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Para vendas online, o uso do SEO para descrição de produtos é essencial para atrair mais consumidores para a loja virtual. Com a diversidade de ofertas e mercadorias disponíveis na internet, é cada vez mais necessário buscar meios de se destacar.
O SEO é uma estratégia de marketing digital que otimiza o seu conteúdo para buscadores virtuais, como o Google. Isso proporciona o alcance de um maior tráfego orgânico e número de clientes. Dessa forma, é crucial elaborar bem as descrições de itens nas lojas virtuais, para que sejam visualizadas por mais pessoas. Além disso, informações completas também influenciam positivamente a decisão de compra.
Para ajudar você a alcançar melhores resultados e alavancar as vendas, separamos 6 dicas de como aplicar essa técnica na prática e a sua importância para o comércio eletrônico. Continue a leitura e confira!
O que é o SEO?
O nome vem do termo em inglês SEO (Search Engine Optmization), que significa otimização para motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas utilizadas na produção de conteúdo otimizado que vai tornar a sua mercadoria mais visível para sites de buscas, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
O principal objetivo do SEO é atrair mais tráfego orgânico para seu site e, consequentemente, aumentar as vendas a partir da melhoria de seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca.
Por exemplo, quando você está procurando um item específico, a sua busca é direcionada para diversos sites de compras. A maioria dos consumidores acessa somente os primeiros resultados exibidos. Por isso, é tão importante que você trabalhe essa estratégia, a fim de que a sua página esteja entre as primeiras colocadas na pesquisa.
Essas técnicas são aplicadas em várias dimensões do site e são trabalhadas de maneira integrada, com o objetivo de produzir uma exposição desejada nas ferramentas de busca.
Como o SEO para descrição de produtos pode melhorar as vendas online?
Uma boa aplicação de SEO demanda um conteúdo completo e claro, que atenda às necessidades do usuário que que busca aquele termo. Para obter o destaque e a visibilidade necessária para o seu e-commerce, separamos algumas dicas a seguir para colocar em prática, que ajudarão você nesse processo.
1. Utilizar palavras-chave
As palavras-chave são os termos que os usuários vão digitar no campo de busca do site de pesquisa. Elas são as responsáveis por levá-los até o produto. Por isso, é necessário que faça a escolha com cuidado, levando em consideração fatores como o volume de procura e a concorrência.
Aumentar a relevância das palavras-chave na descrição e usá-las no decorrer do texto são estratégias que facilitam a busca e melhoram o posicionamento do site, atraindo mais visitantes.
2. Produzir títulos e descrições criativas
Ser criativo na descrição do produto e produzir conteúdo exclusivo e relevante possibilita que o seu item tenha prioridade para aparecer quando os consumidores realizam pesquisas em buscadores.
Destaque o que o seu produto tem de melhor, foque nas vantagens, nas condições de pagamento e em descrições que sejam criativas e promovam as características e diferenciais da mercadoria.
3. Aplicar as técnicas de SEO nas imagens do produto
Essa também é uma dica relevante. As imagens reforçam as palavras-chaves e otimizam os resultados de busca. Dependendo do segmento, a foto se destaca como um elemento importante para a concretização da venda.
O algoritmo dos buscadores leva em consideração o nome do arquivo, o contexto em que ele está inserido e também o texto alternativo (a tag alt). Por isso, é bom evitar nomes genéricos, como “IMAGEM001”. Use palavras-chaves para salvar as fotos no seu computador, utilizando hífen, como “roupas-para-inverno”.
4. Não replicar conteúdo existente em outros canais
Evite usar descrições já existentes, como aquelas que vem dos fabricantes dos produtos. Isso pode prejudicar o posicionamento de buscas orgânicas. A empresa perde a oportunidade de mostrar o seu diferencial e pode ser retirada do ranking de pesquisa na web.
Dessa maneira, se a sua loja virtual busca um SEO para e-commerce que tenha bons resultados e ofereça vantagens sobre os sites com informações idênticas, livre-se das réplicas e crie textos exclusivos e relevantes.
5. Criar uma boa meta descrição
A meta descrição é aquele texto breve que aparece logo abaixo do título e do link do site, quando aparecem os resultados orgânicos de pesquisa, tendo um limite de 160 caracteres.
Ela precisa apresentar um motivo convincente para que a pessoa decida clicar. É lá que se encontra o resumo da sua página e os benefícios do produto, o que chama a atenção do leitor. Portanto, concentre-se em criar uma boa estratégia e atender às necessidades do cliente.
6. Utilizar ferramentas para garantir a otimização das palavras-chave
Uma maneira fácil de alcançar isso é utilizando ferramentas para pesquisa. Com elas, é possível encontrar e analisar rapidamente diversos termos relevantes, que potencializarão os mecanismos de pesquisa, a publicidade e o marketing, em geral. Podemos destacar:
- Keyword Planner: trata-se de uma ferramenta oferecida pelo Google. O seu principal objetivo é ajudar a encontrar as palavras-chaves adequadas, por meio de estratégias que otimizam o conteúdo;
- Keyword Tool: serve para a pesquisa de palavra-chave cauda longa (long tail), muito útil para buscar novos termos e ranquear nos mecanismos de busca. O seu diferencial se dá pela interface e por ser mais completa;
- UberSuggest: essa também é excelente para busca de termos cauda longa. A sua busca é focada no Google.
Portanto, percebe-se que para ter sucesso nas vendas não basta simplesmente cadastrar as mercadorias nas lojas virtuais e colocar as suas informações de maneira aleatória. É necessária uma estratégia de marketing, além de planejamento e aprimoramento constante para potencializar os resultados.
Nesse contexto, a otimização para os mecanismos de busca se destaca como uma importante prática para facilitar o alcance orgânico do e-commerce e para quem deseja maior visibilidade online. Ele possibilita que a sua loja virtual consiga uma melhor colocação nas páginas de pesquisa e cheguem a seus clientes.
*Artigo publicado originalmente em julho de 2018 e atualizado em março de 2020