Nos últimos tempos, vimos cada vez mais novas modalidades de pagamento surgirem de acordo com as novas tendências e comportamentos dos consumidores. E, graças ao desenvolvimento tecnológico, diversas inovações surgem no mercado para se adaptarem cada vez mais às exigências dos clientes, sendo as soluções Buy Now, Pay Later uma delas.
O Buy Now, Pay Later (BNPL ou Compre Agora, Pague Depois em tradução livre) é uma opção que permite o pagamento de produtos e serviços em prestações ao longo do tempo. Como o próprio nome sugere, o cliente compra e paga depois.
Por que o BNPL é uma tendência mundial?
O carnê já existia desde os anos 90 em terras brasileiras e foi, durante muito tempo, uma preferência de pagamento no país. Porém, as soluções de pagamento Buy Now, Pay Later vêm ganhando mais e mais espaço além das fronteiras.
Nos últimos tempos, surgiram uma gama de negócios ao redor do mundo com soluções BNPL para o consumidor final, porém com um diferencial: soluções completamente digitais e voltadas para o e-commerce, diferentemente da versão brasileira.
Segundo uma pesquisa da Worldpay, divulgada pela CNBC, apenas em 2020, as soluções BNPL somaram juntas cerca de US $100 bilhões em transações. E segundo o Monitor do Mercado, a expectativa é que, até 2024, o Buy Now, Pay Later deve alcançar entre 15% e 20% do mercado das vendas on-line.
Como o Buy Now, Pay Later potencializa as vendas de um negócio?
Os dados impressionantes do BNPL mostram a crescente adesão por parte dos lojistas e clientes, isso porque essa modalidade de pagamento é muito vantajosa para ambas as partes.
Aumenta o valor do ticket médio
Soluções Buy Now, Pay Later surgem como uma alternativa de parcelamento, pois o BNPL não interfere no limite do cartão de crédito, possibilitando com que os clientes tenham um maior acesso a produtos e serviços de valores maiores sem a preocupação em relação ao limite estipulado.
Assim, quando os clientes finalizam a compra, o total pode chegar a uma quantia considerável e a possibilidade de dividir a cobrança total sem interferir no cartão de crédito incentiva o cliente a continuar comprando.
Maior flexibilidade na finalização a compra
Como as soluções Buy Now, Pay Later surgem como uma alternativa de pagamento, isso oferece maior flexibilidade financeira e, consequentemente, atinge uma maior gama de clientes.
Isso também faz com que o negócio fidelize cada vez mais consumidores, uma vez que eles já sabem que uma empresa ou comércio oferece uma modalidade de pagamento flexível às necessidades.
Diminui o abandono do carrinho
Em e-commerces e lojas online, é muito comum que pessoas abandonem carrinhos de compra antes mesmo do checkout, isso acontece muitas vezes por falta de opções de pagamento e um checkout pouco transparente. De acordo com um estudo realizado pela Barilliance, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de 77,73%.
Oferecer um checkout transparente com todas as informações claras e opções alternativas de pagamento, além das tradicionais, faz com que clientes sintam mais confiança para finalizar uma compra.
Aumenta o valor da vida do cliente (CLV)
O valor de vida do cliente (ou lifetime value) é o valor de um relacionamento com o consumidor, com base no valor total que uma pessoa gasta em uma loja ao longo de sua vida como um cliente.
Por conta da sua premissa principal, o Buy Now, Pay Later faz com que os clientes estendam seus pagamentos, fazendo com que haja um envolvimento com o negócio por mais tempo, ou seja, isso leva a melhores taxas de retenção desenvolvendo uma relação de confiança e fidelidade à marca e a empresa.
Se mantém competitivo
Como mencionado anteriormente, as soluções Buy Now, Pay Later são uma tendência crescente e cada vez mais negócios estão aderindo a essas modalidades para aumentarem suas vendas e reterem cada vez mais clientes. Por isso, se manter competitivo dentro do mercado e aderir a essa tendência é essencial para que o negócio saia na frente dos concorrentes.
A Business Insider divulgou uma previsão de que as modalidades de pagamento BNPL aumentarão para US$680 bilhões em volume de transações em todo o mundo. E também divulgou uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 13,23% dos US$285 bilhões que a indústria estimava registrar em 2018. Com números tão expressivos, a adoção de soluções Buy Now Pay Later pode fazer com que os negócios faturem mais e saiam na frente em relação à concorrência.
Como foi possível perceber ao longo desse conteúdo, as constantes mudanças no comportamento dos consumidores em relação a compras apresenta diversas oportunidades para os meios de pagamento e, por isso, as opções Buy Now, Pay Later chamam a atenção de consumidores, principalmente os desbancarizados e com pouco limite de crédito.
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