O crescimento do e-commerce no Brasil é cada vez maior, e foi potencializado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. O aumento dessa demanda deve ser ainda maior a partir do momento que novas ferramentas são utilizadas para facilitar a experiência de compradores e vendedores. A grande novidade do momento é o WhatsApp Pay, que pode revolucionar as formas de pagamento.
De acordo com pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones no Brasil. Imagine, então, reunir um dos canais de comunicação mais utilizados entre o seu público e permitir a realização de pagamentos por ele. É exatamente isso que propõe esse novo recurso, que ainda está em fase de testes em outros países.
Justamente por ainda não ter chegado ao Brasil que é fundamental se preparar sobre o tema. Quais são as vantagens para o lojista? Quais são os benefícios para as pessoas físicas? Qual é o real impacto do WhatsApp Pay no e-commerce brasileiro?
Este artigo vai tirar todas essas dúvidas e adiantar tudo sobre esse recurso, que promete ser tão importante. Continue a leitura e confira.
O que é WhatsApp Pay?
A experiência do usuário é um tópico cada vez mais importante para as lojas virtuais ao planejar as suas ações estratégicas. Não importa o tamanho ou a área, é fundamental entender como melhorar a experiência de quem entra em contato com o seu e-commerce. Sendo assim, o WhatsApp Pay surge para reunir facilidade de se comunicar com clientes e, ao mesmo tempo, finalizar as vendas.
Com tanta concorrência em busca da atenção dos consumidores, é importante não perder tempo ao tentar fechar uma venda. Por que, então, redirecionar o seu cliente para outra página após o contato inicial? O WhatsApp Pay permite que isso seja feito dentro do próprio aplicativo de troca de mensagens. Basta adicionar as informações de pagamento e a função vai ser ativada.
Assim que um cliente entrar em contato com a loja virtual, toda a jornada de compra pode ser iniciada e finalizada por meio do WhatsApp. Os produtos podem ser apresentados, os preços conferidos, as opções avaliadas e, por fim, o comprador pode realizar o pagamento. Mais do que isso, a funcionalidade ainda possibilita a transferência de valores entre pessoas físicas.
Como ele funciona?
Assim como toda a experiência proporcionada no WhatsApp, o recurso para pagamentos também promete simplificar a transferências de valores para pessoas ou empresas. A partir do momento em que a função for liberada no Brasil, o usuário pode cadastrar o seu cartão — com a função de débito — uma única vez para receber ou realizar pagamentos por meio do aplicativo.
Tudo é feito de acordo com as principais leis e regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de diversas camadas de segurança. Uma delas é o PIN ou, até mesmo, a biometria do smartphone, que vão ser solicitados sempre que um pagamento for realizado. Qualquer transação é realizada do sistema de um banco para o outro, garantindo maior segurança.
Para assegurar o maior controle de tudo o que entra e o que sai da sua conta, o WhatsApp Pay disponibiliza um dashboard completo para os usuários. Ou seja, além de poder conferir se um pagamento foi realizado para um determinado contato ao ler a conversa, o histórico de transações também fica disponível.
Como o WhatsApp Pay impacta o e-commerce?
Inicialmente, o aplicativo era voltado apenas para a troca de mensagens entre pessoas físicas,. Seu uso se tornou tão elevado que o Facebook — dono do canal — começou a investir em maneiras de profissionalizá-lo. Tudo começa com o WhatsApp Business, que permite aos lojistas fazerem uma gestão mais eficiente e prática dentro da plataforma.
Um dashboard exclusivo para conferir, por exemplo, total de mensagens enviadas, taxa de leitura, adição de catálogo de ofertas, enfim, tudo o que é preciso para administrar um negócio de forma eficiente. O WhatsApp, portanto, já tinha um impacto considerável no e-commerce brasileiro, adicionando um canal simples e prático para incentivar as vendas.
O WhatsApp Pay, porém, chega para oficializar o uso do aplicativo como uma plataforma de compra e venda de produtos. Por mais que oferecesse recursos, como o catálogo de produtos, nenhuma transação era concluída no mesmo canal. Agora a jornada inteira do consumidor pode ser feita pelo WhatsApp, o que cria mais um canal de venda para os lojistas.
As vantagens são muitas para os dois lados: consumidores e varejo virtual. A ideia é que qualquer transação se torne muito mais fácil, gerando praticidade para quem deseja fazer uma compra e aumentando as chances de conversão de quem deseja vender.
O impacto no e-commerce, portanto, é enorme, já que os lojistas precisam considerar o WhatsApp como mais um canal para realizar vendas. Em um mercado tão concorrido, nenhuma loja virtual pode se dar o luxo de não explorar o principal canal de comunicação do seu público.
Quando essa funcionalidade fica disponível?
A intenção inicial do WhatsApp era lançar a funcionalidade de pagamento ainda em julho de 2020. Por se tratar de uma base muito grande de clientes no cenário brasileiro, o Banco Central (BC) decidiu realizar uma análise mais aprofundada sobre o recurso. O principal motivo para esse cuidado é a cautela em não criar um desequilíbrio no mercado, já que apenas uma empresa entraria como adquirente.
Além disso, o BC lançou recentemente o PIX, método de pagamento instantâneo, o que tirou o foco do WhatsApp Pay. Dentro desse contexto, ainda não existe uma definição sobre a data de lançamento do recurso no Brasil. Enquanto isso, as autoridades brasileiras observam de longe os testes do recurso na Índia, outro mercado em que o aplicativo é bastante popular.
O WhatsApp Pay é, portanto, mais um recurso disponível dentro do aplicativo para otimizar o relacionamento entre lojistas e seus clientes. Por mais que tenha alguns pontos de atenção, é fundamental considerar essa funcionalidade, sendo uma maneira de se atualizar e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência cada vez mais completa e integrada para os seus clientes.