As datas comemorativas são excelentes oportunidades de conquistar novos consumidores e alavancar as vendas do comércio eletrônico. No primeiro trimestre do ano, uma das celebrações que vêm ganhando cada vez mais espaço é o Dia do Consumidor.
Em sua sexta edição oficial no Brasil, a data pretende movimentar o e-commerce e trazer excelentes resultados. Ela normalmente é comemorada no dia 15 de março, mas algumas lojas estendem o período para uma semana inteira no calendário de promoções.
Para saber mais sobre como a sua loja virtual pode explorar essa possibilidade, continue a leitura.
Como surgiu o Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor foi criado pelo presidente norte-americano John Kennedy, em 1962, sendo reconhecido oficialmente pela ONU posteriormente. Embora atualmente tenha um caráter de promoções e incentivos às compras, tal qual a Black Friday, a data foi concebida inicialmente com o objetivo de celebrar a importância dos direitos do consumidor.
Entre os pontos principais levantados pelo presidente em relação aos clientes, estão:
- direito à segurança;
- direito à informação;
- direito à escolha;
- direito a ser ouvido.
Esses elementos estão presentes nas duas principais legislações que resguardam os consumidores no Brasil, a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, também conhecida como Código de Defesa ao Consumidor (CDC), e o Decreto nº 7.962, de 15 de março de 2013, que trata especificamente sobre o comércio eletrônico e que, por isso, foi denominada Lei do E-commerce.
Quais os benefícios de celebrar o Dia do Consumidor em seu e-commerce
Um dia dedicado ao consumidor faz com que ele se sinta importante e valioso, sendo que esse reconhecimento pode se refletir em vendas e, principalmente, fidelização. Além disso, quando o e-commerce aposta em estratégias com foco em transformação digital para essa data, os resultados podem ser excelentes, gerando a divulgação espontânea e gratuita do negócio para outras pessoas por parte dos clientes.
Logo, o lojista tem a oportunidade de reduzir o chamado CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e obter margens de lucro ainda maiores. Consequentemente, o e-commerce pode expandir as suas operações sem que as despesas cresçam na mesma proporção. Também podemos citar como benefício o aumento da competitividade da empresa no mercado, uma vez que, quanto mais alinhada com as tendências tecnológicas, maiores as chances de a marca se destacar dos concorrentes.
Oportunidade para aquecer o comércio
No Brasil, a celebração desse dia começou a ganhar espaço a partir de 2014, por meio de uma campanha do site de comparação de preços Buscapé. A popularidade foi aumentando com o tempo, passando a fazer parte do calendário promocional do comércio eletrônico.
Um dos principais chamarizes do evento é movimentar as vendas no primeiro trimestre do ano. Isso porque ele normalmente apresenta certa baixa em relação a outros períodos que têm comemorações mais expressivas, como o Dia das Mães, a Black Friday e o Natal.
Muitas lojas promovem a Semana do Consumidor nas proximidades do dia 15 e concentram as maiores promoções na data exata. Por isso, quem deseja aproveitar a ocasião para vender mais deve se preparar desde cedo.
Para ajudar nisso, separamos algumas dicas especiais sobre como aproveitar o Dia do Consumidor 2020 para alavancar as vendas do seu e-commerce.
Como aproveitar o Dia do Consumidor em 2021
1. Seja transparente e honesto
Essa é uma dica fundamental para o exercício do comércio eletrônico em qualquer época, mas que ganha uma importância ainda maior em uma data que busca celebrar os direitos dos consumidores.
De nada adianta conquistar uma venda usando artifícios ou enganando o seu público e depois ter a reputação da sua marca prejudicada. Tal prática era muito comum no início da Black Friday no país, o que fez com que ela ficasse conhecida pejorativamente como “black fraude”.
Assim, além de promover descontos reais em vez do “tudo pela metade do dobro”, é importante conhecer a legislação vigente, estabelecendo uma relação de confiança e transparência com seu público. Mesmo que essa possa ser uma alternativa mais cara, ela é capaz de incentivar a fidelização de clientes e o crescimento sustentável da sua loja virtual a longo prazo.
Para isso, é fundamental observar os seguintes pontos:
- disponibilizar todas as informações de maneira clara, tanto legais — como o CNPJ e o endereço físico da empresa — quanto as relacionadas às compras, como possíveis taxas e valor de frete antes mesmo do fechamento do pedido;
- oferecer um atendimento humanizado e empático, que busque verdadeiramente responder às dúvidas do consumidor e ajudá-lo a ter a melhor experiência possível;
- garantir o direito de arrependimento, que é previsto por lei durante o prazo de 7 dias após o recebimento do produto pelo cliente. Além de estruturar uma logística reversa de qualidade, é importante deixar todas as informações sobre o processo de maneira clara e inteligível no site. Não veja essa situação como um custo extra, mas como uma oportunidade de encantamento e fidelização.
2. Planeje-se bastante
Como toda data que movimenta o e-commerce, o segredo para obter sucesso é o planejamento. Isso porque é necessário se preparar para atender ao aumento da demanda.
Isso inclui as negociações com fornecedores, a fim de garantir boas promoções sem comprometer as margens de lucro, e com transportadoras, para que todos os pedidos sejam entregues no prazo. Além disso, é preciso se certificar de que o servidor do seu e-commerce é capaz de suportar o aumento do número de acessos, evitando quedas e instabilidades durante o período.
Por fim, quem deseja sair na frente precisa lançar campanhas promocionais com antecedência que chamem a atenção do público e façam com que eles se preparem para os descontos que virão.
3. Faça uma comunicação personalizada
Hotsites customizados, campanhas de newsletters, anúncios em mídias sociais: estas são apenas algumas das ações comunicacionais que podem ser empreendidas nessa data.
Visto que o Dia do Consumidor ainda não é tão conhecido como outros eventos comemorativos, é fundamental despertar a atenção dos clientes para essa oportunidade.
Segundo um levantamento feito pelo Google, apenas 30% dos entrevistados conheciam a data. No entanto, após serem apresentados a ela, 81% afirmaram que pretendem fazer compras nessa oportunidade.
4. Tenha foco total no mobile commerce
A tendência é que mais pessoas façam transações online pelo celular. Isso implica em sites que sejam responsivos para dispositivos móveis, de modo que os usuários tenham uma boa experiência de navegação. Investir em meios de reduzir o tempo de carregamento das páginas, por exemplo, é uma excelente forma de aumentar as chances de vendas do e-commerce pelos smartphones.
5. Ofereça meios de pagamento
Além dos meios tradicionais, como cartão e boleto, surgiu recentemente o Pix, uma solução desenvolvida pelo Banco Central do Brasil e que funciona semelhantemente ao TED e ao DOC bancário. A diferença é que o Pix pode ser usado em qualquer dia e horário, inclusive em feriados, permitindo que as transações ocorram em segundos e de forma segura.
Inserir essa opção no e-commerce representa uma facilidade a mais para o consumidor, principalmente os que não têm cartão de crédito ou débito. O Pix também é bastante vantajoso ao lojista, uma vez que ele pode reduzir alguns custos, como taxas referentes às operadoras e bandeiras de cartão. As transações ocorrem por meio de chaves que são definidas pelos usuários do sistema, que podem ser o nome, o telefone ou o e-mail, por exemplo.
6. Aposte em Shoppable
O Shoppable é um conceito que tem se popularizado nas vendas online e consiste em meios de encurtar os passos do consumidor até a finalização de uma compra. Várias empresas conhecidas do mercado já adotam essa prática, como a Amazon, que usa o Shoppable para fidelizar os seus clientes por meio de uma experiência mais rápida a partir da segunda transação.
Outro exemplo de uso do Shoppable é o Instagram Shopping, em que os usuários da plataforma podem comprar diversos produtos de forma rápida e segura, sem precisar instalar nenhum aplicativo no celular ou acessar algum marketplace.
7. Adapte seu site para o voice commerce
Assim como as casas inteligentes, cujos aparelhos internos respondem a comandos de voz, o voice commerce tem se tornado uma tendência no comércio virtual. Seu objetivo é trazer praticidade e facilidade aos consumidores quando eles precisarem comprar algo pela Internet.
Os principais assistentes de voz que conhecemos são a Cortana, da Microsoft, o Assistant, da Google, e a Siri, da Apple. Para que o lojista possa usar o voice commerce no seu negócio, é preciso observar os seguintes fatores:
- segurança, pois é preciso que os usuários tenham a certeza de que os dados passados por comandos de voz fiquem protegidos de extravios e ameaças virtuais;
- APIs, que devem ser configuradas para que o voice commerce consiga se comunicar com outros sistemas e promover uma compra rápida e satisfatória aos consumidores;
- SEO, estratégia de otimização de busca que pode ser adotada na descrição dos produtos a serem falados pelos clientes no voice commerce.
8. Ofereça compras personalizadas
Existe a possibilidade de o consumidor personalizar suas compras em uma loja virtual e a tendência é que um leque cada vez maior de produtos possa ser customizado. Apesar de ser uma oportunidade de negócios, a personalização exige atenção redobrada, pois não há espaços para falhas.
Imagine a frustração de solicitar um item exclusivo e não receber o pedido por causa da falta de materiais específicos ou outro tipo de falha na produção? Isso afastaria o consumidor definitivamente de um e-commerce. Portanto, é fundamental acompanhar de perto os processos que envolvem essa modalidade.
9. Desenvolva uma estratégia de re-commerce
Muitas pessoas estão passando por situações que envolvem a redução do poder aquisitivo. Dito isso, o re-commerce consiste em um meio de comercializar na Internet itens de segunda mão com um preço mais acessível que os produtos novos.
Além disso, o re-commerce tem um apelo ao sustentável, uma vez que os produtos vendidos em plataformas como o Enjoei deixam de ser descartados e passam a ser usados novamente — como móveis, roupas e sapatos.
10. Proporcione uma experiência interativa
Mesmo que o consumidor não esteja em uma loja física, é possível ter certo grau de interatividade e experiência em e-commerces por meio de uma tecnologia cada vez mais popular chamada realidade virtual. Em outras palavras, com esse recurso uma pessoa pode experimentar, por exemplo, uma roupa ou um sapato sem precisar sair de casa.
11. Invista em Inteligência Artificial e Big Data
Ambos estão dominando cada vez mais o mercado, marcando presença forte no segmento de e-commerce. Com a imensidão de dados gerados todos os dias, é preciso que as empresas consigam meios de processá-los, de modo a transformar registros aparentemente disformes e sem correlação em informação útil e estratégica para o negócio.
Dessa forma, é possível captar não só os hábitos e preferências dos consumidores no presente, mas também identificar comportamentos futuros por meio das chamadas análises preditivas.
Tanto a Inteligência Artificial como o Big Data são úteis para oferecer experiências personalizadas para o público durante o Dia do Consumidor. Em outras palavras, existem algoritmos que processam dados referentes ao histórico de navegação dos usuários em uma loja virtual, de modo que eles passem a receber ofertas cada vez mais alinhadas aos seus perfis e às suas necessidades.
12. Disponibilize um clube de assinatura
O clube de assinatura é um modelo de negócios que tem como principais vantagens a venda recorrente e a fidelização dos clientes. Por meio de um pagamento que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual é possível oferecer aos consumidores produtos com elevado grau de personalização e valor agregado. Isso contribui para que a loja virtual tenha um fluxo contínuo de receita, o que é de grande importância para o crescimento do negócio e comercialização de um mix cada vez maior de produtos.
Seguindo essas dicas, é possível se preparar para o Dia do Consumidor 2020 e obter excelentes resultados em sua loja virtual. Tenha em mente os valores apresentados para cada estratégia, prezando sempre pela honestidade nas ações e contando com recursos tecnológicos capazes de automatizar e facilitar a execução do seu planejamento.
*Artigo publicado originalmente em agosto de 2021 e atualizado em maio de 2021.