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O mercado de e-commerce se encontra em expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), já existem mais de 71 mil lojas virtuais no país, o que gera cerca de 700 mil empregos. Em relação à movimentação financeira, a expectativa é de que 2017 tenha gerado mais de 200 milhões de pedidos em negócios virtuais, atingindo uma marca próxima de R$ 70 bilhões de faturamento.

Se por um lado os números mostram o potencial de crescimento do comércio online no Brasil, por outro indicam que o segmento começa a se saturar com tantas lojas oferecendo produtos e serviços. Isso mostra como a criatividade é essencial para se diferenciar dos concorrentes e fugir do comum.

E é por isso que preparamos este post. Vamos mostrar algumas ações que você pode fazer para promover uma revolução no mercado de e-commerce e elevar os resultados da sua loja virtual. Confira!


Adquirir a confiança do consumidor

Infelizmente, ainda há um universo grande de consumidores que não confiam nas compras online. Isso se dá por diversos motivos: desde pessoas que compraram produtos e nunca receberam, até gente que teve seus dados roubados após uma transação.

De qualquer maneira, conseguir criar formas para adquirir a confiança do consumidor é fundamental, porque isso aumenta muito a chance dele efetivar uma compra na sua loja. Isso é essencial no mercado de e-commerce, pois se o cliente não bater o olho e confiar na sua marca, o concorrente está sempre a postos para recebê-lo.

Por esse motivo, a empresa deve estar com uma estrutura adequada para evidenciar os seus pontos fortes e deixar o comprador seguro em todos os momentos. Isso se dá desde a criação das campanhas de marketing para atração do consumidor, até a navegação do cliente pela loja virtual, meios de pagamento, certificados de segurança, entre outras coisas.

Nesse sentido, busque uma plataforma capaz de potencializar a gestão do e-commerce, oferecendo soluções em todas as etapas do processo — da chegada do cliente à loja até o pós-venda.

Praticar preços competitivos

Vamos supor que uma pessoa ande vários quilômetros até chegar em uma loja. Lá, ela encontra o produto que deseja e nota que o valor está 3% mais alto em comparação ao de outro estabelecimento, do qual recebeu um encarte. Dependendo da distância que ela tiver que percorrer, é bem possível que feche negócio na loja em que está para poupar o desgaste de uma nova viagem.

Mas essa não é uma realidade que se aplica ao mercado de e-commerce. Com todos os concorrentes a um clique de distância, a competitividade dos preços é fundamental. Por isso, é importante identificar quais dos seus produtos são facilmente encontrados em outras lojas e quais deles são exclusivos da sua marca. Em seguida, a estratégia é diminuir a margem de lucro das commodities e maximizar a dos produtos exclusivos.

Oferecer valor agregado

Mas nem só de preço vive o comércio online. Ainda que o custo para o cliente seja um fator extremamente importante, há diversos outros itens que favorecem ou não a realização de uma compra. É difícil, por exemplo, competir com o preço dos sites chineses em diversos tipos de produtos. Mas é possível ganhar deles nos prazos de entrega e até na qualidade.

O fato é que se faz necessário encontrar meios para se destacar em relação aos concorrentes e surpreender os clientes. E há inúmeras maneiras de tornar o seu negócio mais agradável para o consumidor:

  • oferecer frete grátis em compras acima de determinado valor;
  • facilitar a troca dos produtos;
  • disponibilizar um atendimento humanizado e eficiente;
  • agilizar o tempo de entrega;
  • oferecer mimos nas caixas dos produtos.

O mercado está repleto de empresas pensando apenas no próprio lucro e, com isso, dificultando a experiência do cliente. Pensar em estratégias que facilitem a vida deles, ainda que seja algo simples, pode ser uma excelente maneira de revolucionar esse comércio.

Produzir conteúdo que gere proximidade com o público

Muitas vezes a comunicação é subvalorizada pelas empresas. No entanto, ela tem um potencial enorme para atrair ou afastar as pessoas — inclusive os consumidores. Por isso, trabalhá-la de forma eficaz é uma oportunidade de atrair muitos consumidores que se identificam com sua marca.

Nesse sentido, a produção de um conteúdo exclusivo e que gere proximidade com o seu público é fundamental. É por meio desses materiais que o seu cliente vai conseguir detectar não só o que e como você vende, mas também a essência da sua empresa, inclusive suas principais propostas de valor. Essas informações podem ser compartilhadas por meio de vídeos, posts nas redes sociais, e-mails marketing, newsletter, entre inúmeras outras coisas.

Um bom conteúdo conecta as pessoas à sua marca, além de fazer com que elas deixem de enxergar apenas o preço das coisas que você vende e passem a ver o valor daquilo que é oferecido.

Escolher um nicho de mercado pouco explorado

Apesar de haver mais de 71 mil lojas virtuais no Brasil, como dissemos no início do texto, boa parte delas se concentram em poucas categorias. Fora isso, dentro de cada uma delas há nichos que podem ser melhor explorados.

Um exemplo que cresceu bastante no varejo brasileiro é o de moda plus size. Até pouco tempo esse campo era pouco trabalhado e hoje é mais comum de ser encontrado — inclusive dentro de shoppings, com lojas inteiras voltadas para esse perfil de público.

A verdade é que, assim como há pouco tempo o nicho plus size foi percebido, ainda há muitos outros segmentos a serem trabalhados. Portanto, um olhar atento pode evidenciar grandes oportunidades de negócio, permitindo que você seja o primeiro a explorar um mar nunca antes navegado e se tornar referência em determinado tipo de produto.

Como foi possível perceber, o mercado de e-commerce, ainda que competitivo, tem muito a crescer e oferece diversas oportunidades. E você: gostou do texto e se interessou pelas nossas dicas? Tem alguma outra sugestão sobre como se destacar frente aos concorrentes? Então, comente aqui no post e compartilhe com a gente!

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.