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A criação de conteúdo tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os tipos. Como uma estratégia de comunicação, envolve produção de valor para engajar e atrair os clientes.

Ademais, trata-se de uma abordagem diferente da publicidade tradicional: agora, o objetivo é saber como transmitir ideias de uma forma mais amigável. Nesse sentido, o conceito de branded content ganha proeminência.

Gestores estão percebendo o quão valioso e lucrativo a longo prazo pode ser um planejamento com essa estratégia. Com ela, o aumento das vendas torna-se um processo natural e orgânico.

Por isso, é necessário saber como esse conceito é desenvolvido, o que ele realmente significa e como é possível aplicá-lo na empresa. Para saber mais sobre isso, acompanhe este artigo.

O que é branded content?

Branded content é uma forma de conteúdo que ressignifica e reapresenta os valores de uma marca. Contudo, essa apresentação é feita de uma forma atrativa e envolvente, com formatos diferenciados, em campanhas amigáveis.

O termo “branded” evidencia que se trata de um conteúdo fortemente influenciado pela personalidade da empresa. Assim, é uma reimaginação da companhia para enfatizar suas características humanas, como valores sociais, empatia e outros aspectos.

Outro conceito que nos ajuda a entender o branded content é o posicionamento. Esse tipo de conteúdo é produzido com o intuito de gerar um posicionamento positivo da empresa na mente dos clientes. É sobre convencer o público a longo prazo ao criar uma reputação forte e impactante.

Os meios de produção dessa estratégia se assemelham bastante ao marketing de conteúdo. Entretanto, há diferenças cruciais entre os dois conceitos com relação aos objetivos. A principal distinção é que o marketing de conteúdo (assim como a publicidade tradicional) é muito relacionado com vendas. Para isso, a abordagem consiste em instigar o aumento das vendas.

O branded content, por outro lado, não necessariamente é voltado para a venda. O propósito é falar de sua marca, de assuntos interessantes e de personagens do dia a dia, de uma forma que inspire e empolgue os clientes. Não há nenhum tipo de chamada à ação ou estratégia de copywriting que foca em instigar a próxima ação.

Por causa disso, esse tipo de conteúdo se torna mais orgânico e natural, com a empresa falando de tópicos que julga interessantes. Nesse sentido, é o estímulo para o jornalismo de marca, em que a organização se torna um veículo de imprensa e assume a finalidade de informar e contar histórias.

Para o leitor, é como qualquer conteúdo jornalístico ou de entretenimento que pode ser encontrado na internet; o usuário enxerga valor e associa aquilo ao nome da marca.

Para que ele serve?

Por mais que não envolva objetivos diretos de venda, o branded content requer uma análise focada em determinados aspectos.

Reconhecimento de marca

O branded content é crucial para gerar reconhecimento de marca, ou brand awareness. Uma vez que a companhia produzirá mais conteúdo e distribuirá essas peças online, mais pessoas terão chances de consumir essas publicações. Além disso, com uma escrita engajadora e envolvente, que foca em emoções, mais pessoas se conectarão ao conteúdo.

Como resultado, a empresa consegue que um público mais amplo saiba de sua existência e consiga associar bons sentimentos ao nome da marca. Mesmo que isso não represente vendas em um primeiro momento, o cliente lembrará daquele nome posteriormente e poderá converter ou levar alguém à conversão.

Autoridade no mercado

A empresa cria autoridade e credibilidade ao redor do seu nome ao investir nessa abordagem, pois gera mais valor para as pessoas. Ao focar a construção de conteúdo valioso sem necessariamente ser incisivo na busca por vendas, o negócio se diferencia no seu nicho.

O branded content está associado a publicações que instigam as emoções das pessoas, seja com uma campanha baseada em exemplos de superação ou com uma história que envolva empatia e questões fortemente humanas. A partir disso, a companhia estabelece uma conexão maior com o público, algo que não é possível conseguir de forma tão efetiva com outras ações de comunicação.

Com essa abordagem, é possível conquistar a atenção racional do cliente, bem como fisgar as suas emoções para gerar uma relação próxima. Com isso, o cliente desenvolve simpatia com a marca, como se ela fosse um amigo realmente. Esse aspecto se torna o fundamento de um relacionamento entre marca e cliente.

Presença da marca

O branded content também permite aumentar a presença da marca nos ambientes onde o cliente está. Ao desenvolver histórias para a internet, a companhia se torna onipresente exatamente nos locais onde deve estar.

Como resultado, companhias se tornam confiáveis. Se uma publicidade incisiva demais pode gerar repulsa no cliente atual, que é mais autônomo, o conteúdo de marca recupera essa conexão. Isso ocorre porque apresenta valor quando o cliente está buscando justamente entretenimento e leveza, sem necessariamente querer comprar algo.

Como incorporar o branded content nas estratégias da empresa?

Nesta seção, vamos apresentar algumas dicas práticas de como incorporar o branded content em suas estratégias de comunicação.

Personificar os valores da empresa

Primeiro, personifique os valores de sua empresa. Encontre uma maneira de tornar a sua marca humanizada, preocupada com questões das pessoas — aquelas que importam para o seu público. Levantar as características da personalidade da marca é uma boa dica nesse sentido.

Desenvolver um bom storytelling

O storytelling é elemento fundamental da estratégia. O branded content é fortemente impulsionado por essa abordagem de contar histórias; então, entenda bem como usar essa característica para produzir conteúdo novo.

Trabalhar o alinhamento com o público-alvo e a persona

Também é necessário se alinhar muito bem com seu público-alvo e com sua persona. O foco na criação de conteúdo é se aproximar do seu público; portanto, saiba quem é ele e quais são as suas principais características, interesses e valores. Então, crie histórias que estejam associadas a esses princípios.

Analisar e mensurar o conteúdo

Por fim, analise e mensure o seu conteúdo. Existem diversas métricas importantes para acompanhar depois de publicar uma campanha ou post, como:

  • número de visitas;
  • número de conversões;
  • número de sessões;
  • engajamento;
  • compartilhamento.

Qual a importância do branded content?

Uma métrica especialmente interessante para acompanhar é o brand equity. Ela determina outro dos grandes pontos que reforçam a importância do branded content. Com o investimento em geração de valor com conteúdo de qualidade, a empresa consegue aumentar o seu valor no mercado.

A princípio, esse valor não está relacionado com preços. Contudo, precificações que geram maior lucro e permitem a expansão da companhia são consequência do aumento do brand equity. Se uma organização consegue aumentar essa métrica, ela adquire boa reputação, autoridade, diferenciação e se torna uma referência para os clientes e para outras organizações.

O conteúdo de marca é o conceito que encapsula a criação de conteúdo valioso para as pessoas sem intuito direto de vendas. Envolve a personalidade da marca e apresenta produtos e serviços de uma forma amigável e interessante para o leitor.

O branded content é essencialmente a empresa informando e falando sobre questões e valores interessantes, de modo a gerar uma conexão com seu público. A longo prazo, isso gera mais vendas e conversões com o fortalecimento da marca. Para que tudo isso funcione bem, a ajuda de um profissional especializado é imprescindível, pois ele conhecerá as melhores abordagens e métodos.

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