Skip to main content

Para quem busca melhorar a performance e, consequentemente, o faturamento da loja virtual, é importante investir em estratégias para otimizar o processo de checkout do e-commerce. Com um carrinho de compras inteligente, por exemplo, você oferece uma experiência mais positiva ao usuário e aumenta a sua taxa de conversão.

Afinal, com uma concorrência cada vez maior pela atenção — e pelos recursos — dos consumidores, é preciso estar sempre atento às ferramentas mais modernas e eficientes do mercado para garantir a competitividade do seu negócio. Com o uso adequado dessas soluções, é possível aumentar as suas vendas ao final de cada mês.

Portanto, confira algumas dicas para tornar esses processos mais eficientes e produtivos dentro da sua empresa. É só continuar a leitura deste artigo para entender como um carrinho de compras otimizado pode garantir melhores resultados para o seu e-commerce!

Quais ações colocar em prática para aumentar a taxa de conversão?

Hoje em dia, é essencial encontrar maneiras de oferecer os melhores serviços para os seus consumidores. Afinal, basta uma experiência negativa para que o usuário busque um concorrente. Por isso, coloque as nossas dicas abaixo em prática, garanta a melhor experiência possível para o seu cliente e aumente a sua taxa de conversão.

Encurte o caminho para a compra

O mundo digital oferece diversas distrações para o consumidor e, justamente por isso, é fundamental tornar o caminho para a compra o mais curto e direto possível. Sem enrolações e seguindo caminhos práticos, o objetivo é fazer com que o cliente não se distraia e abandone a sua página em um momento tão importante para a sua loja.

Para isso, planeje o layout da sua página de maneira simples e prática, permitindo, por exemplo, que o cliente selecione o produto desejado e, facilmente, consiga chegar à página de pagamento sem a necessidade de longos cadastros. Ao deixar a experiência de compra mais simples e fácil de ser realizada, a tendência é conseguir um aumento da taxa de conversão.

Deixe as informações bem-apresentadas

Durante o processo de compra, criar dúvidas na cabeça do consumidor pode ser um empecilho para que você consiga mais uma conversão. Por isso, garanta que as informações do seu site estejam sempre claras e objetivas, tanto em relação aos métodos e condições de pagamento, quanto à descrição dos produtos.

Permita que o cliente tenha facilidade para abrir o seu carrinho de compras para conferir ou escolher outros itens, por exemplo.

O layout do seu site precisa ser responsivo, voltado para que o cliente encontre tudo o que ele precisa de forma simples e fácil, sem precisar perder muito tempo para procurar o que precisa.

Para conseguir colocar essa ideia em prática, é importante conhecer a fundo o seu consumidor para saber mais precisamente quais informações são fundamentais para que ele realize a compra com segurança.

Facilite as informações de pagamento

Um fator que pode ser um diferencial para a sua empresa conseguir mais conversões é oferecer diversos métodos de pagamento. De acordo com o perfil do seu cliente, você pode definir, de maneira mais precisa, quais as formas que você deve disponibilizar em sua plataforma.

Segundo um levantamento realizado pelo Baymard Institute, 6% das pessoas desistem de uma compra pela falta de meios de pagamento que as atendessem.

Por isso, é fundamental que essas informações estejam claras para que o consumidor saiba exatamente quais as formas de pagamento disponíveis e os tipos de parcelamento que a sua loja virtual oferece.

Incentive a decisão de compra

Muitas vezes, o cliente precisa apenas de uma ajuda para concluir a compra, um fator que faça com que ele se sinta mais seguro para finalizar o pagamento. Portanto, é importante que você forneça o máximo de informações possíveis sobre aquele produto, serviço ou mesmo a sua empresa para que ele se sinta confortável para investir os recursos na sua loja virtual.

Por isso, investir em conteúdos relevantes pode se tornar um fator decisivo para realizar uma conversão. Disponibilizar um espaço para que outros usuários comentem suas experiências com aquele produto, por exemplo, é uma ótima opção. Às vezes, uma dúvida pode ser respondida por um dos seus próprios clientes ao dedicar um espaço em sua página exclusivamente para reviews e avaliações.

Ofereça um ambiente seguro ao cliente

No mundo digital, é muito comum que os usuários tenham um grande receio em realizar uma compra por não sentir segurança em um site. Seja por um layout confuso e pouco atraente ou por poucas informações disponíveis sobre os métodos de pagamento ou a descrição de um produto. É preciso garantir que o consumidor se sinta confortável o suficiente para disponibilizar os seus dados com a sua empresa.

Tenha certeza de que os seus produtos sejam descritos com informações bem detalhadas, com as especificidades de cada item e imagens de qualidade e, mais importante, que retratem a realidade. Além disso, garanta que o seu site tenha todos os certificados e selos de segurança para mostrar ao cliente que aquele é um ambiente seguro.

Reduza as etapas e requisitos do carrinho

Muitas perguntas e etapas de cadastro acabam afastando o consumidor do momento da finalização da compra. É preciso ser o mais prático possível, garantir que você tenha uma solução de carrinho de compras inteligente, por exemplo, permitindo que o cadastro seja feito a partir das informações de alguma de suas redes sociais.

Solicitando apenas os dados necessários para o pagamento e a entrega do produto, você elimina diversas etapas que poderiam representar um tempo muito grande para que o cliente repense aquela compra. Com esse processo mais simples e menos burocrático, as chances de desistência diminuem e, consequentemente, as suas vendas aumentam.

Quando falamos nas vendas de uma loja virtual, não basta oferecer produtos de qualidade e um preço acessível para registrar números satisfatórios. Ficou evidente, portanto, como é fundamental investir em ferramentas e soluções para tornar as etapas referentes ao processo de finalização do pedido em sua loja virtual mais otimizadas.

Afinal, os motivos de abandono de carrinho de compras são diversos e é preciso se prevenir em diferentes frentes para garantir uma experiência positiva do usuário,

Por fim, é fundamental destacar que para que isso aconteça, é preciso contar com uma plataforma de e-commerce de alta performance, que ofereça as possibilidades para configurar um carrinho e checkout mais inteligentes.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.