A competitividade no mercado é cada vez maior e, por isso, a figura do gerente de e-commerce se torna ainda mais importante. O profissional é a figura central de uma loja virtual e pode ser fundamental para garantir melhores resultados para o negócio. Mas você sabe quais são as funções de quem ocupa esse cargo e o que pode ser feito para potencializar o desempenho?
Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Qual é o papel de um gerente de e-commerce?
O gerente de e-commerce é uma das figuras mais importantes para o sucesso de uma loja virtual. O profissional é responsável por garantir que tudo o que está sendo feito seja executado corretamente. Isso engloba todas as operações do negócio: da navegabilidade e usabilidade do site até a escolha dos métodos de pagamento que vão ser oferecidos.
O trabalho também envolve a escolha de parceiros, como fornecedores e transportadoras, responsáveis por viabilizar a operação da loja. Controle de estoque e até mesmo o planejamento de comunicação também são essenciais para quem ocupa o cargo de gerente de e-commerce. Tudo passa por esse profissional, que deve também distribuir e monitorar todas as outras atividades da loja.
Além de muito conhecimento sobre administração de negócios, é cada vez mais importante que o gerente de e-commerce se mantenha atualizado em relação aos novos desafios, tendências e estratégias que podem ser utilizados para aprimorar ainda mais os resultados da loja. O conhecimento sobre tecnologias e comunicação também são habilidades importantes.
Quais são as 7 melhores práticas para alcançar bons resultados?
Mas, então, o que deve ser feito para alcançar melhores resultados como gerente de e-commerce? Confira algumas dicas!
1. Faça boas pesquisas de mercado
Antes de mais nada, é fundamental estudar e analisar o mercado que você vai participar. Esse trabalho deve ser feito com muita cautela, analisando tudo o que envolve o segmento de atuação da sua loja. Caso seja necessário focar em artigos esportivos, é preciso entender quais são os principais concorrentes, as ofertas feitas aos consumidores e até mesmo as estratégias utilizadas.
A ideia é conseguir traçar um panorama completo do que está acontecendo no mercado e, assim, definir com maior precisão o seu planejamento estratégico. Ao entrar em um segmento apenas para fazer mais do mesmo, as chances de sucesso reduzem significativamente. Essa análise permite encontrar eventuais falhas e, dessa forma, criar diferenciais competitivos para o seu negócio.
2. Atente para os detalhes
No momento de estudo do mercado, os mínimos detalhes são fundamentais para que o seu negócio se destaque. Entender, por exemplo, qual é a oferta que os concorrentes estão fazendo é essencial para corrigir o seu planejamento estratégico e entregar uma oferta mais atrativa para o cliente. Em um cenário de maior competitividade, todos os detalhes são importantes.
3. Escolha boas ferramentas
A partir da análise de todos esses detalhes, é necessário contar com os recursos adequados para entregar mais valor ao consumidor. De que adianta traçar um plano específico e, na prática, não conseguir atender a demanda necessária? A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais avançada e as opções são as mais variadas possíveis para o seu negócio.
Seja para criar campanhas de comunicação e marketing, seja para otimizar a usabilidade da página de pagamento. É fundamental contar com ferramentas que otimizem as suas estratégias e facilitem o trabalho da sua equipe. Por isso, é importante fazer uma busca para entender quais são as necessidades da sua loja e, dessa forma, solucioná-las com as ferramentas certas.
4. Tenha parceiros de qualidade
Por mais que um gerente de e-commerce só tenha o controle sobre o que acontece dentro do seu negócio, os parceiros são fundamentais para o sucesso das vendas. Especialmente quando se trata dos fornecedores, o processo de escolha deve ser bastante seletivo e rigoroso, pois é o nome da sua loja que vai ser prejudicado em caso de baixa qualidade dos produtos, por exemplo.
Os fornecedores, portanto, são diretamente responsáveis pelo valor agregado da sua oferta aos clientes. Por isso, faça uma busca no mercado, analise as opções com o melhor custo-benefício e escolha uma empresa eficiente. Além disso, é preciso contar com parceiros em outras frentes do seu e-commerce, como as transportadoras responsáveis pelas entregas e o processo deve ser o mesmo.
5. Crie planos alternativos
Nenhum negócio deve depender exclusivamente de uma alternativa. Especialmente quando se trata dos parceiros, é fundamental ter um planejamento que contemple opções em caso de problemas. Em uma situação de emergência, ter contato com outros fornecedores, por exemplo, pode agilizar a resposta da sua loja ao problema, reduzindo eventuais perdas.
O objetivo é não deixar nunca que a sua loja fique desguarnecida e a experiência de compra do consumidor seja negativa. Investir em mais de uma opção para realizar a entrega dos produtos, por exemplo, também é importante, evitando que os prazos não sejam cumpridos e os clientes fiquem insatisfeitos.
6. Acompanhe as métricas certas
O uso de dados é outro processo fundamental para que um gerente de e-commerce tenha sucesso. Mas é preciso muita cautela e precisão, com um trabalho que foque nas métricas certas. Informações como Custo de Aquisição de Cliente (CAC), churn rate, taxa de conversão e Retorno sobre Investimento (ROI) são alguns dos exemplos de indicadores que devem ser acompanhados.
A partir dessas informações, é possível redefinir o seu planejamento, corrigir erros e aumentar as chances de criar ações mais estratégicas e eficientes. O mais importante, porém, é a precisão que as métricas vão fornecer, garantindo que todas as suas decisões sejam baseadas em informações concretas e não achismos.
7. Avalie a satisfação do seu cliente
Outro ponto importante para potencializar o trabalho como gerente de e-commerce é a avaliação constante da satisfação do consumidor. É preciso assegurar que o cliente esteja sempre contente com a experiência oferecida pela sua loja virtual. A busca por feedbacks e opiniões de quem comprou no seu negócio é essencial para continuar aprimorando serviços e produtos.
O uso dessas estratégias pode otimizar o desempenho de um gerente de e-commerce. A partir dessas ações, a tendência é que a loja tenha uma estrutura ainda mais consolidada e sólida para oferecer o melhor aos consumidores. Além disso, esse trabalho assegura uma maior eficiência na criação de um negócio mais saudável e duradouro.