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A transformação digital e o novo Coronavírus (Covid-19) fizeram com que os consumidores tivessem um maior interesse pelas lojas virtuais por questões de comodidade e segurança. Essa tendência também exige que os empreendedores adotem estratégias de promoção mais inteligentes.

Um dos motivos é o aumento da concorrência, porque o e-commerce se tornou uma excelente alternativa para diferentes modalidades de negócio estarem mais próximas do consumidor e minimizarem a perda de faturamento, provocada pelo isolamento social no começo da pandemia.

Com a intenção de ajudá-lo a atingir resultados notáveis nas vendas, vamos apresentar, neste artigo, 6 dicas para uma loja virtual estar mais presente no cotidiano dos clientes. Confira!



1. Ofereça descontos

Independentemente da ocasião, o público-alvo sempre vai ficar satisfeito quando um desconto especial aparece. Em um cenário de instabilidade econômica, é muito importante que as empresas disponibilizem produtos e serviços por um valor mais acessível.

Essa prática contribui, por exemplo, para os consumidores terem mais facilidade de equilibrar o orçamento familiar. Também ajuda a haver uma maior identificação da audiência com a marca, o que é muito importante para a fidelização.

Manter a carteira de clientes em um bom patamar não é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário sempre ter um foco em boas estratégias de promoção, porque elas são imprescindíveis para gerar um diferencial competitivo.

Contar com bons serviços e preços atraentes é um aspecto que não pode ser ignorado pelos empreendedores em hipótese alguma. São dois fatores que colaboram, de forma significativa, para vender mais, inclusive em períodos de pouca demanda.

2. Use o frete grátis

Além de preços competitivos, um e-commerce deve adotar uma tática que colabora bastante para chamar a atenção: disponibilizar frete grátis. Essa iniciativa pode ser feita em determinados produtos, que têm um valor mais alto do que a média.

Também pode ser explorada quando o carrinho de compras atinge um valor interessante para a loja virtual, ou seja, que compense os custos com a entrega gratuita. Por outro lado, essa atividade deve ser feita com bom senso e muito planejamento.

Em outras palavras, é necessário ter uma boa logística para dar conta da demanda, principalmente, nos períodos de maior movimento. Se a entrega não for feita no prazo, isso vai prejudicar os efeitos de uma das melhores estratégias de promoção em um e-commerce.

Por isso, é necessário que a loja virtual tenha capacidade para entregar os produtos na data combinada. Somente dessa forma, ela vai ter ganhos financeiros e de imagem expressivos com o frete grátis.

3. Agrupe produtos

É preciso entender o que o consumidor está precisando em um determinado momento para ter mais qualidade de vida. Não é uma tarefa fácil de ser concretizada, porque exige bastante estudo e planejamento.

Mesmo assim, é perfeitamente viável criar ofertas que podem ser as ideais para o público-alvo. Uma das estratégias de promoção mais eficientes nesse sentido tem foco no agrupamento de produtos. Nesse caso, a loja virtual pode disponibilizar preços mais acessíveis para uma linha de itens no segmento de eletrodomésticos.

Essa ação pode ser avisada para os clientes com antecedência nos próprios canais de venda da marca. É uma maneira de cativar os consumidores mais fiéis e identificados com os serviços disponibilizados pelo e-commerce.

Dependendo do estoque, é interessante realizar essa modalidade de promoção com várias linhas de produtos em dias específicos da semana ou do mês. Essa tática, sendo devidamente explorada e divulgada, vai contribuir bastante para aumentar as vendas em momentos de baixa demanda.

4. Vendas imediatas

Uma alternativa para atrair a audiência são as famosas vendas imediatas, que consistem em uma oferta irresistível de curto prazo. Por exemplo, uma loja virtual resolve baixar em 20% o valor de um notebook, dando um prazo de 24 horas para a compra.

Nesse caso, é muito importante expor um contador de unidades ainda disponíveis. É uma medida que mostra não apenas respeito com os clientes, mas também transparência com relação aos serviços prestados.

Além disso, evita problemas com o estoque e a logística em virtude de a empresa vender somente o que pode entregar dentro do prazo combinado. O consumidor não quer ficar esperando, por exemplo, o dobro do tempo informado para uma mercadoria ser entregue.

É fundamental que haja o devido planejamento para as vendas imediatas não prejudicarem a reputação da marca. Essa iniciativa deve ter como objetivos aumentar a carteira de clientes e a visibilidade do negócio.

5. Datas específicas

Uma excelente tática para divulgar um e-commerce é aproveitar ocasiões em que a demanda cresce de forma marcante. Em outras palavras, usar as datas comemorativas (Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal, etc.) para conquistar e fidelizar o público-alvo com ofertas muito atraentes.

As ações para elevar as vendas nessas ocasiões especiais fazem parte das estratégias de promoção que apresentam excelentes resultados. Contudo, é relevante que a loja virtual esteja atenta à capacidade de atendimento da demanda. Isso abrange tanto o número de acessos ao site quanto às condições de entrega das mercadorias no prazo estipulado.

É muito ruim para uma loja virtual ficar inacessível por várias horas, porque não teve condições de manter o site no ar devido à grande procura. Essa situação deve ser evitada ao máximo, principalmente em ocasiões especiais.

 As datas marcantes são uma ótima oportunidade para se aproximar da audiência, mas precisam ser aproveitadas com inteligência. Do contrário, a empresa terá danos de imagem que dificilmente será capaz de recuperar.

6. Cupons de desconto

Os clientes adoram um desconto e isso não é novidade para nenhum empreendedor. Se realmente está em busca de consumidores fiéis, é indicado pensar, com bastante carinho, na possibilidade de oferecer cupons com preços mais atraentes do que a concorrência.

Essa atividade pode ser disponibilizada, por exemplo, para os que atingem um determinado valor das compras em um período (mês, bimestre, trimestre, etc.) ou em uma época de menor demanda.

Com uma boa análise do perfil do público-alvo, os cupons de desconto podem ajudar a manter as vendas em um ótimo patamar. Em um momento de incertezas na economia, é preciso sempre ter um olhar atento às opções para cativar o consumidor.

As estratégias de promoção se caracterizam não apenas por expandir o faturamento e as vendas, mas também por criar uma identificação maior do consumidor com a marca. Além disso, proporcionam uma maior visibilidade para o e-commerce, o que é essencial para o negócio estar mais presente no dia a dia da audiência. 



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.