Por muito tempo o cenário de vendas da indústria foi o mesmo: os representantes comerciais visitavam os revendedores periodicamente, apresentando os produtos comercializados em um catálogo físico e recolhendo os pedidos de encomenda. O consumidor final só entrava em contato direto com o fornecedor em caso de falhas e dúvidas e a distância nessa relação poderia ser uma grande fonte de atrito na experiência com a marca.
Com a ingressão gradual da indústria no comércio eletrônico as coisas começaram a mudar. Seja para melhorar o relacionamento com os parceiros intermediários ou então como um canal de venda direta aos clientes finais (D2C), o e-commerce se mostrou uma excelente forma de avançar, automatizar e evoluir o processo de vendas de diferentes fabricantes.
No entanto, ainda falta muito a ser explorado por esses produtores em um mercado que faturou R$ 53,2 bilhões em 2018. A entrada da indústria no e-commerce ainda é tímida e muitas empresas ainda têm receio na expansão para esse novo canal de vendas, seja adiando a decisão, seja escolhendo sistemas muito simples e aquém do porte da sua operação.
Já uma análise histórica a partir da base de mais de 800 clientes da Tray Corp apontou que o faturamento médio mensal de e-commerces desse segmento é de R$ 526 mil e o ticket médio de R$ 584.
Assim, para ser bem-sucedido no contexto virtual, não basta ter uma loja virtual: é preciso escolher uma plataforma de e-commerce pronta para atender às demandas de negócios complexos e que já apresente know-how nesse processo. Entre os principais pontos que devem ser observados na hora da escolha, destacam-se o abaixo.
Cases do setor
A melhor de maneira de saber se um sistema está preparado para atender ao que você precisa é conferir se existem outros cases bem-sucedidos de players do mesmo segmento. Essa é uma etapa ainda mais importante em um modelo de negócios tão complexo quanto a indústria.
Suporte B2B + B2C
Mesmo que você deseje fazer vendas online somente para seus revendedores ou então usar esse canal como uma ponte exclusiva com seus clientes finais, é importante saber que você tem a possibilidade de fazer as duas coisas caso deseje no futuro. Aliar o comércio B2B e B2C pode ser uma excelente oportunidade de expansão. Por isso, um sistema que suporte esse modelo híbrido, com certeza, apresenta um diferencial.
Funcionalidades personalizadas
Existem grandes diferenças entre um e-commerce de varejo tradicional e a venda online de uma indústria e, por isso, a plataforma escolhida deve estar pronta para se adequar a essas características. Possibilidade de aprovação de cadastro de clientes, limite mínimo e máximo de produtos por carrinho, faixas diferenciadas de preços, etc., são apenas algumas das funcionalidades que devem estar presentes.
A Tray Corp oferece uma opção de plataforma robusta, escalável e voltada para potencializar as vendas de grandes opções. Para saber mais como ela pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.