Com a democratização do acesso à internet, as formas de se comunicar e se relacionar mudaram bastante, tanto para pessoas quanto para marcas. Surgiram novas estratégias e plataformas de interação, como as redes sociais.
Elas se transformaram em grandes aliadas na divulgação de produtos e serviços das lojas virtuais. As ações de marketing no Facebook, no Instagram, no YouTube ou em outras mídias são muito comuns entre as marcas, já que a maioria dos consumidores está presente nesses canais.
Pensando nisso, abordaremos, neste artigo, a importância de trabalhar com redes sociais para e-commerce, destacando as mais indicadas. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!
Importância do Social Media Marketing
Para se destacar entre os concorrentes e oferecer um bom atendimento ao cliente é preciso bem mais do que apenas um negócio bem estruturado. Por isso, o trabalho de divulgação faz uma grande diferença nessa hora.
O Social Media Marketing consiste basicamente no marketing feito nas redes sociais. São todas as ações e técnicas utilizadas para promover e divulgar marcas, produtos e serviços.
Segundo o relatório Social Media Trends de 2017, uma das vantagens de usar as redes sociais é a maior visibilidade online, apontada como um dos maiores benefícios por 83,2% dos entrevistados. Isso porque as mídias atualmente atingem um grande número de usuários.
Quando se trata de planejamento de Inbound e ações de marketing digital, as redes sociais para e-commerce têm um papel extremamente importante. Elas são responsáveis por gerar maior engajamento do público e tráfego e, consequentemente, aumentar as vendas.
Vantagens do uso das redes sociais para e-commerce
Para reforçar a importância dessas ferramentas no e-commerce, separamos algumas vantagens que elas podem trazer. Confira!
Atração de clientes
Por meio das redes sociais, a loja virtual pode conhecer melhor o seu público-alvo, suas preferências e necessidades para, então, se aproximar do cliente que tem interesse nos produtos ou serviços.
Outro benefício importante além de atrair clientes é o poder de segmentação das redes, especialmente nas plataformas de anúncios. Segmentar o público permite o direcionamento dos anúncios, que pode ser feito de acordo com o perfil de compra, os interesses pessoais, as páginas curtidas e as atividades publicadas.
De modo geral, isso ajuda a criar ações mais acertadas e econômicas de marketing e vendas.
Relacionamento
Manter interação exclusivamente comercial é algo que raramente seduz e fideliza os clientes. Com as redes sociais, eles esperam bem mais da empresa do que apenas comprar.
É necessário construir um relacionamento com diálogo, conteúdo e confiabilidade. Esses detalhes tornam a relação com os consumidores mais estreita e humanizada, criando um diferencial para o público.
Nutrição de leads e educação do cliente
A nutrição de leads é uma base para boas conversões de vendas, e utilizar um canal de comunicação para isso, como as redes sociais, é a melhor opção. A prática serve para estabelecer um relacionamento com os consumidores, que futuramente se converterá em vendas.
Um perfil na web que proporciona discussões interessantes e que compartilha conteúdos relevantes para os seguidores ajuda a melhorar a credibilidade da empresa. Esse tipo de comportamento aumenta também o engajamento e a educação do cliente.
Promoção de produtos e da loja
Certamente você já viu várias promoções de produtos nas redes sociais de lojas virtuais que querem chamar a atenção do público. Essa técnica, quando bem aplicada, pode gerar resultados positivos nas vendas, além de tornar a marca ainda mais conhecida no mercado.
Baixo investimento
Sem dúvidas, uma característica comum dessas redes é o custo reduzido, quando comparado aos meios tradicionais de marketing, como propaganda em mídias de massas, como a televisão. Além disso, o investimento pode ser flexível, já que o e-commerce pode escolher em qual ação ou campanha quer investir mais.
Principais redes sociais e suas características
Existem tantas opções de mídias sociais atualmente que pode ser um pouco difícil escolher em qual estar presente. Cada meio apresenta características, finalidades e entraves diferentes. Nesse caso, é necessário conhecer a fundo as possibilidades para acertar na escolha daquela que traz maior potencial para o seu negócio.
O relatório Social Media Trends destaca o Facebook como a principal rede social utilizada entre as empresas brasileiras, com 97,6% delas presentes nele. O Instagram é o segundo colocado com 63,3%, seguido de outras como LinkedIn, Twitter, YouTube e Pinterest. Conheça as principais características de algumas delas!
Essa é a maior rede social do mundo e, por isso, muito importante para o comércio eletrônico. Tem aplicação bem ampla, com postagens de conteúdos em textos, imagens e vídeos, permitindo uma conexão próxima com o público. Além disso, ele oferece a opção de anúncios publicitários pagos, veiculados dentro da plataforma e de outras redes do mesmo grupo, como o Instagram.
O foco do Instagram está voltado para o aspecto visual. A rede é usada para compartilhamento de imagens e vídeos, com grande potencial de engajamento do público. É a mídia ideal para apresentar novos produtos aos consumidores.
YouTube
Plataforma mais popular de veiculação e compartilhamento de vídeos, o YouTube consegue obter grande participação do público por meio dos seus conteúdos, sobretudo devido a forte presença de influenciadores digitais. Nos últimos anos, a rede ganhou muito destaque, pois os conteúdos em vídeos viraram tendência.
Já o LinkedIn é uma rede social empresarial, voltada para um público que deseja estabelecer relações profissionais. Em geral, a plataforma atrai usuários mais formais, mas deve seguir a cultura da empresa e apresentar conteúdos bem segmentados.
Vale ressaltar que não basta pensar somente em vender, é preciso agregar valor para se manter no mercado. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio do Marketing de Conteúdo — uma das principais técnicas usadas pelo social media marketing para chamar e educar os clientes.
Tudo isso por meio de conteúdos como textos, infográficos e vídeos que entregam informações relevantes e constroem um relacionamento com os consumidores. Lembrando que esses conteúdos podem estar inseridos nas redes sociais citadas acima.
Estar presente em todas elas pode ser um pouco complicado e gerar um trabalho desnecessário e improdutivo. Portanto, escolha e seja ativo nas redes mais adequadas à sua loja e público. O perfil traçado do seu cliente ajudará você a escolher a plataforma ideal.
Por fim, fica evidente a importância de utilizar as redes sociais para e-commerce, já que elas são os principais canais de interação com os consumidores no mundo digital e uma das melhores formas de atrair novos clientes.