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O processo de recrutamento é sempre um grande desafio. A responsabilidade de acertar e trazer os melhores talentos para dentro da sua empresa é enorme. Esse fator ganha ainda mais complexidade quando a contratação que está sendo feita é de profissionais de TI para e-commerce, área que exige muito conhecimento técnico.

E mais do que isso, quem trabalha nesse ramo precisa estar sempre atento às constantes mudanças que ocorrem no setor. Logo, fica fácil perceber que o processo seletivo para essa função precisa de uma estratégia diferenciada.

Se deseja ter acesso a um passo a passo que ensina como contratar os melhores profissionais de TI para e-commerce, continue a leitura e conheça quais são essas dicas!

Anúncio e descrição da vaga

Para atrair candidatos que realmente tenham capacidade de assumir o cargo, é fundamental acertar na forma com que a vaga será anunciada. Afastar os “aventureiros” é essencial para tornar o processo mais simplificado e reunir os melhores concorrentes.

A descrição da oportunidade tem papel preponderante na qualidade do anúncio. Por isso, reunimos algumas dicas de como acertar nessa hora.

Título

Usar títulos precisos é crucial para destacar a sua vaga. Como a missão é atrair os melhores candidatos, deixar isso de lado pode fazer com que eles nem acessem o seu anúncio.

Sendo assim, é importante evitar chamadas muito longas, complexas ou que causem dúvidas.

Além disso, é importante não usar termos enigmáticos como “Analista II”. O uso de nomes assim pode até funcionar internamente para descrever uma possível hierarquia, porém, para quem não conhece a sua empresa, eles ficam bastante confusos.

Nomenclatura da vaga

Visto que já falamos o que não fazer na hora de divulgar a nomenclatura da vaga, é hora de aprender como fazer isso da maneira certa.

Aqui vale um adendo: por mais que exista a necessidade de afastar profissionais que não se adéquem à oportunidade, utilizar nomes mais populares faz com que a sua vaga chame mais atenção, inclusive de quem tem o perfil ideal.

A explicação é que anúncios com nomenclaturas muito diferentes são difíceis de serem pesquisados. Assim, é possível utilizar esse recurso para chamar a atenção e, após isso, dispensar os candidatos inadequados com uma descrição exata da vaga e com a exposição clara das capacidades exigidas para assumir o cargo.

Objetividade

Ao mesmo tempo em que é imprescindível explicar as funções da maneira mais completa possível, é importante também ter objetividade, sem perder a qualidade do anúncio.

O segredo está no poder de síntese. Ao falar somente o necessário sobre cada elemento pertinente à função, é possível ser sucinto e claro sobre as habilidades requeridas para o cargo.

Visão do candidato

Colocar-se no lugar do candidato é uma boa maneira de verificar a qualidade do seu anúncio. Perguntas simples como “Eu mandaria o meu currículo para essa empresa?” e “Consigo entender do que a vaga se trata?” ajudam muito nesse processo de análise.

É recomendado fazer isso antes de divulgar a oportunidade. Assim, é possível fazer os devidos ajustes, casos as respostas para as perguntas acima não sejam as que você deseja.

Com essas dicas, é possível atrair pessoas mais próximas do perfil que você procura. Uma outra possibilidade, também, é fazer cadastro em sites especializados na divulgação desse tipo de vaga, como é o caso do GeekHunter, por exemplo.

Programas de recomendação

Usar Programas de Recomendação não é algo obrigatório para contratar profissionais de TI para e-commerce, mas pode ser um recurso interessante.

A indicação de candidatos, especialmente quando feita pelos colaboradores da empresa, funciona como uma forma de simplificar a busca pelos melhores profissionais. Afinal, contar com ajuda de pessoas que já conhecem o cotidiano do seu negócio é uma ótima maneira de ter mais chances de acerto no processo de seleção.

Vale lembrar que, muitas vezes, os funcionários podem ter certo receio de recomendar alguém por medo de que essa pessoa não “dê certo” na empresa. Para reverter isso, é possível oferecer bonificações caso o profissional indicado pelo colaborador seja contratado.

Qualidade da entrevista

Após atrair os melhores candidatos, é importante ter foco na qualidade da entrevista. Alguns pontos que devem ser observados nesse momento são:

  • observar o comportamento do participante;
  • obter o máximo de informações sobre ele;
  • escutar mais e falar menos;
  • dar exemplos do dia a dia do cargo;
  • avaliar a flexibilidade do candidato.

Por mais que sejam todas medidas simples, o somatório delas é que vai trazer qualidade à sua entrevista. Aplicando-as, é possível identificar os melhores concorrentes e também mantê-los interessados na vaga.

Testes específicos

Por se tratar de uma atuação técnica, verificar o conhecimento na prática é parte do processo. Sabendo disso, é essencial criar testes específicos (programação, desenvolvimento de softwares, criação de escopos, mecanismos de segurança, etc).

Para que isso funcione bem, é fundamental aplicar testes curtos e que permitam examinar a capacidade do candidato.

Como estamos falando de profissionais de TI para e-commerce, é recomendado também analisar a capacidade que eles têm de solucionar problemas, já que oferecer um bom suporte é uma necessidade desse cargo.

Onboarding dentro da empresa

O onboarding nada mais é do que um conjunto de ações que visam a facilitar a adaptação dos contratados. Com ele, é possível reduzir o tempo que um novo funcionário demora para entender a cultura da empresa e assim utilizar todo o seu potencial a favor dela.

Já que toda adaptação precisa de um elemento norteador, será fundamental contar com o apoio dos colaboradores para guiarem o colega durante esse período. Nesse sentido, é preciso indicar os caminhos para que ele possa percorrê-los sozinhos o mais rápido possível.

Aos gestores, cabe conversar semanalmente com esse novo profissional para saber se existe alguma dúvida ou alguma questão que o incomodou.

Os primeiros 30 dias são cruciais para manter um bom colaborador dentro da empresa. Negligenciar esse ponto pode fazer com que o seu comércio eletrônico viva uma verdadeira “dança das cadeiras”, com pessoas desistindo do emprego e outras tendo que ser buscadas no mercado.

Isso só reforça a importância do onboarding, pois, além de facilitar o processo de adaptação, ele mostra, de forma rápida, que a sua empresa é um excelente local para trabalhar. Essa demonstração ajuda a manter o funcionário motivado não só para continuar, mas também para atingir a alta performance.

Usando esse passo a passo, você provavelmente terá sucesso na contratação de profissionais de TI para e-commerce. Agora, basta colocá-lo em prática e assim atrair os melhores talentos para a sua empresa.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.