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Na maioria das vezes, um e-commerce não consegue manter o volume de vendas durante todo o ano. Isso porque existem períodos específicos em que os consumidores demonstram maior disposição para comprar, como as datas comemorativas. Nesse sentido, o marketing sazonal surge para maximizar as oportunidades de negócios e, consequentemente, os lucros.

Existem diversas abordagens que podem ser usadas para potencializar as vendas em períodos específicos do ano. A criatividade do lojista deve falar mais alto, de modo que, se ele for ousado e lançar mão de diferenciais, terá grandes chances de se destacar da concorrência e conquistar um público maior.

Se você deseja aumentar os seus conhecimentos sobre marketing sazonal e aumentar os ganhos do seu e-commerce, continue a leitura do nosso artigo.

O que é marketing sazonal?

Quando se adota estratégias de atração e retenção de clientes em datas comemorativas, chamamos isso de marketing sazonal. Vale ressaltar que a sazonalidade é algo que muda bastante, em função do segmento em que o empreendimento atua. Por exemplo, se uma loja virtual vende livros didáticos, a demanda maior de clientes será no início do ano, que é quando os pais costumam comprar o material escolar dos filhos.

Qual a importância?

Quando o lojista está atento às datas sazonais mais gerais, bem como as que são específicas do seu segmento, ele terá condições de se planejar adequadamente, de modo a estar preparado para suportar um volume maior de visitas e vendas na loja virtual.

Essa preocupação em estruturar o negócio faz não só o cliente comprar uma vez, mas que ele queira voltar ao site, seja por meio do remarketing, uma promoção ou um novo produto, por exemplo. O marketing sazonal deve, portanto, abordar todos os aspectos do negócio a fim de trazer os melhores resultados.

Como montar uma estratégia para vender mais?

Montar uma estratégia de marketing sazonal pode ser um grande desafio em um primeiro momento. No entanto, por meio de ações simples, é possível estruturar bem o negócio para receber um volume maior de visitantes em datas comemorativas. Acompanhe as subseções a seguir e veja as dicas que separamos para você.

Crie um cronograma

Como em toda estratégia, o planejamento é o primeiro passo. Nesse sentido, é importante o lojista ter em mente os pedidos de sazonalidade e saber se antecipar. Quanto mais cedo se planeja, maiores as chances de se obter insights importantes que podem ser usados de forma incremental nas ações de marketing.

Uma maneira interessante de usar a sazonalidade a favor do lojista é explorar outras datas além do natal, da páscoa e do dia das mães. Se for criada uma estratégia de marketing voltada para o dia do hambúrguer, por exemplo, as chances dessa campanha ter retorno podem ser grandes.

Por outro lado, se um período não parece ser interessante o suficiente para o marketing sazonal, é possível que isso se torne uma boa oportunidade, desde que o lojista use de sua criatividade e visão. Voltando ao exemplo que citamos do e-commerce de livros didáticos, é possível oferecer oficinas ou outras opções em períodos de poucas vendas, como as férias.

Defina uma mensagem em cada campanha

Ter uma mensagem significa um conteúdo alinhado com a marca e com as expectativas dos consumidores. Além disso, cada data comemorativa significa uma abordagem específica, exigindo uma estratégia bem consistente, no sentido de considerar, por exemplo, o estágio em que o consumidor está no funil de vendas.

Essa informação é crucial na hora de estabelecer comunicação com o potencial cliente. Na hora de criar um e-mail marketing, as chances de aquela mensagem ser aberta e a pessoa realizar uma ação serão maiores. Também é importante investir em cores e imagens que atraiam o público, uma vez que o visual faz toda a diferença na hora de determinar se o consumidor fechará ou não a compra na loja virtual.

Faça parcerias

Parcerias com outras lojas virtuais ou influenciadores digitais são bastante interessantes para impulsionar as vendas sazonais. Vale destacar a importância de procurar um parceiro alinhado em termos de objetivos e, principalmente, que o cliente seja impactado com essa campanha sazonal.

Aproveite as redes sociais

O bom êxito do marketing sazonal nas redes sociais vai muito além de a loja virtual ter um perfil. É preciso interagir e se comunicar com o público de forma clara, com uma mensagem atraente e que vá de encontro aos anseios dos consumidores.

Outra característica importante das redes sociais é a diversidade com que os conteúdos podem ser explorados. Cada plataforma tem uma abordagem diferenciada, cabendo ao lojista identificar onde está o seu público, bem como se adequar às particularidades de cada rede social.

O YouTube, por exemplo, é focado em vídeos que, no caso de anúncios, precisam ser curtos e objetivos. Já o Instagram tem um apelo mais visual, predominando o uso de imagens. Além disso, o uso de estratégias como o omnichannel também podem ser bastante efetivas no marketing sazonal, uma vez que ele integra vários pontos de contato do consumidor com a loja virtual, melhorando a sua experiência de compra.

Monitore e analise os resultados

O acompanhamento das métricas é essencial para se determinar se a campanha de marketing está trazendo resultado ou não. Entre as principais, podemos citar:

  • ticket médio: é calculado dividindo o volume de vendas em um período pela quantidade de clientes;
  • Lifetime Value: produto entre o ticket médio, o número de vezes que o cliente compra e o tempo de relacionamento;
  • ROI ou retorno sobre investimento: é o quociente da receita menos o custo dividido pelo custo;
  • taxa de conversão: razão entre a quantidade de pessoas que fizeram uma ação pelo total que teve contato com a ação.

O marketing sazonal requer que o e-commerce esteja atento às datas comemorativas tradicionais, bem como outras que possam ser exploradas. Além de um cronograma feito com antecedência, é preciso também que a mensagem seja clara, usando elementos visuais condizentes com a data comemorativa. Por fim, acompanhar métricas permite identificar se a estratégia está de acordo com o que foi planejado.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.