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Gerenciar uma loja virtual exige optar pelas melhores ferramentas tecnológicas para manter os serviços com alto nível de disponibilidade. Além disso, é fundamental pensar em estratégias que contribuam para a conquista de cliente, como a pop-up store (loja temporária).

Em um e-commerce, é recomendado adotar iniciativas que tenham como foco expandir as vendas em multicanais. A divulgação de uma marca deve ser feita da maneira mais ampla possível para fortalecer a imagem.

Neste artigo, vamos mostrar como é possível conseguir bons resultados ao apostar em um negócio de curta duração. Confira!


Saiba o que é pop-up store

Ela consiste em uma loja física temporária, aberta durante um período específico em um lugar com grande movimentação de pessoas.

A principal meta é expandir as vendas em situações de alta demanda (Natal, Dia das Mães etc.). Por isso, essa iniciativa é bastante utilizada para lançar produtos, buscar novos mercados, queimar estoques e reforçar o branding.

Com o crescimento do e-commerce no Brasil, a pop-up store passou a ser vista como uma opção viável para expandir o faturamento. Por mais que os consumidores gostem de fazer compras pela internet, é válido buscar outras formas de interação.

Conheça as principais características

Essa loja se destaca por apresentar diferenciais relevantes que favorecem o uso de estratégia omnichannel. Para ajudá-lo a compreender isso melhor, vamos apontar características marcantes desse modelo de negócio. Acompanhe!

Ficar em um ambiente físico

Uma pop-up store se destaca por estar localizada em um ambiente físico. Ela pode ser instalada em diversos pontos de uma cidade, como:

  • estação de trem ou metrô;
  • shopping center;
  • terminal de ônibus.

Funcionar de maneira temporária

Uma loja física comum tem como aspecto marcante a atuação ininterrupta. No caso da pop-up store, o lojista já tem uma data fixa para encerrar as atividades, que duram, em média, de 1 a 6 meses.

Apresentar caráter itinerante

Uma loja temporária pode funcionar em locais diferentes. Pode ser feita uma experiência em um shopping durante 45 dias antes do Natal, por exemplo.

Em outro período, pode-se optar por abri-la em uma feira, onde haja grande circulação de pessoas. Nos dois casos, é importante checar se a iniciativa vai atingir o público-alvo da marca. Esse cuidado é fundamental para os resultados ficarem dentro da expectativas.

Fique atento aos benefícios

Há muitas vantagens de apostar em uma pop-up store. Veja os benefícios que essa iniciativa pode proporcionar para um e-commerce.

Aumentar o engajamento dos consumidores

Uma loja temporária em um ponto estratégico tem grandes chances de causar impacto positivo no público-alvo. Para isso ser concretizado, o ideal é que o design e a disposição dos produtos chamem a atenção dos clientes.

Assim, a pop-up store terá condições de envolver a audiência de maneira consistente, o que colabora para reforçar o engajamento. Contar com uma boa avaliação dos consumidores é um ótimo passo para bater metas.

Lançar produtos

Os clientes gostam de novidades, e isso ajuda bastante para lançar novos produtos em uma pop-up store.

Um contato mais próximo do consumidor com a loja e o item apresentado proporciona uma experiência marcante. Isso é crucial para convencer o público-alvo a comprar mais do que estava programado.

Fortalecer a marca

Fazer algo que saia da rotina tem, na maioria dos casos, ótimos resultados para uma empresa. Uma proposta inovadora e atraente é capaz de reforçar a marca e torná-la mais presente no dia a dia dos consumidores.

Esse é um dos benefícios de investir em uma loja temporária que devem ser analisados com muita atenção pelos empresários.

Promover o marketing sazonal com inteligência

Esse modelo de loja tem como um dos benefícios mais relevantes destacar a marca em momentos específicos. No caso de uma empresa de materiais esportivos, é possível aproveitar datas, como a Copa do Mundo, para reforçar o contato com o público-alvo e expandir as vendas.

Aumentar a participação no mercado

Uma marca pode contar com admiradores de outros estados e até de outros países onde não tem uma loja física. Nessa situação, é válido analisar a possibilidade de lançar uma pop-up store nas regiões, em que a empresa tem uma boa reputação, mas precisa de uma interação maior com os clientes.

Com estudo de cenário e planejamento, é possível adotar essa iniciativa e elevar o faturamento e as vendas nesses locais. Assim, uma companhia consegue, ao mesmo tempo, estar mais perto dos consumidores e expandir a participação no mercado.

Saiba como abrir uma pop-up store

Conhecer as vantagens de contar com uma loja temporária é um fator relevante, mas, para ter sucesso com essa estratégia, é essencial ficar atento aos detalhes para abri-la no local e momento certos.

Um dos aspectos que não podem ser ignorados é selecionar o que vai ser oferecido aos clientes. Normalmente, uma pop-up store não ocupa um grande espaço, o que exige uma escolha criteriosa do que será disponibilizado.

Esse fator obriga que seja feita uma análise do que chama mais a atenção do público-alvo em uma região. Se essa avaliação não for providenciada, há risco de a novidade não conseguir o desempenho esperado.

Outra preocupação abrange o valor dos produtos que estarão à venda. Nesse caso, é indispensável mensurar o poder aquisitivo dos consumidores e analisar a possibilidade de ser feita uma promoção para as vendas atingirem um bom patamar.

O ideal é unir produtos que despertem a atenção dos consumidores e possam ser vendidos por um valor mais acessível. Essa combinação possibilita à loja física propiciar maior proximidade entre o público-alvo e a marca.

Orçamento

Mesmo que a estrutura de uma loja temporária seja simples, é preciso haver cuidado ao dimensionar o orçamento. Para não haver erro nesse item, o ideal é prestar atenção a vários detalhes, como:

  • valor do aluguel do espaço;
  • gastos com mobiliários (cadeira, mesas e iluminação);
  • inventário;
  • marketing;
  • seguro.

O controle de gastos é uma iniciativa cada vez mais importante no mundo corporativo. Uma das razões é a necessidade de as empresas reduzirem os custos para manter um alto nível de competitividade.

Para os que desejam surpreender a audiência, apostar em uma pop-up store é uma alternativa inteligente, porque abre a possibilidade de trazer algo novo e de oferecer um contato diferenciado com os consumidores.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.