Assim como qualquer outro negócio, o e-commerce possui os seus mais diversos desafios, como segurança no pagamento, interface, integração de sistemas e muitos outros. Entretanto, há um, em especial, que insiste em assombrar o varejista virtual: o estoque. Chega um momento na trajetória de todo lojista em que esse pilar estremece e basta uma decisão errada para ruir.
O termo Multi CD quer dizer multi centros de distribuição. Isso nada mais é do que a descentralização do estoque em vários outros, no intuito de otimizar o serviço e atender melhor o consumidor. Atuar nesse modelo é excelente para um e-commerce de abrangência nacional, por exemplo, já que ele favorece a logística e, consequentemente, a satisfação do cliente.
Esse é o tipo de estratégia que enche os olhos de qualquer empreendedor. Afinal, trata-se de um formato moderno e que pode oferecer uma série de benefícios tanto para o negócio como uma melhor experiência para o consumidor final. Contudo, é preciso ter certeza de que o empreendimento está pronto para arcar com as necessidades e custos dessa demanda.
Para entender melhor, pontos de distribuição em diferentes locais exigem galpões ou empresas especializadas nesses serviços, além de transportadoras parceiras em cada base. Toda essa operação gera custos que precisam ser colocados na ponta do lápis e analisados com muita atenção pelo lojista.
Se o valor para a manutenção extrapolar o budget destinado a essa proposta, a melhor opção é deixar para outro momento. Utilizar o sistema no e-commerce requer planejamento para que os custos sejam um investimento, trazendo retorno para o negócio, e não prejuízo.
Há outro ponto que merece bastante atenção na hora de pensar sobre esse modelo: a logística reversa. Um estudo realizado pelo Ebit, em 2017, mostra que 7% das compras são canceladas ou é solicitado um novo produto. Assim, trocas e devoluções são rotina no comércio online. Porém, enquanto lidar com esse processo em um ambiente restrito é simples, na estratégia Multi CD é necessário um pouco mais de planejamento.
Nesse caso, o lojista deve criar um plano de ação dedicado à política de troca e devoluções, capacitando colaboradores e parceiros para prestarem esse atendimento. Ele deve ser ágil o suficiente para que o cliente não tenha receio em realizar uma nova compra na loja. O sistema operacional também precisa estar preparado para gerenciar a entrada e saída de produtos, a fim de evitar a estagnação de determinados itens nos CDs.
Um processo de troca ou devolução mal executado por um único centro de distribuição pode afetar toda a imagem da companhia, comprometendo os esforços para o crescimento do negócio.
Após ler todas essas informações, você pode vir a pensar: “será que essa tática não é para mim?”. Sim, ela é. A estratégia Multi CD acompanha o crescimento das empresas, surgindo naturalmente. Em algum momento a necessidade de múltiplos estoques vai bater na porta do seu e-commerce, e, quando essa hora chegar, você já vai saber tudo o que precisa fazer.
*Publicado originalmente em: E-commerce Brasil.