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Por mais que vender pela internet seja algo acessível, não basta expor os produtos em um site e esperar, com isso, ótimas vendas. Criar uma loja virtual customizável, ou seja, que possibilite realizar mudanças diversas ao longo do tempo, deve estar nos planos de quem almeja sucesso na área.

O tema, no entanto, pode ser bastante questionado por profissionais de e-commerce, pois, além de essa escolha não ser simples, obriga o comerciante a abrir mão de um imediatismo. Por exemplo, dar preferência por soluções “de prateleira”, com templates pré-definidos, permite à loja começar a operação de forma rápida. Por outro lado, impossibilita certos benefícios.

Para entender melhor, conversamos com Rafael Augusto Carlos, Gerente de Experiência do Cliente, que nos ajudou a entender melhor essa questão. Confira na leitura!


O que é uma loja virtual customizável?

Uma loja virtual customizável é aquela que permite alterações em diversos aspectos, de modo que ela tenha um visual e as funcionalidades de acordo com as preferências do lojista, e da persona. No entanto, Rafael alerta que existem vários graus na viabilidade de modificação. Então, é indicado ficar atento a isso, antes da contratação do site ou da plataforma.

“Todas as plataformas oferecem uma loja virtual customizável, porém nem sempre esse nível de customização é o mesmo. Algumas vendem a possibilidade de o próprio lojista fazer esse trabalho, mas, na prática, se torna uma solução engessada. Já as que são altamente customizáveis exigem apoio de um webdesigner, mas tendem a apresentar um resultado melhor”.

O que é possível customizar?

De acordo com o Gerente de Experiência do Cliente, podemos agrupar as customizações em três grupos:

  • customizações visuais: além de cor, logo e fontes, abrangem as possibilidades estruturais, como inclusão de banners, carrossel de imagens, carrossel de produtos, personalização de menus e de categorias, disposição de produtos;
  • customizações de funcionalidades: são as que resolvem as necessidades ou os problemas do consumidor. Alguns exemplos são trocadores virtuais, comunicação sobre promoções e sobre as políticas da loja, formulários para contato, guias para troca de produtos, barra de busca;
  • customizações baseadas na segmentação: são aqueles que permitem algumas mudanças, a depender do perfil do público. Empresas que operam no B2B e no B2C, por exemplo, podem apresentar preços de produtos diferenciados ou, ainda, exibir um tipo diferente de promoção no banner, dependendo do cliente.

Quais as principais vantagens de ter uma loja virtual customizável

Para Rafael, as principais vantagens estão no atendimento às necessidades específicas dos consumidores e na ambientação do site à marca, como veremos a seguir.

Atendimento às necessidades específicas dos consumidores

Refere-se à experiência de compra e procura suprir alguns dos gaps típicos de aquisições online, mas que costumam não existir na compra física.

Rafael aponta para o exemplo de, no mercado de moda, ser comum a queixa dos consumidores sobre o fato de não poderem tocar no tecido de uma roupa. “Isso aumenta a insegurança na aquisição. Já que existe essa limitação, então é importante conseguir deixar a foto do produto maior e permitir zoom, sem perder a qualidade.

Vídeos que ajudem a melhorar a percepção do produto, da mesma forma, tendem a aumentar a confiança. Ferramentas de trocadores virtuais, que simulem a troca de roupa, são outro diferencial”, exemplifica.

Possibilidade de ambientar o site à marca

A identidade da marca é um importante requisito, pois cria uma comunicação eficiente e gera mais confiança. Por tal motivo, deve estar clara não apenas em redes sociais, mas também, no site da loja virtual.

Isso porque ela participa, em partes, da experiência da compra, permitindo que os consumidores identifiquem, rapidamente, com quem estão se relacionando. Além disso, lojas que já existem no offline podem transpor para o online as mesmas características existentes no comércio físico, proporcionando experiências semelhantes, a ponto de fazer o cliente se sentir em casa.

“Imagine que sua loja física tenha uma temática especial, para refletir a personalidade da marca. Se você também está no ambiente virtual, é importante transferir esse conceito, que vai além do logo e das cores. Por isso a importância de uma loja virtual customizável”, completa o Gerente de Experiência do Cliente.

O que considerar ao escolher uma loja virtual customizável?

Quem busca contratar uma loja virtual se depara com diversas opções no mercado, entre elas a possibilidade de criar loja virtual no WordPress ou de contratar uma plataforma SaaS (Software as a Service), por exemplo. Para fazer a escolha adequada, que traga mais benefícios, Rafael recomenda prestar atenção nos seguintes fatores!

Expectativa de tempo

É preciso analisar que o ‘e-commerce dos sonhos’ vai custar tempo de desenvolvimento e de customização, visto que será baseado nas necessidades únicas dos clientes. “Por outro lado, optar por uma solução rápida, como plataformas de gerador de site ou de template pré-definido, permitirá entrar no mercado de forma ágil, mas terá a consequência de dificultar necessidades futuras de mudanças”, indica Rafael.

Manutenção do site

Uma plataforma altamente customizável permite chegar ao e-commerce dos desejos e manterá o site sempre atualizado, com as tendências do segmento, da marca e da loja. Ao mesmo tempo, essa opção requer um plano de sustentação com um profissional webdesigner ou com uma agência, que seja capaz de dar dinamismo às alterações e realizar as adequações futuras.

“É importante a consciência de que o e-commerce é dinâmico. Não adianta começar com a loja que sempre sonhou e, depois, deixar de atualizá-la. O plano de sustentação ajudará a fazer mudanças relevantes, a deixar o site com novidades e a surpreender o cliente, de modo a cativá-lo para a fidelidade”, ressalta Rafael.

Segurança oferecida

Vulnerabilidades são comuns em alguns sistemas de plataformas, a exemplo da open source, ou seja, de código aberto. Dessa forma, invasão e extravio de dados são alguns dos resultados. No fim, apesar de o site ficar apresentável, da forma como o lojista deseja, a experiência de compra se torna desagradável, correndo o risco, ainda, de desonrar a marca diante dos clientes.

Considerando as novas exigências no mercado, tomar a decisão de vender online é o primeiro passo para o sucesso. Contudo, criar uma loja virtual customizável é a opção que entrega mais chances de propiciar boas experiências e de refletir a personalidade da marca, tornando, assim, a empresa mais sustentável no longo prazo.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.