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O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é um dos mais poderosos indicadores para medir o retorno do investimento feito para gerar mais vendas. Se você não sabe o que é CAC e como ele se aplica no e-commerce, fique tranquilo. Explicaremos tudo o que você precisa saber sobre ele.

A fórmula mais usada para calculá-lo é a seguinte: investimento em marketing + investimento em vendas/número de novos clientes obtidos. A aplicação dessa fórmula deve considerar alguns pontos como a definição de um período analisado e todos os gastos feitos nele para angariar clientes.

Assim, você obtém o CAC e pode realizar algumas ações para melhorá-lo. Vamos a elas? Conheça as principais neste artigo!

Layout focado em conversão

Ter o layout focado em conversão é uma ótima forma de diminuir o CAC por diversos motivos. Um deles é um fechamento maior de vendas, efeito natural da geração de uma melhor experiência.

Vamos considerar a seguinte situação: foi criada uma campanha de anúncios pagos para divulgar uma loja virtual. Depois de avaliar os resultados, percebeu-se que somente 3 de cada 5000 visitantes realizava uma compra.

Diante disso, notam-se duas coisas: a experiência no site não está contribuindo para gerar números melhores e será preciso aumentar a conversão para diminuir o CAC, visto que os 3 clientes obtidos a cada 5000 visitas acabam custando muito caro para a empresa.

Algumas dicas para criar um layout focado em conversão, e com isso melhorar o CAC, são:

  • evitar distrações para o cliente, como textos longos e muitos elementos visuais;
  • focar em CTAs objetivas e fáceis de serem realizadas;
  • selecionar bem as cores, buscando criar um padrão que facilite a visualização do conteúdo;
  • valorizar o público mobile e utilizar um layout otimizado que ofereça uma ótima qualidade de navegação nos dispositivos móveis.

Estratégias de recuperação do carrinho

Infelizmente, o abandono de carrinho ainda é muito comum no âmbito das lojas virtuais. Sistemas de pagamento que não passam credibilidade, dificuldade de realizar o checkout, falta de clareza nas informações, surpresas negativas com custos adicionais (frete alto, por exemplo).Tudo isso contribui para que o abandono aconteça.

Estar ciente desses motivos mostra que aprender o que é CAC no e-commerce exige conhecimento sobre o processo geral de vendas e do funcionamento do site como um todo. E são conceitos oriundos desses dois itens que ajudam a entender o que precisa ser feito para criar estratégias eficazes de recuperação do carrinho. Veja algumas!

Simplifique o checkout

O checkout descomplicado é um grande aliado para se obter uma maior conversão. Algumas lojas virtuais não valorizam isso e acabam complicando algo que pode/deve ser resolvido em poucos cliques.

A intuitividade do processo é outro fator de extrema relevância no checkout, pois em caso de dúvidas, é forte a tendência do cliente abandonar o carrinho e não finalizar a compra.

É importante compreender que ninguém gosta de preencher longos cadastros e que é preciso solicitar somente os dados necessários para identificar o cliente, gerar um login e obter o endereço de envio.

Os meios de pagamentos escolhidos, além de passarem credibilidade, também devem seguir essa mesma cartilha e permitirem o fácil preenchimento dos dados.

Utilize a força do e-mail

O e-mail é ótimo para ajudar a diminuir a taxa de carrinhos abandonados. Um e-mail enviado já é o suficiente para relembrar o cliente de que aquela compra não foi concluída e assim aproveitar o interesse que, em muitos casos, permanece.

Porém, uma simples lembrança não é o suficiente na maioria das vezes. O ideal é oferecer ao consumidor alguma vantagem para que ele finalize a compra, como algum desconto ou outro benefício.

Nesses casos, conceder um desconto não é perder dinheiro, mas recuperar uma venda que vai influenciar no resultado final tanto da conversão como do CAC, mostrando a importância dessa estratégia de recuperação do carrinho.

Obtenha o feedback dos usuários

Obter o feedback dos usuários é um ato que muitos e-commerces não praticam e acabam perdendo bastante com a ausência dessas informações. Saber como eles estão avaliando a jornada de compra, em especial no que diz respeito à conclusão, é ter acesso a dados valiosos para proporcionar uma experiência de compra melhor para os clientes

Uma dica interessante é realizar pesquisas por e-mail, nas quais o consumidor obtém algum benefício para respondê-las. A ação ajuda a criar uma pesquisa bem segmentada e a obter dados reais para fazer as devidas melhorias e, por meio delas, evitar ou minimizar o abandono do carrinho.

Otimização de anúncios pagos

A disputa por tráfego é grande, seja ele orgânico ou pago. Sobre o último caso, o processo de otimização precisa ser feito de forma constante para diminuir o valor do CAC no e-commerce.

Aliás, o retorno desses anúncios é uma das maneiras mais objetivas de compreender o que é CAC e o quanto ele está influenciando no lucro final do negócio. Por isso, é recomendado utilizar as métricas de marketing digital para avaliar os resultados da campanha e dessa forma otimizá-las.

Esses indicadores podem indicar questões importantes, como perfil dos visitantes e horários de maior acesso. Esses dados ajudam a criar campanhas focadas em atrair pessoas verdadeiramente interessadas no que o seu negócio oferece e também a usar os recursos de forma mais inteligente.

É esse gerenciamento correto do investimento que faz a diferença em termos de CAC, então a inteligência estratégica é mais relevante do que ter altos valores para investir na campanha, pois esse último fator não é sinônimo de sucesso.

Seleção das ferramentas de marketing

Tão importante quanto aprender o que é CAC é saber escolher as ferramentas corretas de marketing para e-commerce, afinal elas influenciam de forma significativa os resultados obtidos.

Há e-commerces que conseguem grandes resultados com e-mail-marketing, outros com as redes sociais e assim por diante. Nesse sentido, não existe uma resposta definitiva, pois isso depende de cada caso.

Vale lembrar que, na hora de selecionar as ferramentas, é bom utilizar aquelas que atuam de forma complementar na sua estratégia. Algumas podem ser mais formais, outras mais interativas. Há também aquelas com caráter informativo e as que permitem ir direto ao ponto.

A escolha vai depender da observação do que funciona melhor no seu e-commerce e como o seu negócio tira proveito dos benefícios que elas proporcionam. Selecionar as ferramentas corretas possibilita  eliminar gastos com as que não geram resultados e melhorar o CAC com essa otimização.

Compreender o que é CAC permite montar uma estratégia mais completa, focada na obtenção de resultados e, consequentemente, em uma lucratividade maior. Cabe mencionar que esse monitoramento de resultados no e-commerce precisa ser constante, porque as mudanças no mercado podem afetar tanto o CAC como outros indicadores.

Felipe Sampaio

Felipe Sampaio

Especialista em mídias digitais pagas, empreendedor e freelancer, é fascinado por marketing e por tirar projetos do papel. Viciado em aprendizado, acredita no autodidatismo acima de qualquer modelo tradicional de ensino.