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A transformação digital e a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) criaram um cenário favorável para as lojas virtuais serem mais procuradas pelos consumidores. Uma das maneiras de aproveitar essa oportunidade é adotar boas práticas de copywriting para e-commerce.

Não basta apresentar um produto com imagens bonitas e um preço convidativo, também é crucial expor informações de forma atraente para convencer os usuários a adquirir produtos e serviços oferecidos em um site. Esse pensamento deve estar presente no dia a dia dos lojistas, pois é a melhor alternativa para chegar ao sucesso.

Neste artigo, vamos mostrar uma definição sobre a técnica de persuasão mais adotada no comércio eletrônico e 6 dicas de como aproveitá-la com inteligência. Confira!

O que é copywriting?

Para aumentar vendas e obter lucros expressivos, um passo importante é conhecer melhor o procedimento aplicado para atrair clientes em uma loja virtual. O copywriting consiste em um conjunto de ações voltadas para persuadir pessoas a tomar uma decisão por meio de vários recursos.

Um deles abrange os gatilhos mentais que buscam convencer o cliente em potencial a comprar um produto, porque trabalham com emoções presentes no cotidiano das pessoas. Por exemplo, uma propaganda de um remédio pode trabalhar com o sentimento do medo, que explora as consequências negativas de não tomar a decisão sugerida.

O copywriting para e-commerce é um campo aberto para a utilização dos gatilhos mentais, que precisam ser usados levando em consideração as características do público-alvo e da oferta.

Como o copywriting se aplica ao e-commerce?

É inegável que utilizar estratégias de divulgação persuasivas é uma iniciativa que contribui bastante para cativar a audiência e fidelizá-la. Pensando nisso, vamos apresentar 6 técnicas de copywriting que são fundamentais para atingir um desempenho notável no comércio eletrônico. Acompanhe!

1. Conheça público

Por mais que uma solução seja interessante, ela deve ser oferecida somente para os que realmente vão utilizá-la no dia a dia. Por exemplo, é um erro grave querer vender um carro de luxo para os que não têm poder aquisitivo para comprá-lo.

Para não cometer esse equívoco, a recomendação é conhecer a audiência que poderá ser beneficiada por um produto ou serviço. Com essa informação, é possível aplicar o copywriting para e-commerce de maneira muito mais inteligente, pois isso ajudará a identificar os recursos persuasivos mais fortes para convencer o público a fazer a compra.

2. Títulos interessantes

Se deseja usar a dupla neuromarketing e e-commerce a favor do seu negócio, procure ser o mais criativo possível na elaboração de títulos para divulgar um produto ou serviço em uma loja virtual.

Caso a chamada inicial seja atraente para o público, tenha certeza de que o item divulgado será observado com uma atenção maior. É comum muitos consumidores deixarem de analisar uma oferta com carinho porque concluíram que ela não é interessante — isso pode ocorrer por causa da qualidade do título.

Esse fator deve ser levado em consideração para minimizar os riscos de essa situação ocorrer. O ideal é formular, pelo menos, cinco chamadas iniciais e fazer testes para avaliar qual delas têm o maior poder de persuasão.

3. Aposte nas descrições amigáveis

Um título criativo e inteligente é, sem dúvida, um dos melhores recursos de copywriting para e-commerce. Por outro lado, isso não é garantia de que o consumidor vai ser envolvido pela oferta.

Essa situação mostra também ser necessário contar com descrições claras, atraentes e de fácil compreensão. As pessoas usam a emoção e a razão para fazer uma compra, e essa característica deve estar presente nas informações contidas em uma oferta.

Ter a capacidade de convencer o público a comprar um produto ou serviço é indispensável para o sucesso de uma loja virtual. Ao contar com título e descrição persuasivas, as chances de prender a atenção dos consumidores é bem maior.

4. Mostre benefícios do produto

Somente é possível convencer pessoas a tomar a decisão de comprar um item quando são apresentadas as vantagens de adquiri-lo. É um fator que não pode ser ignorado em hipótese alguma ao aplicar o copywriting para e-commerce.

Ninguém vai investir em um produto ou serviço sem ter a consciência exata dos benefícios proporcionados. Na descrição, é muito relevante ser o mais claro possível sobre como a aquisição vai proporcionar ao cliente mais qualidade de vida. Visualizar um futuro melhor é um aspecto que provoca bons sentimentos nas pessoas. E isso tem um grande poder na hora da compra.

5. Use CTA

Um título cativante, uma descrição criativa e benefícios expostos de maneira clara são passos vitais para o copywriting ajudar o seu negócio a expandir as vendas em curto prazo. Mas, se realmente quiser resultados acima da média, precisa adotar a Call To Action (CTA), que traduzida para o português, significa Chamada para Ação.

Para convencer de fato um consumidor, é necessário instigá-lo ao máximo. Pensando nisso, é válido colocar CTAs que estejam em posições estratégicas em uma loja virtual e que estimulem o cliente a tomar a decisão pretendida. Nesse caso, contar com layout e textos atraentes é crucial para atingir a audiência de maneira impactante.

6. Apresente soluções

As pessoas, mesmo que inconscientemente, procuram alternativas para resolver determinados problemas. É um ponto que merece toda a atenção dos que usam técnicas persuasivas no comércio eletrônico.

Mostrar, de fato, como um produto ou serviço vai ser um diferencial na vida das pessoas é uma estratégia valiosa para aumentar o faturamento. Ao expor as vantagens da aquisição, é indicado apresentar situações práticas de como o produto ou serviço vai agregar valor ao público.

Visualizar como um investimento vai ser positivo tem um enorme potencial de convencer as pessoas a fazer uma compra. Sem dúvida, é um aspecto que merece ser analisado com bastante atenção pelos empreendedores.

Afinal, como gerar um bom copywriting?

Não é simples usar técnicas de persuasão com extrema eficiência. Para atingir resultados expressivos, um bom procedimento é testá-las com periodicidade. Também é positivo compreender o público e adotar um planejamento inteligente para divulgar as ofertas com eficiência.

Ser criativo e se colocar no lugar dos consumidores são boas práticas para o copywriting para e-commerce bater as metas e levar o seu negócio a outro patamar. A arte de convencer as pessoas a tomar uma decisão deve ser exercida dia a dia, pois é uma forma de elevar o poder de persuasão. 

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.