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Um lançamento de e-commerce feito com planejamento e organização pode contribuir para a loja virtual obter excelentes resultados. Isso porque são trabalhados diversos fatores que impactam diretamente a decisão de compra do cliente, como a responsividade do site, o atendimento e a logística de entrega da mercadoria.

O consumidor da atualidade quer mais que um produto com alto valor agregado, ele quer agilidade e segurança na hora de fechar uma compra e repassar as suas informações pela Internet. Isso só é possível por meio de um site bem construído e que não coloque em cheque a privacidade de dados dos usuários. Continue a leitura e confira 6 estratégias que ajudarão o seu e-commerce a obter sucesso na fase de lançamento.

Qual é a importância de fazer um bom planejamento de e-commerce?

O primeiro motivo que justifica o planejamento na hora de lançar um e-commerce é a elevada concorrência na Internet. É preciso ter em mente que as lojas virtuais estão investindo pesado em aspectos relacionados, por exemplo, com otimização do site e gestão de logística, no intuito de prover a melhor experiência possível ao cliente.

Também é preciso salientar sobre a necessidade de chamar a atenção dos consumidores na Internet, visto que a rede tem inúmeras distrações. Planejar e elaborar uma estratégia que traga destaque àquilo que está sendo comercializado pode ser a chave para aquele consumidor se tornar no futuro um cliente assíduo da marca.

Quais são os passos para fazer um lançamento muito bem-sucedido?

Dada a importância de planejar o lançamento do e-commerce, listamos a seguir 6 dicas indispensáveis para que o sucesso dessa estratégia tenha efeito duradouro no negócio, não só em termos de faturamento, mas também na fidelização dos clientes.

1. Verifique se seu site está adequado

Como falamos, um dos aspectos fundamentais de um site de loja virtual é a segurança. É preciso investir nesse aspecto, de modo que os dados fornecidos pelos clientes no ato da compra não sejam extraviados e caiam nas mãos de criminosos na rede.

Nesse sentido, duas formas de reforçar a segurança da loja virtual consistem em usar firewall e certificados SSL. O primeiro deixa o site protegido contra as ações de hackers, que podem sequestrar dados e causar sérios prejuízos, não só financeiro, mas também em relação à reputação da empresa.

Já o SSL (Ou Socket Security Layer) é um certificado indispensável em sites de e-commerce, uma vez que possibilita uma comunicação segura entre o browser do usuário e o servidor no qual os dados dele ficam armazenados, por meio dos mecanismos de criptografia. Ter SSL ajuda a loja virtual a ranquear bem nas buscas por palavras-chave do Google, além de tornar seguro o pagamento online por meio dos gateways, como o PayPal.

Outros dois aspectos que o site também não pode deixar a desejar é no tempo de carregamento e responsividade em dispositivos móveis. É importante, portanto, otimizar o site ao máximo, sendo que o uso de arquivos de imagens mais leves (como o PNG) ajudam a diminuir o tempo de carregamento. Sobre a responsividade, sabe-se que a maioria das pessoas usa mais o celular que o computador. Se o usuário com o smartphone clica no botão de finalizar pedido, por exemplo, é preciso que o redirecionamento seja o mais rápido possível.

2. Use as redes sociais para gerar buzz

Além de um site seguro, otimizado e responsivo, é preciso também marcar presença nas redes sociais. Um dos motivos disso é que o e-commerce passa a transmitir uma maior confiança ao público quando está em plataformas como o Facebook e o Instagram. Mesmo que essas sejam as duas redes sociais mais usadas para negócios, é preciso saber com antecedência quais são as mídias mais usadas pelos potenciais clientes da marca.

A ideia por trás do buzz é a de gerar animação e interesse no público por meio de um produto. Essa é uma estratégia que costuma trazer comentários e compartilhamentos dentro de uma rede social, contribuindo bastante na divulgação do negócio de forma espontânea e gratuita. Portanto, um buzz bem-planejado pode ser a chave para obter uma base de clientes considerável no lançamento do e-commerce.

3. Aposte em links patrocinados

Para que um lançamento possa ter um bom retorno em termos de faturamento, o uso de links patrocinados é uma estratégia geralmente mais efetiva do que o tráfego orgânico. Isso porque o SEO (mecanismo voltado para a otimização de buscas) costuma dar resultado no médio e no longo prazo.

Além disso, os anúncios podem ser segmentados, de modo que somente os potenciais clientes da loja virtual tenham contato com eles, quando digita a palavra-chave no Google. Eles costumam aparecer antes dos resultados orgânicos da pesquisa, aumentando as chances de a pessoa clicar e verificar as ofertas da loja virtual.

4. Invista na integração

A integração significa que os usuários podem realizar um pedido, por exemplo, pelo Facebook, e depois concluir o procedimento no site, ou fazer o resgate pessoalmente. Integrar os canais de contato com o público faz com que todos os dados sejam disponibilizados em uma única tela.

Dessa forma, agiliza-se o processo de atendimento, uma vez que todas as interações do consumidor com a loja virtual foram registradas em um histórico.

5. Ofereça conteúdo de valor

Para encantar o público e gerar valor a ele, uma das melhores estratégias é o marketing de conteúdo. O blog da loja virtual é uma excelente maneira de atrair os consumidores e nutri-los de informações relevantes, até que tomem a decisão de realizar uma compra.

O marketing de conteúdo também pode ser aplicado no e-mail marketing, quando já existe uma lista de contatos que demonstrou interesse em se aprofundar sobre um assunto ou sanar uma dor específica.

6. Monitore os indicadores

O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para a loja virtual, uma vez que permite analisar os indicadores de desempenho do site. Entre as muitas informações que o Analytics coleta, podemos citar:

  • número de visitantes no site;
  • tempo de permanência nas páginas;
  • volume de vendas;
  • ticket médio dos produtos;
  • taxa de abandono do carrinho de compras;
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente);
  • ROI, ou retorno sobre o investimento.

Um lançamento de e-commerce requer planejamento e organização. Seguindo as 6 estratégias citadas ao longo do artigo é possível obter resultados não só de imediato, mas também duradouros. Isso porque a base de clientes criada no lançamento pode comprar de forma recorrente na loja virtual, aumentando a fidelização e o volume de vendas.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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