Skip to main content

Para sair do comum e ter sucesso na sua loja virtual, é importante se atualizar constantemente e aprofundar seus conhecimentos. Com tal finalidade, existem diversos livros sobre e-commerce que podem ajudá-lo a alcançar um diferencial competitivo.

Essas obras trazem várias abordagens sobre o universo do e-commerce, características desse tipo de negócio e o que fazer para se destacar no mercado. Neste artigo, fizemos uma lista com oito títulos para que você saiba por onde começar seus estudos.

Continue lendo e veja as nossas sugestões de leitura para buscar informações e dicas de profissionais no assunto e conferir técnicas, estratégias, ferramentas e outros recursos para atuar com ainda mais profissionalismo no meio digital.


1. Crie Seu Mercado no Mundo Digital

Com 18 anos de experiência no e-commerce, o autor Bruno Oliveira traz nesse livro técnicas desenvolvidas por ele mesmo ao longo dos anos de presença digital. Assim, aqueles que estão começando podem iniciar no caminho certo.

A obra reúne conhecimentos diversos sobre o mercado digital, contém estudos de casos e exemplos e ensina a fazer o planejamento e desenvolvimento de uma estrutura simplificada para começar um negócio online. Por isso, é uma excelente leitura para quem está inaugurando seu e-commerce.

De toda forma, também é muito válido para aqueles que atuam no mercado há algum tempo. Isso porque as estratégias propostas pelo autor têm sido utilizadas por várias empresas com o intuito de aumentar o faturamento.

2. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo

O sucesso de uma loja virtual, principalmente para o segmento de e-commerce B2C, está diretamente relacionado ao comportamento do consumidor. É preciso entender esse fator para que se possa adotar as melhores estratégias de atendimento, vendas, marketing e outros aspectos afins.

Por isso, esta obra de Michael Solomon, Ph.D. e professor de marketing e comportamento do consumidor, precisa estar em sua lista de livros sobre e-commerce. A prova do que estamos falando é que ela já se encontra na 11ª edição, sendo considerada uma referência nesse assunto.

No livro você encontrará diversos cases de sucesso, que são apresentados e explicados utilizando uma linguagem muito prática. O intuito é permitir ao leitor entender exatamente como os consumidores pensam e agem e quais são os seus desejos ou objetivos, para que seja possível atender exatamente as suas necessidades.

3. Vai fundo!

O autor de Vai fundo!, Gary Vaynerchuk, é especialista em e-commerce e mídias sociais, um dos grandes nomes do momento. Nesse livro ele reuniu diversas dicas e práticas para o leitor ganhar dinheiro explorando a Internet, transformando suas paixões em negócios rentáveis.

Na verdade, a obra vai além do e-commerce B2B ou B2C, porque Gary mostra como empreender no meio digital. Ele traz, inclusive, estratégias para vencer momentos difíceis, como as dívidas, superar impedimentos e continuar persistindo até atingir o sucesso.

4. Inbound Marketing — Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs

Os autores desse livro, Brian Halligan e Dharmesh Shah, são os fundadores do Hubspot. Eles reuniram nessa obra diversas informações essenciais para que e-commerces de diferentes segmentos conseguissem se destacar na Internet.

O meio virtual é um espaço muito concorrido, mas com esse livro você entenderá a importância das técnicas de SEO, das palavras-chaves, como explorar mídias sociais, blogs e outras estratégias de marketing. Tudo isso para atrair visitantes, realizar conversões e conquistar clientes fiéis.

5. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a história da Amazon

Você sabe como o e-commerce se tornou o que é hoje? Grande parte das características do comércio eletrônico que conhecemos teve a influência de Jeff Bezos, o fundador da Amazon, e esse livro narra sua história em uma das melhores biografias sobre ele já escritas.

O autor, Brad Stone, explorou sua experiência jornalística para colher o depoimento de familiares, amigos e funcionários de Jeff Bezos para compor essa grande obra. Com ela, ao mesmo tempo em que você aprenderá sobre o e-commerce, vai se inspirar com a história de um grande empresário do meio digital.

6. Feitas para vencer

Muitas empresas, físicas ou virtuais, não conseguem sobreviver aos primeiros anos de mercado, mas neste livro Jim Collins, especialista em liderança, gestão de empresas e sustentabilidade empresarial, mostra como superar as dificuldades iniciais e alcançar o sucesso de um negócio duradouro.

Na obra, com um foco diferente de outros livros sobre e-commerce, Jim traça o perfil de vários negócios que se mantiveram no auge da atuação durante longos períodos. Ele apresenta, ainda, quais são os diferenciais e a cultura corporativa de empresas que ficaram mundialmente reconhecidas.

7. Otimização de conversão: a arte e a ciência

Se você está procurando por um livro sobre e-commerce com conhecimentos mais técnicos acerca de métricas, user experience e design, então vai gostar desta obra de Khalid Saleh, especialista em comércio eletrônico, e Ayat Shukairy, especializada em persuasão online, usabilidade de sites e otimização de conversão.

No livro estão reunidas informações sobre como fazer a conversão de visitantes em consumidores. Ou seja, não só atrair, mas encantar e, a partir daí, realizar vendas. Assim é um livro com grande foco na trajetória do consumidor.

Você encontrará diversas técnicas de marketing e dados que precisam de atenção em seu negócio eletrônico para que consiga acompanhar todo esse caminho percorrido pelos visitantes. Desse modo, entenderá de que maneira quem acessa a sua loja virtual toma a decisão de fazer uma compra com você.

8. A cauda longa

Entre os muitos livros sobre e-commerce que já foram publicados, um dos mais conhecidos definitivamente é tal obra de Chris Anderson, escritor americano que compôs este grande clássico do mundo dos negócios. Ele faz uma abordagem sobre os micro nichos e o sucesso que pode ser alcançado por meio deles.

A segmentação é o tema central dessa obra. Utilizando exemplos baseados na música, em livros e filmes, Chris Anderson apresenta diversas possibilidades de venda que podem ser alcançadas por meio da exploração da Internet. Uma ótima oportunidade para você visualizar novos mercados.

Os livros sobre e-commerce são grandes aliados para buscar informações, técnicas e estratégias para aplicar em seu negócio virtual. Além de fazer a leitura deles, é interessante tê-los sempre à mão para esclarecer dúvidas e fazer pesquisas. Assim, você estará constantemente aprimorando o seu conhecimento e rumando ao sucesso.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.