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Para uma loja virtual vender mais, fidelizar os seus clientes e aumentar o valor do ticket médio, existem várias formas. Uma delas consiste em fazer com que, na compra de um determinado produto, outros do mesmo segmento também sejam ofertados.

Neste artigo, você ficará por dentro do que é o Compre Junto. Entenderá o funcionamento dessa técnica, assim como as suas vantagens. Por fim, será falado sobre a relação que o Compre Junto tem com as estratégias de cross-selling e upselling.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!


O que é o Compre Junto?

Dentro de um site de e-commerce, o Compre Junto corresponde a um campo que fica na página de um produto. Exemplificando: se alguém visitar a loja e se interessar por uma chuteira de futebol, é bem provável que a plataforma ofereça algo como uma bola, um meião ou algum outro item relacionado ao esporte. Normalmente, se o cliente optar por comprar dois ou mais produtos, é oferecido um desconto.

Quais as vantagens do Compre Junto para um e-commerce?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Compre Junto, confira as vantagens proporcionadas por essa técnica.

Melhor experiência dos consumidores

Quando um cliente demonstra interesse em comprar um produto, mas acaba por adicionar ao carrinho mais itens do que esperava, isso tende a gerar uma maior satisfação. Ainda mais se ele comprou com desconto. Logo, conclui-se que o Compre Junto é um recurso capaz de trazer muitas vendas recorrentes para uma loja virtual.

Maior rotatividade dos itens no estoque

Além da experiência dos consumidores, os lojistas passam a ter uma maior rotatividade dos itens nos seus estoques. Na prática, isso significa que as mercadorias não correrão o risco de sofrer alguma degradação ou avaria por ficar muito tempo no depósito.

Também é importante salientar que o Compre Junto ajuda a aumentar o ticket médio, que corresponde ao valor total das vendas dividido pela quantidade de vendas.

Melhora a relevância dos links internos do e-commerce

Uma outra vantagem importante dessa técnica está na linkagem interna da loja virtual. Em termos práticos, consiste no fato de que os visitantes do e-commerce passam um tempo considerável navegando entre os itens disponíveis para compra.

O tempo de permanência em uma página de uma loja virtual é uma métrica muito importante e precisa ser constantemente analisada. Logo, o Compre Junto auxilia no acompanhamento dessa medição relacionada com a experiência do usuário.

Como usar o Compre Junto da forma correta?

Confira, nos subtópicos a seguir, quais as boas práticas que vão tornar efetiva a estratégia de Compre Junto do seu e-commerce.

Ofereça produtos relacionados

A primeira e mais importante dica é: faça ofertas de produtos relacionados. Tenha em mente o nicho de mercado em que está atuando, a fim de evitar equívocos. Como foi dito, você pode oferecer, em conjunto com uma chuteira, uma bola de futebol. Não faz sentido, por exemplo, oferecer uma gravata, já que o cliente está interessado em um produto esportivo, não em participar de alguma solenidade.

Ofereça produtos mais baratos em conjunto com os mais caros

Uma outra maneira bastante eficiente de usar o Compre Junto é oferecendo produtos mais baratos em conjunto com os que são mais caros. Mesmo que um esportista esteja, a princípio, interessado apenas em comprar uma chuteira, pode ser vantajoso para ele também comprar uma bola ou uma meia, obtendo desconto na loja virtual.

Não faça o inverso

Se você disponibilizar um segundo produto que seja mais caro do que aquele por que o cliente demonstrou interesse, dificilmente ele levará os dois. Normalmente, ele estará disposto a adquirir somente aquele item que cabe no seu bolso.

Para acertar na execução dessa estratégia, é preciso que o lojista saiba quais são os produtos combinados que são vendidos com maior frequência. Assim, será mais fácil determinar se a venda de um combo será lucrativa ou não. Por fim, se a sua loja virtual trabalha apenas com um tipo de produto, você pode dar desconto aos clientes, caso eles desejem adquirir kits compostos por várias unidades.

O que é cross-selling e upselling?

Antes de explicar a relação do Compre Junto com o cross-selling e o upselling, é importante conceituar esses dois termos. O primeiro, traduzindo para o português, significa venda cruzada. Basicamente, acontece quando a loja virtual apresenta ofertas de produtos relacionados com o que o cliente clicou.

Já o segundo é um pouco diferente: consiste em tentar aumentar o valor do produto vendido. Em termos práticos, isso significa que podem ser oferecidos produtos do mesmo tipo, só que mais completos e com maior valor agregado do que aquele que o cliente adicionou ao carrinho, como uma chuteira de edição limitada ou com travas especiais.

Dessa forma, em vez de seguir a intenção de gastos inicial, ele se convence da vantagem de despender um pouco mais de dinheiro por um produto realmente melhor.

Qual a relação do cross-selling e do upselling com o Compre Junto?

O cross-selling é um recurso bastante usado em lojas virtuais. Pode-se dizer que essa técnica de venda é o verdadeiro pano de fundo do Compre Junto. Para funcionar e gerar melhor experiência do cliente e retorno para o lojista, é importante que bons descontos sejam praticados.

Em e-commerce, tudo é uma questão de estudar os anseios dos consumidores. Por meio de análises fornecidas pelas próprias plataformas virtuais, é possível saber, com elevado grau de precisão, quais itens terão grande possibilidade de ser adicionados ao carrinho. Além disso, você saberá o quanto de desconto será oferecido, de modo a não comprometer a margem de lucro do negócio.

Às vezes, o upselling pode funcionar de um modo similar ao cross-selling e, consequentemente, ao Compre Junto. Um exemplo prático é a compra de um smartphone. Dentro do site, o lojista pode oferecer um aparelho de qualidade superior por um preço não tão mais alto assim.

Para que uma loja virtual tenha sucesso no seu segmento de mercado, atraindo e fidelizando cada vez mais os clientes, é imprescindível usar o Compre Junto da forma correta. Mais do que isso, é importante saber que, por trás dessa estratégia, existem outras duas técnicas de vendas: o cross-selling e o upselling. Com o estudo sobre os anseios dos clientes, será possível oferecer bons descontos nos produtos sem comprometer a margem de lucro da loja.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.