

Quais erros você precisa evitar de qualquer maneira?

Para garantir que sua relação com os parceiros seja, de fato, positiva para os dois lados, separamos os principais erros quando o assunto é fornecedores para e-commerce e o que você deve fazer para corrigir essas situações. Confira nossas dicas e passe longe dessas práticas!

Considerar apenas o preço

Esse erro, infelizmente, é muito comum não apenas quando falamos em fornecedores para e-commerce, mas em diversas situações de gestão e administração de empresas: considerar apenas o preço. Sim, por mais que a parte financeira seja de extrema importância na hora de fechar um contrato, é preciso muito mais do que isso.

Afinal, de que adianta fechar uma parceria que não custa tanto mensalmente, porém, acaba gerando custos indiretos, como problemas com entregas, atrasos das suas obrigações e outras dificuldades que podem afastar os clientes do seu e-commerce? Situações como essas são a prova de que o barato, muitas vezes, pode sair mais caro do que o esperado.

Fechar um contrato sem análises detalhadas

Relacionado com o tópico anterior, é preciso fazer uma análise muito mais profunda de quem vai ser seu parceiro. Assim como você tem o maior cuidado ao fazer uma contratação para a sua loja virtual, por que não seguir o mesmo procedimento na hora de escolher fornecedores para o seu e-commerce? O impacto, no fim, pode ser o mesmo.

Por isso, realize um estudo mais detalhado de quem deseja ser parceiro do seu negócio, aprofundando as análises e não se limitando ao preço, por exemplo. Busque referências com quem já trabalhou com a empresa, avalie o conhecimento técnico de quem está do outro lado, enfim, assegure-se de que o fornecedor seja, de fato, competente.

Não analisar múltiplas opções

Por mais que essa análise tenha sido considerada positiva, é importante não limitar as opções, e isso passa diretamente pela observação de outras empresas também. Novamente o exemplo interno: ao abrir uma vaga, você recebe inúmeros currículos e ao determinar os fornecedores, a seleção também deve ser rigorosa.

Dessa forma, você evita surpresas negativas no futuro. A concorrência é a melhor forma de entender se um fornecedor é, de fato, capaz de seguir o planejamento e o que seu e-commerce exige. Quanto mais opções forem analisadas, maiores são as chances de você encontrar o parceiro mais qualificado.

Não ter processos internos alinhados

Mesmo ao escolher um fornecedor que seja qualificado, é preciso pensar que são duas empresas trabalhando em conjunto e cada lado tem seu comportamento e organização interna. Sendo assim, é preciso encontrar uma forma de alinhar os processos e não apenas esperar que tudo funcione sem planejamento.

Prazos, exigências, responsabilidades de cada empresa, enfim, é importante estabelecer as regras do jogo após escolher seu parceiro. Assim, cada lado sabe o que é preciso ser feito para encontrar uma solução que seja benéfica para os dois. Com os processos alinhados, a tendência é que o desempenho do e-commerce seja aprimorado.

Negar o auxílio da tecnologia

A transformação digital chegou e é preciso que as empresas abracem esse movimento. Quem não seguir as principais tendências do mercado tende a ficar para trás, especialmente em um cenário de competição cada vez mais alto. Por isso, procure por software, soluções e ferramentas que otimizem e facilitem o relacionamento entre as duas partes.

Fica muito mais simples monitorar o desempenho de seus fornecedores, identificando se o que foi estabelecido no início do contrato está, de fato, sendo cumprido. Com esse processo de análise mais aprofundado, também fica mais fácil encontrar falhas nas tarefas e encontrar as soluções mais rápidas e eficientes para cada situação.

Quais as 7 dicas para uma boa relação com fornecedores para e-commerce?

Agora que você já sabe como é importante ter muito cuidado na escolha de fornecedores para e-commerce e como eles impactam diretamente o sucesso da sua loja virtual, separamos 7 dicas fundamentais para ter o melhor relacionamento possível com seus parceiros. Confira!

1. Conheça a reputação do negócio

Vivência de mercado não é tudo. Afinal, o fornecedor pode ter décadas de atuação e, apesar disso, não atender bem aos clientes. Portanto, avalie também a reputação que a marca tem. É possível buscar informações em fóruns sobre troca de experiências entre lojistas para conferir depoimentos de quem já adquiriu produtos de fornecedores com quem você pretende fechar negócio.

As mídias sociais também são ótimas aliadas nesse processo. Os canais do YouTube e os grupos do Facebook sempre são úteis para captar críticas de valor. Por fim, acesse páginas como o Proteste e o Reclame Aqui para pesquisar o volume de reclamações, o número de casos solucionados e o assunto que é mais reclamado.

2. Avalie o atendimento

Quando for fazer seu primeiro pedido para testar a qualidade da marca fornecedora, aproveite o momento para avaliar também o atendimento. Essa prestabilidade é importantíssima para momentos de urgência por algum produto específico.

Se o diálogo não for ágil e objetivo já na primeira compra, é bem provável que nas posteriores isso não mude. A atitude e a prontidão do atendente precisam cumprir as demandas do cliente. Por isso, é bom fazer esse teste, simulando eventualidades após a encomenda.

Faça contato e solicite suporte em relação às mercadorias e, inclusive, peça outras informações para observar a proatividade e o nível técnico dos atendentes. Caso você não tenha a atenção devida e não consiga solucionar algum problema, talvez seja o caso de procurar outro fornecedor que o atenda melhor.

3. Crie uma relação amigável

A partir da lista de fornecedores, tente criar um laço de amizade com, pelo menos, dois vendedores de cada marca para formar um vínculo de confiança duradouro. Para isso, escolha momentos mais propícios, como as manhãs das segundas-feiras ou as tardes das sextas, e realize contatos não comerciais para dialogar sobre temas de interesse mútuo.

Ao descobrir do que eles mais gostam, marque os temas para se atualizar e esticar a conversa. Dentro de pouco tempo, essa prática pode transformar-se em uma amizade que pode ser aplicada em prol da empresa. O objetivo aqui não é que você seja frio ou dissimulado. Seja sempre sincero e lembre-se de que os retornos alcançados são apenas consequências das relações construídas.

Ademais, mostre ao seu fornecedor os resultados que ele terá com seu estabelecimento divulgando as mercadorias dele e que o sucesso de ambos é o objetivo dessa aliança. Porém, não fique somente no discurso, faça algo para convencê-lo.

4. Estabeleça uma comunicação clara

Você já ouviu falar do ditado “combinado não sai caro”? Lembre-se dele no momento de negociar com os fornecedores. É indispensável que tudo esteja alinhado, desde as demandas até o preço final.

Informações incompletas deixam a conversa com um tom duvidoso, e isso é muito ruim quando o intuito é fortalecer a confiança entre as partes. Por isso, é preciso que você:

  • esclareça suas dúvidas sempre;
  • elabore um contrato detalhado;
  • faça os pedidos de forma bastante precisa;
  • levante todas as exigências envolvidas.

Com isso, você consegue compreender suas expectativas em relação ao serviço prestado.

5. Elabore um plano de crescimento da parceria

Em um âmbito de crescimento e colaboração conjunta, pensar no longo prazo é essencial. Isso é benéfico tanto do ponto de vista do relacionamento quanto em relação a outras questões como taxas, gestão de estoque, recompras, variações de câmbio etc.

Sendo assim, elabore um planejamento de longa duração e envie-o ao fornecedor. Dessa forma, seu estabelecimento terá uma estimativa de gastos e demandas, o que permite se programar para atender às necessidades dos consumidores com qualidade e prazos factíveis.

Seu parceiro terá em mãos uma previsão de faturamento e requisições (pedidos) a fim de oferecer as melhores condições possíveis para você.

6. Tenha uma carteira diversificada de fornecedores

Depender de poucos parceiros não é nada vantajoso para os negócios, seja no que se refere à questão econômica ou à qualidade do que é adquirido. Evidentemente, é importante firmar contratos de fidelidade, mas ter um plano alternativo e opções no momento de negociar é uma boa saída para problemas que possam surgir no meio do caminho, principalmente quando o assunto é logística.

Contratempos diversos podem ocorrer com os fornecedores, logo, ao ter outros caminhos, o fluxo da empresa não fica prejudicado. Do mesmo modo, a disputa saudável entre as marcas fornecedoras pode ser proveitosa para o negócio.

Aqui, você pode utilizar um software de gestão de compras para gerenciar melhor os fornecedores do mix de produtos que você vende. Com ele, é possível classificá-los de acordo com as prioridades do seu varejo e descobrir quais deles podem prestar socorro em momentos de emergência, o que agiliza suas reações diante de problemas atípicos que surjam eventualmente no meio do caminho.

7. Estude e negocie condições

Estudar cuidadosamente as propostas dos fornecedores (formas de pagamentos, preços, prazos etc.) é crucial. Ao fazer isso, você evita conflitos e aborrecimentos futuros, conservando suas parcerias por mais tempo.

Além disso, esse tipo de negociação precisa sempre ser seguida pela regra ganha-ganha, ou seja, ambos os lados devem concordar com o acordo final. Dessa forma, suas relações durarão mais tempo e renderão diversos benefícios a médio e longo prazos.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, a gestão de fornecedores para e-commerce é vital para o sucesso do seu empreendimento — independentemente de ele ser físico, online ou híbrido. É o que vai garantir a influência competitiva para reagir aos contratempos do mercado. Portanto, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a colocar essas dicas em prática!



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.