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Ao longo dos últimos anos, o e-commerce brasileiro passou por um grande amadurecimento e consolidação do seu modelo de negócios, com o ingresso de diversos novos players no mercado e o crescimento de categorias até antes predominantes no mercado físico. Uma dessas é o segmento automotivo, que tem sido líder de vendas no Mercado Livre nos últimos anos.

Autopeças e acessórios para carros e motos: da comercialização mais facilitada para revendedores até a venda direta para o consumidor final. As possibilidades são muitas dessa área que está em constante expansão.

De acordo com a 39ª edição do Webshoppers do Ebit|Nielsen, o mercado de acessórios automotivos já representava em 2018 2,5% de todo o faturamento do comércio eletrônico brasileiro.

Em uma análise histórica a partir da base de mais de 800 clientes da Tray Corp, constatou-se que o faturamento médio mensal de e-commerces desse segmento é de R$ 163 mil e o ticket médio de R$ 249.

No entanto, embora esses números sejam promissores, ainda há muito espaço para expansão. Estima-se que o setor automotivo represente 8% da indústria no Brasil e 25% de toda a arrecadação do PIB nacional.

Assim, para aproveitar esse momento e conquistar uma fatia interessante nas vendas online de autopeças e acessórios, é importante buscar maneiras de se destacar, tanto oferecendo uma experiência diferenciada para seus clientes quanto contando com parceiros tecnológicos que tenham experiência nesse segmento.

Nesse sentido, contar com uma plataforma de e-commerce robusta, que possibilite a escalabilidade do seu negócio, é essencial. Alguns fatores devem ser levados em consideração nessa escolha.

Cases do setor

O ideal é que o sistema escolhido já tenha sido empregado por outros lojistas do setor automotivo. O conhecimento prévio do que funciona ou não nesse segmento permite que sejam feitas adequações de acordo com características necessárias e funcionalidades essenciais para atender à demanda do mercado.

Integração facilitada com principais marketplaces

Outro ponto de suma importância é que a plataforma ofereça integração facilitada com os principais marketplaces do país, uma vez que eles são canais fundamentais para a venda de autopeças e acessórios automotivos online, sendo o Mercado Livre o líder entre eles.

Além disso, é um diferencial a possibilidade de multiplicar anúncios no marketplace, como, por exemplo, um mesmo modelo de pneu que serve para diferentes modelos de veículos.

Filtros de busca avançada

Outra funcionalidade bastante necessária nesse mercado é a possibilidade de serem aplicados filtros de busca avançada, organizando os produtos por montadora, modelo do veículo e ano de fabricação. Embora pareça algo simples, é um aspecto que faz toda diferença na experiência do usuário em sua loja virtual.

Funções avançadas

Outras opções de personalização também são bem-vindas, como a possibilidade de se montar Listas de Compras específicas, como um “kit de troca de óleo” ou peças essenciais para um conserto específico.

Seja para a venda B2B, para oficinas e revendedores, ou até mesmo para a comercialização direta com o consumidor, é importante contar com uma solução que atenda às demandas de um mercado em expansão.

A Tray Corp oferece uma opção de plataforma robusta, escalável e voltada para potencializar as vendas de grandes opções. Para saber mais como ela pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.