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MPozenato é uma loja de móveis que desde sua fundação, em 2006, teve em seu DNA a venda através de parcerias com plataformas de marketplace, com o primeiro passo acontecendo no Mercado Livre, onde são parceiros até hoje. Carrefour, Extra, Magazine Luiza, Casas Bahia, Submarino, Americanas, Shoptime, Walmart e Mobly. Esses são só alguns dos nomes que compõem a operação marketplace da Mpozenato hoje.

Com o crescimento da empresa, surgiu a necessidade de uma loja própria, além de uma integração mais facilitada com os marketplaces. A MPozenato até então integrava tudo de forma manual.  Assim surgiu a necessidade de uma plataforma que unificasse todos os canais de venda.

“Nós começamos a vender produtos online pelo Mercado Livre e durante esse período o mercado passou por uma série de modificações, principalmente relacionadas à reputação da empresa. Foi então que decidimos montar o nosso próprio e-commerce, mas sem nunca deixar de lado esse espaço de vendas.”

Marcos Pozenato, diretor de E-commerce da Mpozenato

Com a atuação em um e-commerce próprio, surgiram novos desafios. A migração de plataforma de e-commerce para a Tray Corp foi um ponto de virada nesse processo.  Com uma operação mais robusta, foi possível buscar maneiras de expandir a atuação da loja virtual e a venda para mais marketplaces.

Como benefícios, Marcos Pozenato destaca a facilidade no cadastro de produtos e a gestão das principais informações em um único lugar:

“É possível em um único lugar mudar o preço dos itens. A mesma imagem utilizada em um produto no site do e-commerce é enviada de maneira automática para todos os marketplaces. Assim, não é preciso ter vários hubs e entrar em diversos canais. Além da agilidade, isso evita muito as chances de acontecerem erros.”

Marcos Pozenato, diretor de E-commerce da Mpozenato

A atuação nos marketplaces impulsionou o crescimento nas vendas da Mpozenato. No primeiro semestre de 2015, logo após a migração da plataforma de e-commerce para a Tray Corp, houve um crescimento de 59% no faturamento. Os resultados continuam, com a integração a novos marketplaces e uma forte presença nesses canais. No primeiro semestre de 2018, a empresa vendeu quase 6 vezes mais do que em metade de 2012.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico brasileiro tem presenciado um verdadeiro “boom” no mercado de marketplaces, com um crescimento ascendente anual em número de vendedores nesta modalidade, em faturamento dos principais players e em preferência dos consumidores.

Segundo dados do 37º Webshoppers da Ebit, dos usuários que zeram compras em marketplace em 2017, 46% avaliaram a experiência como ótima e 43% como boa. Entre as principais vantagens percebidas que zeram com que eles optassem por esse meio estão melhor preço (74%), variedade (53%), disponibilidade (29%) e seleção (27%) de produtos.

Com um cenário tão favorável, cresce o número de lojistas interessados em começar a vender nesse meio. Com a MPozenato essa venda através de parceiros se mostrou um grande impulsionador de vendas.



Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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