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De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre&Confie, o e-commerce no Brasil atingiu a marca de R$41,92 bilhões em agosto de 2020. O crescimento é de 56,8% em comparação ao mesmo período, em 2019.

Considerando que o estudo se refere aos oito primeiros meses do ano, pode-se afirmar que mais de R$47 bilhões foram movimentados ao longo do ano. A estimativa tem base no levantamento da Neotrust/Compre&Confie das vendas online na Black Friday 2020, cujo valor ultrapassou R$5,1 bilhões.

Sem dúvidas, há muito o que se extrair dos dados de desempenho do e-commerce brasileiro. Trata-se de um mercado altamente competitivo e o qual tem os resultados influenciados pelo cenário econômico e tecnológico de cada país.

Neste artigo, mergulharemos a fundo no assunto. Acompanhe!



Cenário do e-commerce no Brasil

Em 2018, a Forbes elaborou um ranking global, composto pelos 10 países com maiores receitas de e-commerce por usuário. Em meio aos desafios do mercado, o Brasil ocupou a 9ª posição, ficando atrás de México, Espanha, França, Reino Unido, China e Estados Unidos, entre outros.

Contudo, de acordo com o Sebrae, o Brasil é o terceiro país que mais faz compras pela internet, com 59,1% de participação nas compras. No México, 8º colocado no ranking da Forbes, representa 14,2% do montante.

Ou seja, ao mesmo tempo em que o país lidera o mercado na América Latina, a receita por usuário no México é superior. Quando a comparação envolve líderes de mercado, como veremos a seguir, a distância do Brasil, apesar da boa colocação na lista, é muito grande.

Principais desafios do e-commerce brasileiro

Em relação aos Estados Unidos, primeiro colocado do ranking, o brasileiro gasta cem vezes menos do que os estadunidenses. Muito desse contraste se deve à evolução dos e-commerces nos países que encabeçam a lista em comparação ao Brasil, que tem diversos gargalos, tais como:

  • acesso à internet: a banda larga é muito cara e a estrutura de redes em algumas regiões é hostil, o que dificulta a entrega de um site performático a todos os consumidores;
  • logística: além de limitados, os meios de entrega podem inviabilizar a compra (custo de frete, prazo, baixa variedade de transportadoras etc.);
  • tecnologia: os maiores sites de e-commerce no Brasil inovam e investem fortemente em estratégias para otimizar a experiência do usuário e usufruir de inovações, como Realidade Aumentada, porém, a maioria não segue o mesmo caminho;
  • segurança: estudo realizado pela Konduto indica que o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude a cada cinco segundos (ou a cada 40 compras), colocando em risco o cliente, a receita e a reputação.

À medida em que a chegada do 5G (quinta geração de internet) se aproxima, a conectividade tende a ser um obstáculo cada vez maior para o e-commerce no Brasil. A quantidade de dispositivos se multiplicará rapidamente, trazendo à tona desafios de escalabilidade e performance para atender às demandas.

Por outro lado, o comércio eletrônico brasileiro tem enorme potencial para crescer. As vendas na internet vêm aumentando anualmente, eventos como a Black Friday movimentaram mais vendas no digital, em razão da pandemia de Covid-19, e as pessoas estão a cada dia mais habituadas a comprar online.

O caminho para acelerar a evolução — e para transformar os problemas em solução para aumentar as vendas na internet — é seguir as melhores práticas do mercado global. Elas estão relacionadas ao uso de tecnologias atualizadas e sofisticadas que viabilizam inovações.

Como se preparar para 2021

Com as mudanças radicais que a pandemia de Covid-19 provocou em 2020, o ano de 2021 se iniciará em um contexto completamente diferente. O comércio digital estará em alta e mais avançado do que normalmente estaria, visto que diversas iniciativas foram antecipadas — muitas delas, inclusive, eram cogitadas para os próximos cinco anos.

No entanto, a preparação para 2021 permanece com o mesmo foco: a experiência do usuário. As tendências de e-commerce são completamente voltadas à melhoria da jornada do cliente como um todo. Considerando o fato, vejamos, abaixo, o que você pode fazer para continuar evoluindo em 2021.

Adote o conceito mobile first

Pesquisa realizada pela Mobile Time mostra que 85% dos brasileiros que têm smartphone fazem compras pela internet. O dado evidencia a importância dos dispositivos móveis para o consumidor e, ao mesmo tempo, serve de alerta para sites de e-commerce que não priorizam o desenvolvimento voltado ao mobile.

Nesse sentido, aplicar o conceito de mobile first nos projetos é um ótimo começo para aumentar as vendas em 2021. Isso porque o site passará a ser projetado com base no que cerca de nove em cada dez clientes valorizam no e-commerce, elevando a probabilidade de conversão.

Melhore a performance do seu e-commerce

Entregar alta performance para usuários em todas as regiões atendidas não é tarefa simples. Como mencionamos, a conectividade é um problema em função de baixa qualidade de internet e das estruturas de rede em algumas regiões do Brasil, e investir em infraestrutura para atender a essa demanda reprimida não é a solução mais viável.

Em vez disso, você pode utilizar uma plataforma de e-commerce que forneça todo o aparato tecnológico para que o seu site tenha velocidade, escalabilidade e disponibilidade global, sem a necessidade de expandir e gerenciar a infraestrutura.

Alcance novos públicos para ampliar as vendas

Não basta ter ótimos produtos, ofertas incríveis e boas condições de pagamento, se os anúncios não tiverem o alcance desejado. Contudo, para melhorar a exposição, é fundamental construir reputação no Google e em outros motores de busca, e investir em campanhas de publicidade online bem elaboradas, capazes de superar a forte concorrência.

Atualmente, há soluções no mercado que permitem a integração simplificada de sua loja com marketplaces de sucesso. Em outras palavras, os seus produtos podem ser vendidos nos maiores e-commerces da América Latina, cuja reputação de SEO é extremamente alta e a quantidade mensal de visitas ultrapassa 400 milhões.

Em suma, os desafios do e-commerce no Brasil são peculiares em razão da dimensão continental do país e as dificuldades que algumas regiões impõem para aumento de performance. Com soluções tecnológicas projetadas para melhorar o desempenho, o gerenciamento e o alcance da loja digital, é possível superar esses obstáculos e, ao mesmo tempo, se preparar para o futuro.

Para aprender mais sobre como aumentar as vendas na internet, confira estas 8 dicas práticas!



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.