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O comércio eletrônico brasileiro passa por um período de consolidação. Ao mesmo tempo que alguns players já encontraram seu caminho nas vendas online, novos segmentos passaram a despontar, representando excelentes oportunidades de crescimento para os próximos anos.  Um desses é o nicho de beleza. É cada vez mais comum a compra de cosméticos e perfumaria pela internet. Fatores como a popularidade das redes sociais e a existência de influenciadores digitais tem conferido destaque para diferentes marcas, algumas nascidas no próprio e-commerce. 

Mas também há espaço para o varejo tradicional. A Lojas Lívia reúne cerca de 40 anos de história no mercado de beleza e 10 nas vendas online. 

Embora existam diversos players que iniciaram sua operação somente no online, houve um processo de intensa migração do comércio físico para o virtual. Foi o que aconteceu com a Lojas Lívia. Com cerca de 40 anos no mercado de produtos de beleza, a empresa decidiu expandir sua operação para o e-commerce em 2009. E com a decisão vieram diversos desafios. 

O início foi extremamente simples: uma página institucional exibindo os carros-chefe da empresa na época, móveis para salão de beleza, como cadeiras de cabeleireiro, lavatórios, etc. De repente, passaram a receber uma série de ligações de pessoas interessadas em comprar essas mercadorias. Com isso, percebeu-se a importância de levar sua operação para o ambiente online. 

No entanto, mesmo com duas plataformas depois, os bons frutos custavam a aparecer. “A maior dificuldade é que a gente já estava há um tempo no e-commerce e não via resultados”, conta Mateus Leal, gerente de e-commerce da Lojas Lívia. 

Uma série de fatores contribuiu para isso. Era difícil fazer negociações com os fornecedores, que ainda não enxergavam na época os benefícios da venda online. Com resultados baixos, também era complicado convencer a direção executiva da empresa de que era preciso mais investimento na operação online. Ainda, a difícil logística do despacho de móveis fazia com que o foco casse distribuído em outros produtos, de ticket mais baixo. 

Mas, ainda assim, sem dúvidas, um dos grandes empecilhos para o crescimento era a tecnologia. A plataforma de e-commerce utilizada não fornecia as funcionalidades que a Lojas Lívia precisava para marcar sua presença de maneira definitiva no cenário online. O cadastro de produtos era lento e redundante e as atualizações demandavam a contratação de pacotes separados, de custo elevado. 

Foi assim que, em 2012, decidiram mudar para a solução da Tray Corp. Esse foi, assim, o primeiro passo para pavimentar o caminho que a empresa empreenderia nos próximos anos.

Uma das grandes barreiras do início da operação online foi quebrar a imagem de que o e-commerce era concorrente da loja física. Para isso, a Lojas Lívia investiu na mudança de cultura e conscientização da equipe de suas filiais. Assim, a solução omnichannel da Tray Corp fez todo o sentido para a operação da empresa, com a integração completa entre as lojas físicas e o e-commerce. A facilidade para atualizar a loja através do painel da plataforma também fez toda a diferença, especialmente no mercado da beleza.

 

“O segmento de cosméticos tem novidade a cada duas semanas. Se você perde o lançamento, já foi. Se não cadastrar primeiro, outro já faz antes e ganha relevância no Google na sua frente.”

Mateus Leal, gerente de e-commerce da Lojas Lívia

 

Nesse sentido, vale a combinação de um investimento robusto em mídias pagas e de otimizações avançadas de SEO no site, que trazem resultados de aumento de tráfego em longo prazo. Há 6 anos a Lojas Lívia é parceira da Tray Corp, com resultados crescentes. A partir da Black Friday de 2017, que apresentou crescimento expressivo nas vendas e faturamento da empresa, a Lojas Lívia viu um boom em sua operação online. E o futuro promete ser ainda mais promissor.

Um dos pontos mais negligenciados por muitos lojistas é o investimento na tecnologia que permite com que a loja virtual promova uma experiência de compra excelente para os usuários e mantenha-se competitiva em relação aos concorrentes. Assim como as lojas tradicionais demandam investimento em infraestrutura, decoração, manutenção, etc., as lojas online dependem de uma plataforma de e-commerce de alta performance para alcançar os resultados desejados. 

Nesse sentido, é importante contar com um sistema que seja constantemente atualizado, diante das mudanças cada vez mais rápidas do ambiente digital, que apresente as principais funcionalidades para o funcionamento do seu e-commerce e conte com suporte especializado para resolver problemas e potencializar o desempenho da sua loja virtual.  Os resultados são cada vez mais positivos e mostram que essa parceria de mais de seis anos ainda trará muitos frutos pela frente.

 



Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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