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O que todo varejista online quer para seu negócio é crescer. Vender mais, atender melhor seus clientes, ganhar o mundo! Porém, será que sua plataforma de e-commerce está preparada para esse futuro?

Pensar em lojas virtuais como negócios escaláveis é muito importante para seu desenvolvimento. Neste artigo, queremos mostrar as razões para se antecipar ao crescimento da empresa e investir na solução certa que atenda bem sua necessidade independente do momento da loja.

As dores do crescimento em um e-commerce

O e-commerce é um setor com muito espaço para marcas que surgem do nada e em pouco tempo se tornam líderes de vendas em determinados nichos. Isso é ótimo, claro, mas já pensou nos problemas que você pode enfrentar se isso acontecer com você?

Para entender como se preparar para ter um negócio escalável, antes é preciso conhecer os problemas que podem surgir durante esse período de transição, de uma empresa pequena para um grande varejo. Veja os principais:

Capacidade de lidar com a demanda

Crescer no e-commerce significa ter mais visitas na loja e mais clientes que exigem mais do que você oferta. Isso significa aumentar investimento e readequar o mix de produtos.

É melhor diminuir a variedade para focar no controle? Ou o contrário? É preciso que você e a plataforma de e-commerce utilizada estejam preparados para essas questões.

Manutenção de níveis bons de atendimento

Principalmente no começo, lojas virtuais se focam muito no atendimento pessoal e manual, mas será que isso é possível depois de crescer?

Sem ferramentas escaláveis e que automatizem o atendimento, o que é hoje um ponto forte da sua loja pode se tornar a grande frustração de clientes que demoram a ver seus problemas resolvidos.

Gestão adequada de estoque e logística

Lidar com centenas de itens no estoque é muito mais simples do que milhares. Um negócio que cresce sem ajuda tem muita dificuldade para processar o recebimento de fornecedores, a gestão de estoque e a preparação de produtos para envio — gerando demora e até erros de entrega.

Instabilidade de faturamento

Quanto maior seu faturamento, mais difícil é lidar com ele sem tecnologia e integração de sistemas. O mais comum no caso das empresas despreparadas é perder o controle do fluxo de caixa e, por consequência, a previsibilidade de receita para a operação e os investimentos do futuro.

A importância de escolher a plataforma certa para um negócio escalável

Já ouviu falar naquele ditado “vista-se para o emprego que você quer, não o que tem”? Dá para traçar um paralelo perfeito na relação entre a sua operação de loja virtual e a plataforma de e-commerce que você escolhe.

Pode ser que, hoje, a solução que você tem atenda perfeitamente ao fluxo de tráfego e compras no e-commerce. Porém, o que acontece se tudo o que você planejou der certo e a loja começar a vender muito mais em pouco tempo?

É por isso que você deve pensar desde já na solução certa. Se a plataforma que você utiliza hoje não tiver a estrutura suficiente para um aumento de demanda, se ela não conseguir evitar os problemas que citamos no tópico anterior, você pode ter que passar por várias dificuldades:

  • falta de funcionalidades que impeçam a adequação do negócio a um público novo e maior;
  • falta de liberdade de ajustar o front-end do site para aproveitar datas especiais e dar uma experiência mais personalizada ao cliente;
  • falta de suporte para ajudar quando o tráfego é muito pesado e prejudica o funcionamento das páginas.

Quando você pensa em uma solução que consegue resolver essas questões independentemente do tamanho da sua demanda, está em busca de um negócio verdadeiramente escalável. Mas como fazer essa escolha?

As dicas para escolher a plataforma correta

A definição de qual é a melhor plataforma de e-commerce para escalar o seu negócio está na análise de alguns pontos centrais. Entre eles:

Pesquise sobre a empresa no mercado

Entre as opções mais promissoras, você deve analisar a fundo como elas atendem seus clientes. Primeiro, saber como é a infraestrutura de servidores, sua localização e qual é o SLA de permanência online.

Depois, é interessante também conhecer cases que utilizaram a solução e entender os resultados em relação aos objetivos que tinham de crescimento.

Avalie as funcionalidades da plataforma

É claro que, entre as opções afuniladas, as funcionalidades da plataforma em si vão fazer diferença, desde a gestão do negócio até a estruturação da loja virtual — exemplo: funções como “compre junto” e lista de compras, que estimulam o aumento do ticket médio.

Preste atenção no suporte

O suporte é vital para o sucesso de uma plataforma dentro de um e-commerce, ainda mais se ele está crescendo. O ideal é que essa ajuda seja ativa, constante e dedicada, formada por especialistas na ferramenta e na sua aplicação em atividade varejista online.

Defina a relação entre negócio, parceiro e terceiros

Como é feita a implementação da plataforma? Como é a integração de outros sistemas? Qual é a sua liberdade para decidir sobre as regras do negócio dentro da solução de e-commerce?

Essas questões são muito importantes para definir o equilíbrio dessa parceria. Por isso, converse bastante com a empresa escolhida para garantir que ela realmente busca o seu crescimento dentro do mercado.

Os diferenciais da Tray Corp

A Tray Corp faz parte da divisão corporativa de e-commerce da Locaweb, um dos maiores grupos de tecnologia do Brasil.

Além do suporte feito por especialistas e do plantão de atendimento, a plataforma também oferece diversas soluções essenciais para o mercado atual, como omnichannel, Multi CD e split de pedidos e pagamentos.

A partir disso, você tem acesso a um sistema completo, eficiente e totalmente preparado para negócios escaláveis.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.