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O processo de compra online se desenvolveu muito nos últimos anos e fortaleceu a economia brasileira. A comodidade e segurança que essa modalidade proporciona vêm sendo demostradas no crescimento constante do faturamento do comércio eletrônico do país. Os marketplaces presentes nesse meio também só avançam, e é sobre eles que falaremos hoje neste artigo.

Para se ter noção do potencial desse modelo de negócio, o próprio Facebook resolveu, de modo gradativo, lançar em sua plataforma uma maneira de facilitar o comércio de produtos entre os usuários.

Se você pretende criar o seu próprio mercado online, mas ainda tem dúvidas de como fazer isso, esse texto será perfeito para você. Listamos os 4 principais obstáculos para gerenciar um marketplace de roupas e como superá-los. Confira!

1. Planejamento e execução

Um dos primeiros passos para a criação de um mercado online é a definição do que será feito e de que modo. Em seguida, é preciso colocar as ideias em prática para verificar e validar se realmente o plano foi eficaz.

Como se trata de um marketplace de roupas, é interessante definir os requisitos mínimos exigidos para que os vendedores possam ingressar na plataforma. Confira alguns parâmetros:

  • apresentar um estoque mínimo exigido por peça;
  • ter registro como pessoa jurídica;
  • contar com venda de roupas destinadas apenas para adultos, por exemplo.

Essas são algumas amostras do que possivelmente pode constar em seu planejamento, mas isso pode ser adaptado de acordo com suas necessidades. Esse processo também vai servir como critério para aceitação ou não dos vendedores.

Outro fator essencial é sempre acompanhar e oferecer o suporte necessário para os comerciantes, principalmente na fase inicial.

2. Validação do modelo de negócio

Essa etapa é uma das mais importantes, pois por meio dela é possível entender se sua ideia de negócio é realmente relevante e poderá ser escalável futuramente.

O planejamento pode ser modificado de acordo com as necessidades e ocasiões que surgirem. Como exemplificado anteriormente, um dos requisitos poderia ser o lojista vender somente roupas direcionadas para adultos, mas ele pode solicitar também a venda de peças infantis. Isso dependerá do número de vendedores requerendo permissão para iniciar suas vendas.

Essa modificação no plano de negócios poderá, de certa forma, validar se o que foi definido anteriormente era de fato rentável e escalável. Estar aberto a mudanças atrairá ainda mais vendedores, pois isso mostra que sua marca se preocupa em ter qualidade no serviço e está atenta às sugestões dos lojistas.

Busque monitorar e documentar constantemente as ações realizadas na plataforma. Esse processo deve ser feito durante toda a vida útil do seu marketplace, pois, por meio disso, é possível analisar se o que foi feito é positivo.

Agora, falaremos como escolher a melhor plataforma para o seu negócio e por que ela é tão importante para a sua empresa.

3. Escolha da plataforma

A plataforma é considerada um dos principais pilares de um marketplace pelo fato de que todas as ações ocorrerão nela. Por exemplo: divulgação da marca, interação do consumidor com o vendedor, pagamentos etc.

Se você tem dúvidas ou ainda não sabe como escolher uma boa plataforma para o seu projeto, deve ficar atento às nossas dicas.

Acessibilidade mobile

Com o avanço tecnológico, está cada vez mais fácil ter acesso a um dispositivo móvel e, com isso, o número de pessoas comprando via esses equipamentos também cresce. Nos últimos tempos, as compras por meio de aplicativos cresceram muito.

O design responsivo nada mais é do que o seu site ser otimizado para os mais variados tamanhos de telas disponíveis no mercado. Esse processo de aperfeiçoamento e adequação para mobile fará com que o seu mercado online fique ainda mais acessível para o consumidor.

Inclusão de novas funcionalidades

Um marketplace precisa se destacar dos concorrentes e, por isso, deve apresentar funcionalidades que ajudem na experiência dos vendedores e consumidores.

Como haverá uma grande quantidade de produtos, é essencial que se tenha um controle do armazenamento das mercadorias. A dica é realizar a integração do estoque com a plataforma por meio de softwares.

Comprar uma roupa online pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, porque os consumidores não têm contato direto com a peça. Algumas funções, como a ferramenta de zoom e a possibilidade de exibição de vídeos, facilitará a visualização dos produtos. Além disso, essas aplicações ajudam o vendedor a demonstrar a qualidade de seus artigos.

Uma maneira de valorizar ainda mais os produtos é determinar um espaço para a descrição detalhada das peças — apontando material, tamanho e medidas do item.

Também é interessante sugerir outras peças que complementem o look. Por exemplo: combinar uma camiseta branca como uma calça jeans preta. Isso dará mais opções para os consumidores, além de aumentar o ticket médio.

Junto com a sugestão de looks, o vendedor pode ainda ter a opção de criar políticas e promoções. Explicamos: se o cliente gostou de uma camisa branca e também quer comprar uma calça jeans preta, o lojista pode oferecer um tênis pela metade do preço.

Por fim, um campo para comentários dos clientes deixará as páginas dos produtos ainda mais completas. Esse espaço dará informações sobre como foi a experiência de quem adquiriu a peça, além de avaliar se a entrega foi feita dentro do prazo ou se o item chegou com algum defeito.

Assim, seu marketplace de roupas terá uma verdadeira vitrine virtual e aproximará ainda mais os seus vendedores dos consumidores.

4. Divulgação da marca

Como os clientes chegarão ao meu mercado online? Como poderei fidelizá-los? Essas são algumas das perguntas mais comuns entre os empreendedores.

Um dos primeiros passos que falamos é o de traçar suas ações, e nessa linha deve constar os meios para divulgar sua marca. Com isso, esse planejamento deve abranger as questões abaixo.

  • Onde o público-alvo busca por informações acerca dos produtos?
  • Em qual local eles discutem se realmente o item é bom ou não?
  • Quais são as formas de pagamento mais utilizadas por esses consumidores?

Essas perguntas servirão para direcionar as estratégias de divulgação do seu marketplace de roupas.

As redes sociais, os buscadores e o e-mail são algumas das ferramentas que podem ser usadas para realizar a divulgação. A criação de um blog, por exemplo, ajudará o seu negócio a ser encontrado por meio dos resultados de pesquisas nos buscadores. E mediante técnicas de SEO, o conteúdo produzido poderá educar e informar os consumidores sobre os mais variados temas.

Além disso, é possível aprimorar a sua plataforma com a implementação de pop-ups que farão captura de novos leads.

Criar e gerenciar um marketplace de roupas será um desafio diário para os lojistas. Mas, os 4 pontos citados podem ser superados com muito trabalho e planejamento. Sendo assim, pesquise e entenda quais são as necessidades dos consumidores e tente supri-las da melhor forma possível.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.