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Hoje em dia, aumentar as vendas pela internet é uma missão que vai além das abordagens básicas, como a divulgação de produtos e serviços a preços atrativos. Para isso, é essencial focar nas funcionalidades digitais que complementam o seu e-commerce para aplicar as melhores estratégias de conversão.

Para obter sucesso nas negociações, ofereça uma experiência dinâmica e intuitiva ao público, por meio das ferramentas que a própria web oferece. É isso que abordaremos ao longo deste artigo. Vamos apresentar as melhores táticas que você deve aplicar para vender mais. Acompanhe.


Como aumentar as vendas pela internet?

As vendas estão diretamente conectadas com o marketing digital. Por isso, aproveite essas 8 dicas de como vender mais pela internet e, com base nelas, planeje e implemente sua estratégia de marketing. Confira, a seguir.

1. Defina as personas

Para ofertar mercadorias na rede, é necessário conhecer seu nicho de mercado profundamente. Logo, criar uma persona é uma ótima maneira de definir estratégias de marketing e vendas. Esse recurso nada mais é do que uma representação fictícia do consumidor ideal.

Para elaborar uma persona, é preciso analisar todo o público que tem potencial para comprar na sua loja. Os dados mais relevantes são: idade, interesses, demandas, necessidades e preferências. Por fim, é importante pesquisar em quais mídias sociais os seus consumidores estão e o que consomem em termos de conteúdo (artigos, postagens, imagens, vídeos, etc.).

No final, você terá um guia robusto sobre seus possíveis compradores e poderá basear toda a sua abordagem nele. É muito mais fácil vender algo para pessoas que você conhece, pois suas argumentações se tornam mais convincentes.

2. Demonstre confiança no seu produto ou serviço

Saber tudo sobre o produto ou serviço ofertado é a chave para demonstrar confiança comercial. É importante que o site tenha descrições detalhadas sobre os itens, bem como as perguntas e respostas mais frequentes para sanar dúvidas rapidamente. Ter esse feeling é fundamental para demonstrar autoridade e agilizar as vendas. Afinal, o cliente moderno gosta de buscar por informações pertinentes sobre os produtos que quer comprar.

3. Aposte na experiência do usuário

O comércio online é uma prática que deixa muitos consumidores inseguros, especialmente os mais velhos. Portanto, faça o possível para superar essa barreira. Ao ser persistente, você aumenta sua probabilidade de venda e ganha a confiança do público. Veja algumas recomendações.

Investir em segurança

Demonstre ao cliente que o seu e-commerce é seguro para transações online. Utilize serviços de proteção ao site e coloque selos de blindagem na home page e no checkout. Ao criar uma sensação de segurança, você tem grandes chances de efetuar as vendas.

Ter um site responsivo

Além do catálogo que você oferta, a experiência do usuário potencializa a fidelização. Elimine bugs e informações de cadastro desnecessárias para otimizar o processo de compra. Deixe o layout limpo, convidativo, intuitivo e cheque se todos os links funcionam.

Ser mobile friendly

Já é quase unânime que a maioria dos usuários acessa a internet por meio dos dispositivos móveis. Portanto, invista em uma versão responsiva do seu e-commerce para facilitar o carregamento e a navegação.

4. Utilize técnicas de SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma série de técnicas que, quando aplicas a um conteúdo, site ou produto, fazem com que ele seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo!, Ask, entre outros.

Esse tráfego de pesquisas é gratuito. Então, nada melhor do que investir em SEO para garantir as primeiras posições nos resultados desses buscadores e aumentar as vendas. Para isso, basta:

  • avaliar palavras-chave que tenham ligação com seu negócio e montar uma estratégia para usá-las em sua loja virtual e conteúdos;
  • criar títulos, chamadas e descrições atrativas com as palavras-chave, pensando nas dores dos clientes, em como eles buscariam por seu e-commerce e o que você pode oferecer para ajudá-los;
  • firmar parcerias com outros sites e empresas que possam garantir alguns links para sua loja online.

5. Invista no Google Ads

O Google Ads é uma funcionalidade que permite anunciar sua marca nos resultados do Google. É uma técnica muito útil para atingir pessoas que utilizam o Google para pesquisar produtos.

Existem duas formas de aplicar essa ferramenta:

  1. rede de pesquisa: mostra anúncios na tela de resultados do Google.
  2. rede de display: mostra anúncios no formato de banners em blogs e sites. O objetivo aqui é descobrir onde seus possíveis compradores navegam para implementar essa ferramenta visual nesses locais.

6. Marque presença nos marketplaces

Marketplaces são portais de e-commerce que têm credibilidade, audiência e vendem produtos de vários sites menores. Alguns exemplos são: Americanas.com, Submarino, Mercado Livre, Netshoes e Magalu.

Ao oferecer os produtos do seu negócio nesses locais, você aproveita toda a estratégia de remarketing usada por eles. Depois de comprar no marketplace, é possível que o consumidor compre diretamente no seu site. Veja nosso passo a passo de como vender na Amazon.

7. Ofereça benefícios atrativos

O público ama descontos! Lançar promoções ou oferecer cupons para seus potenciais compradores é uma boa maneira de aumentar as vendas online.

Por exemplo, imagine uma pessoa não compra de você há um bom tempo. Se ela recebe um voucher por e-mail, se sentirá motivada a pelo menos olhar o que tem de novo no catálogo da sua página. Outros atrativos podem ser descontos exclusivos para clientes recorrentes, ou oferecer 10% OFF para as primeiras compras.

8. Utilize o QR Code

O QR Code para e-commerce pode melhorar a experiência comercial da sua loja. As pessoas podem acessar as páginas dos produtos por meio da leitura de códigos. Também é possível facilitar cadastros, o que pode eliminar a necessidade de digitar as informações de login.

Além disso, o QR Code pode facilitar o pagamento via smartphone. Basta posicionar a câmera do aparelho para ler o código na tela. Assim, os dados confidenciais não circulam pelo sistema. Para os lojistas, esse recurso evita a preocupação de reter dados sensíveis dos compradores.

Por que você deve contar com uma boa plataforma de e-commerce?

Contar com uma plataforma de e-commerce adequada faz toda a diferença. Veja o que ela pode oferecer.

Praticidade e facilidade na compra

A usabilidade oferecida eleva o engajamento do visitante com o site, garantindo que as chances de compras aumentem. Além disso, vale reforçar que uma plataforma responsiva é mais amistosa com os mecanismos de busca. Isso faz com que o consumidor encontre a sua página com maior facilidade ao procurar por uma mercadoria específica.

Segurança

Com uma ferramenta comercial de qualidade, você garante credibilidade e segurança para o usuário. Assim, ele se sente confortável em inserir dados pessoais, pois sabe que seu e-commerce não será alvo de ataques e invasões, especialmente em períodos de maior acesso.

Estabilidade

A estabilidade é outro ponto que merece avaliação. Escolha uma ferramenta que dificilmente saia do ar, principalmente em épocas de tráfego elevado. Assim, vendas na Black Friday, no Natal e demais datas não ficarão comprometidas por inacessibilidade.

Para obter sucesso no faturamento, coloque essas dicas em prática agora mesmo. Assim, sua loja virtual obterá destaque na web por conta dos atrativos e facilidades que oferece aos consumidores.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.