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O e-commerce de vinhos apresentou crescimento no Brasil. Com mais pessoas preparando refeições em casa, a procura pela bebida aumentou e aqueceu consideravelmente o setor. Vale ressaltar que o país é o terceiro colocado mundial na comercialização de vinhos pela Internet, perdendo somente para a China e o Reino Unido.

Além disso, o fechamento de alguns estabelecimentos físicos nos últimos meses também foi responsável por esse crescimento do e-commerce.

Como será visto a seguir, um dos motivos que faz o brasileiro não aderir tanto ao consumo de vinhos é o alto porcentual de impostos. Não obstante, o preço final elevado dá a falsa impressão de que esse é um produto comprado somente por pessoas de maior poder aquisitivo. No entanto, quando um e-commerce de vinhos trabalha com itens isentos de tributação, os preços se tornam mais atraentes e acessíveis a uma fatia maior da população.

Para saber mais sobre o tema e entender como ser bem-sucedido em um e-commerce de vinhos, continue a leitura do nosso artigo.

Quais são as tendências do e-commerce de vinhos no Brasil?

Para que o segmento se torne ainda mais pujante nos próximos anos, algumas práticas serão adotadas para aumentar não só a qualidade do produto final, mas também a percepção do cliente e, consequentemente, a sua satisfação e fidelização. Falaremos nas subseções a seguir sobre três importantes tendências: produção, embalagens e saúde.

Produção

Como em diversos outros setores, a sustentabilidade também é relevante quando falamos de vinhos. Mediante a preocupação com as alterações climáticas no planeta, serão produzidos, por exemplo, vinhos biodinâmicos, naturais e orgânicos. Quem aprecia a bebida pode esperar novidades interessantes para os próximos anos, com vinhos produzidos em conformidade com a preservação do meio ambiente.

Embalagens

Embalagens bem trabalhadas encantam o consumidor e aumentam a chance de fidelização com o e-commerce de vinhos. Essa é uma percepção que todo lojista que pretende ingressar no setor precisa ter, visto que a embalagem funciona como uma peça de marketing e busca visual, devendo ser explorada para atrair o consumidor, não só pelo produto em si, mas também pelo valor agregado que ele tem.

Saúde

Embora o vinho traga diversos benefícios para a saúde, o consumo não moderado pode ser prejudicial ao organismo. Nesse sentido, uma forte tendência para os próximos anos é uma maior conscientização, de modo que as pessoas compreendam que a bebida só será benéfica se for ingerida em doses pequenas. A recomendação é que diariamente o consumo de vinho seja entre 125 e 250 mL por dia.

E os principais desafios?

Para abrir um e-commerce de vinhos, alguns obstáculos devem ser superados. Falaremos sobre os principais deles nas subseções a seguir. Por isso, acompanhe.

Estoque e logística

Por ser comercializado em garrafa de vidro, é preciso que o revestimento interno da embalagem evite que a mercadoria sofra avarias no transporte. A parte logística é bastante crítica para as lojas virtuais, o que requer um bom planejamento para que não ocorram reclamações por parte do consumidor.

Não obstante, o lojista deve estar atento aos estoques, de modo que sempre se tenha o conhecimento da quantidade de garrafas disponíveis, para que seja feita ou não a reposição. Esse controle se torna mais fácil quando se adota uma solução que faz a atualização dos estoques da loja em tempo real.

Carga tributária

Como falado no início, o vinho é um produto com elevada carga tributária, que pode chegar a 30%. Isso ocorre por um mecanismo chamado de substituição, que é quando o imposto é recolhido apenas no final da cadeia (consumidor), gerando algumas desonerações ao produtor. Portanto, se esse dispositivo for suprimido, o valor da mercadoria diminui, o que ajuda a impulsionar o consumo da bebida.

Plataforma

Quem tem e-commerce sabe da importância de contar com uma plataforma robusta, que seja capaz de realizar integrações com sistemas e a gestão das operações da loja virtual. Em relação a vinhos, um componente essencial é a customização, pois esse segmento tem especificidades que, dependendo da plataforma adotada, podem não ser atendidas.

Fidelização e canais de atendimento

Um e-commerce de vinhos precisa ter um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) baixo. A implicação prática disso é que o lojista deve investir em fidelização, por meio de um produto com qualidade, valor agregado e entrega rápida e segura. Uma das formas de obter isso é pelo omnichannel, que tem por objetivo integrar canais de venda e tornar a experiência de compra do consumidor mais satisfatória.

Como acompanhar o consumidor?

O consumidor de vinhos da atualidade preza pela qualidade e diversidade dos vinhos. Outra tendência que tende a se consolidar é a de um consumo responsável, de modo que se consiga obter os benefícios que a bebida proporciona para a saúde.

Todos os hábitos e preferências do público podem ser acompanhados por meio da análise de dados, exigindo, portanto, que o lojista acompanhe constantemente o que os clientes desejam. Nesse sentido, se antecipar à demanda é fundamental, pois isso ajuda a organizar melhor os estoques e a logística, bem como faz o negócio sair na frente do concorrente.

Como ter sucesso nesse segmento?

Como a bebida ainda não é consumida por uma parcela ampla da população, esse é um segmento que não tem muita concorrência. No entanto, os players que atuam no setor são especializados, exigindo que os ingressantes no mercado tenham conhecimento considerável em vinhos. Para ser bem-sucedido nesse tipo de e-commerce é preciso:

  • ter bons fornecedores;
  • investimento em estoque e práticas de conservação da bebida;
  • apresentar diferenciais;
  • frequentar feiras e vinícolas para ficar por dentro das tendências e obter networking;
  • montar um clube de fidelização;
  • ter uma boa plataforma;
  • fazer a divulgação, investindo em estratégias de tráfego orgânico e pago.

O e-commerce de vinhos apresenta boas oportunidades de crescimento no Brasil. Apesar de ser um segmento com concorrência relativamente baixa, é preciso investir em conhecimento especializado, bem como estratégias e ferramentas para fidelizar o consumidor. Portanto, unindo tecnologia e estudo sobre os detalhes de produção e estocagem da bebida, o lojista terá chances de se destacar no mercado e consolidar o seu negócio.



Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.