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Diferentes áreas do mercado estão sujeitas a adaptações oriundas das novas tecnologias e também dos novos hábitos de consumo que vão sendo adotados pela sociedade. Quem não se ajustar estará fadado a ter problemas na comunicação com seus clientes. Por isso, você não pode deixar de entender o que é Mobile First.

Nos últimos tempos, muitos gestores estão se surpreendendo pela forma como esse conceito vem impactando o comércio eletrônico, sobretudo pelo crescimento da utilização dos dispositivos móveis em diversas situações da vida do consumidor moderno. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre esse tema!

O que é Mobile First?

De uma maneira mais simplificada, o Mobile First é um conceito aplicado em projetos de internet nos quais os focos iniciais da arquitetura de web design e do desenvolvimento são direcionados para os dispositivos móveis. Com o passar do tempo, isso vai sendo cada vez mais importante em nossa sociedade.

Nos últimos anos, houve um rápido crescimento da utilização de smartphones e de outros dispositivos móveis, como os tablets, sendo empregados nas mais diversas situações da rotina dos consumidores modernos, causando um impacto poderoso, principalmente, no cenário do e-commerce.

O uso da técnica vem se popularizando cada vez mais entre profissionais de marketing e tecnologia, que direcionam projetos para os aparelhos de celular prioritariamente e, somente depois, para outras plataformas, como o desktop. Dessa maneira, cumpre-se com maestria o que sugere a tradução literal do termo: móvel primeiro.

Qual é o processo de Mobile First hoje em dia?

Há alguns anos, era natural que empresas e web designers desenvolvessem seus sites e seus conteúdos pensando primeiro nos computadores de mesa, afinal, era por meio desse tipo de plataforma que tudo seria prioritariamente visualizado. Somente a partir daí é que o conteúdo seria adaptado para atender à demanda dos dispositivos móveis.

Com o advento do Mobile First, no entanto, os papéis se inverteram. Para boa parte das pessoas ao redor do mundo, os smartphones se tornaram a tela inicial para o contato com a internet, fazendo com que os desktops, agora, passem a receber uma derivação do que foi arquitetado para os celulares ou tablets.

Por que um e-commerce deve investir em Mobile First?

Em linhas gerais, os e-commerces podem ser considerados como a vanguarda do varejo atualmente, visto que os públicos mais ativos, usualmente, buscam primeiro os seus produtos via internet. Diante desse contexto, não é difícil perceber que investir em Mobile First é algo que pode trazer excelentes resultados.

O Brasil, por exemplo, é o país com mais smartphones conectados da América Latina e, por incrível que pareça, a tendência é que esse número não pare de crescer. Quando você tem um site e um conteúdo voltado para esse público, portanto, você atende melhor a essa demanda e aprimora a experiência que esse consumidor tem com a sua marca.

Não podemos deixar de perceber que essa nova realidade chegou a cunhar um novo termo: Mobile Only. Ele se refere àquelas pessoas que só utilizam o smartphone ou o tablet para navegar pela internet e, no Brasil, elas já representam quase 30% dos usuários.

Um gestor estratégico deve potencializar seus conteúdos, destacando os assuntos mais relevantes e otimizando processos com as ferramentas disponibilizadas, com o foco dos seus projetos da web prioritariamente em dispositivos móveis. Ou seja, entender que pensar no mobile como prioridade é uma necessidade urgente do mercado atual.

Quais são as vantagens de investir em Mobile First?

Algumas consequências de se ter um mindset com foco nos dispositivos móveis incluem:

A experiência do cliente fica agradável

Definitivamente, uma das vantagens de investir em Mobile First é que a experiência do cliente fica muito melhor. Como isso é um diferencial muito importante no mercado de hoje, essa tática pode trazer excelentes resultados para o seu negócio, especialmente se a base da sua operação estiver na internet, como no caso dos e-commerces.

O desenvolvimento de um site voltado para dispositivos móveis garantirá uma visita mais completa, informativa e agradável para o usuário que acesse seu endereço diretamente pelo celular. A sua página ficará cada vez mais limpa, funcional e visualmente agradável.

O ranqueamento no Google melhora

Quem trabalha com e-commerce sabe muito bem que o ranqueamento nos buscadores da internet é um fator preponderante para o sucesso de vendas e a atração de novos clientes, sobretudo quando pensamos no Google, que é a maior página do gênero. O Mobile First, nesse contexto, também é vantajoso e melhora o posicionamento.

A partir de 2018, os formatos de indexação e da classificação do ranking nessas plataformas passaram a considerar a velocidade de carregamento dos sites mobile, visto que o número de acessos por dispositivos móveis superou os feitos por desktops. Ou seja, quem tem o site de sua empresa otimizado para os dispositivos móveis sai na frente e se destaca nas buscas.

A sua marca ganha mais credibilidade

Apostar em estratégias de Mobile First também ajuda no aumento da credibilidade da sua marca. Nos dias de hoje, isso pode estar diretamente relacionado com uma boa experiência dos clientes no seu site enquanto estão acessando os conteúdos dos seus dispostos móveis, sobretudo em smartphones.

O carregamento de páginas fica otimizado

Você também não pode deixar de considerar que, no caso dos desktops, as pessoas costumam acessar os conteúdos com mais calma, geralmente em casa e conectados com redes de banda larga. Já nos dispositivos móveis, os usuários tendem a acessar o site fora de casa e tudo precisa ser feito de uma maneira ainda mais rápida e imediata.

No Mobile First, os desenvolvedores buscam soluções para carregamentos de página mais velozes, eliminado as informações menos relevantes e focando na exibição propriamente dita, criando endereços mais leves e que carregam de forma progressiva e funcional. Esse é o cenário perfeito para destacar apenas o que é essencial.

Como você pode ver, o Mobile First é uma tendência imprescindível no cenário atual e que deve aumentar cada vez mais com o passar dos anos e o aprimoramento das tecnologias de dispositivos móveis. Por isso, não deixe a sua empresa de fora dessa tendência e ganhe o espaço que você merece no mercado.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.