Skip to main content

Quando os processos de gestão em um e-commerce são feitos de forma manual, a tendência é que o tempo de entrega dos produtos seja maior. Isso impacta negativamente a imagem que os clientes têm do negócio. Além disso, há uma maior taxa de erros e retrabalhos, refletindo na produtividade do setor de estoque.

Para que isso não aconteça, investir em soluções de gerenciamento e automatização de tarefas é indispensável no intuito de se obter vantagem sobre os seus concorrentes.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo em que explicaremos o que é WMS. Você entenderá o conceito, seus benefícios e como funciona. Por fim, verá a diferença entre WMS e ERP. Quer conhecer mais sobre essa tecnologia e aplicá-la em sua loja virtual? Continue a leitura!


O que é WMS?

O WMS (Warehouse Management System) pode ser entendido como um sistema gerenciador de estoque. É uma solução de software que visa a aumentar a eficiência dos processos logísticos referente a atividades como o armazenamento, a separação e o despacho de mercadorias.

Por meio desse recurso, o trabalho rotineiro dos colaboradores é feito de forma automatizada. Isso é algo bem desejável, uma vez que as falhas e trabalhos duplicados são bastante reduzidos.

Além disso, a ferramenta apresenta gráficos e insights em tempo real, o que facilita a tomada de decisões com maior agilidade. Em outras palavras, o WMS contribui sensivelmente para melhorar o controle, a mensuração e o planejamento de um armazém.

Algumas das atividades de um software gerenciador de armazém são:

  • rastreamento da localização de um inventário;
  • controle e agendamento das docas onde são feitas as expedições;
  • auxílio no picking e no cross-docking;
  • gerenciamento do prazo de validade dos produtos.

Quais as vantagens do WMS para um e-commerce?

Conheça, agora, quatro das principais vantagens de um sistema gerenciador de armazém para uma loja virtual.

Maior produtividade

Os dispositivos coletores que são embarcados com o WMS auxiliam bastante para uma maior rapidez na localização e despacho de um item. Na prática, isso quer dizer que um colaborador não mais terá de perder tempo procurando uma mercadoria para a expedição. Dessa forma, toda a equipe fica devidamente informada sobre o local exato do produto, o que torna as atividades do armazém mais produtivas.

Menor tempo de espera

O WMS faz um registro automático das entradas e saídas do estoque, assim como da data de validade dos itens movimentados. Isso é possível por meio do código de barras e das etiquetas RFID e contribui para a maior satisfação do cliente, uma vez que o menor tempo de espera faz com que ele feche mais negócios com a loja virtual no futuro.

Melhor controle dos itens do estoque

Dentro do armazém, as etiquetas com RFID são responsáveis pelo registro das movimentações dos produtos. Com esse recurso, as aquisições de itens se darão de acordo com as reais demandas dos consumidores. Além disso, tudo que estiver próximo de acabar ou em excesso será identificado pelo software de gerenciamento.

Redução dos custos com mão de obra

Ao proporcionar a automatização das tarefas, alguns serviços feitos por humanos hoje podem ser substituídos pelo WMS. Para um negócio, isso representa uma economia significativa em mão de obra. Mais do que isso, os erros e trabalhos duplicados são reduzidos, uma vez que os colaboradores já sabem exatamente o que fazer com os itens do depósito. Isso também contribui para reduzir o tempo de execução das tarefas.

Como funciona o WMS?

Para funcionar, um software gerenciador de estoque conta com equipamentos chamados coletores, que ficam em posse dos colaboradores para a execução das tarefas. Esses dispositivos são conectados a uma rede local, de forma que o tráfego das informações ocorra em tempo real.

No menu do dispositivo, pode ser escolhida, por exemplo, a opção de separação. O coletor já apresenta na tela a tarefa que deve ser executada — no caso, a localização exata do produto. Posteriormente, o colaborador deve fazer a bipagem dos itens. Se ele cometer algum equívoco durante o procedimento, o próprio equipamento avisará do erro.

O coletor também aponta para a equipe quais mercadorias estão com algum tipo de avaria, assim como aquelas que estão em excesso ou até mesmo perto de faltar no estoque.

Ainda, o sistema compila em relatórios os dados coletados, deixando-os à disposição de todo o setor. Dessa forma, todas as mercadorias do armazém têm o seu status de operação devidamente identificado. Sempre que um volume chega ou sai do estoque, o relatório é automaticamente atualizado.

Conferência dos produtos

Todos os itens que sairão do estoque são conferidos. Porém, os colaboradores envolvidos não têm noção exata das quantidades. O que eles fazem é simplesmente bipar as mercadorias que irão para o despacho. O sistema gerenciador pode emitir um alerta caso exista uma discrepância entre a quantidade pedida e a quantidade de produtos que estão na etapa de conferência.

Quais as diferenças entre WMS e ERP?

Assim como o WMS, o ERP é um sistema que visa melhorar a gestão dos processos em uma empresa. Contudo, a primeira diferença entre eles é com relação ao escopo de atuação. O ERP é bem mais abrangente, sendo que é composto por diversos módulos, que representam as mais diversas áreas de uma organização.

Essas áreas podem ser, por exemplo, a gestão financeira e fiscal e o relacionamento com o cliente. Também é possível integrar os dois, sendo que uma das formas é fazer com que eles se comuniquem por meio de arquivos no formato XML. Como foi visto, o WMS lida apenas com controle e gestão de estoques.

Outra diferença importante entre os dois é com relação aos dados. Como o WMS lida com estoque, é preciso que os registros e atualizações sejam em tempo real. O ERP, na maioria das vezes, não lida com os dados de forma tão crítica.

Sistemas de gerenciamento são indispensáveis para as empresas eliminarem custos, retrabalhos e processos ineficientes. Para um e-commerce, o entendimento sobre o que é WMS pode ser uma grande oportunidade de aumentar a produtividade dos colaboradores do setor de estoque. Uma das principais vantagens desse software é a diminuição no tempo de entrega das mercadorias, contribuindo, portanto, para a maior satisfação do cliente.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.