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Adesivos coloridos, efeitos divertidos, dublagens, desafios de dança e músicas que causam o efeito que conhecemos como “chiclete”: o TikTok é a nova sensação no universo das redes sociais. No entanto, será que ele está limitado ao uso dos adolescentes e jovens ou também pode ser uma peça na sua estratégia de marketing digital?

Em um cenário em que novas tendências aparecem a todo o momento e ganham milhões de usuários, aproveitar espaços de atuação é o que garante o sucesso online da marca. Neste artigo, você vai entender por que esse aplicativo deve fazer parte do plano de ação da sua empresa.

Vamos mostrar como o TikTok funciona, por que ele se tornou uma tendência e como usá-lo a favor do seu negócio. Continue a leitura e confira.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo para dispositivos móveis, criado em 2018, pela empresa chinesa ByteDance, a partir de uma fusão com a plataforma Musical.ly. A proposta central do app gira em torno da criação de vídeos curtos de produção caseira, dos usuários.

A ideia é transformar cada participante da comunidade em um criador, dando o poder de compartilhar seus conteúdos com pessoas de todo o mundo. A interface do aplicativo é bastante simples e intuitiva, e por isso atrai bastante o público jovem – de acordo com um levantamento do site The Next Web, cerca de 66% têm menos de 30 anos.

Além disso, a diversão é um dos pilares da plataforma, que une músicas, vídeos e efeitos para permitir que os usuários explorem a criatividade. O alto potencial engajador do aplicativo o tornou um grande fenômeno mundial.

Em abril de 2020, em meio à pandemia de COVID-19, a plataforma de análises Sensor Tower divulgou que o aplicativo havia alcançado 2 milhões de downloads globalmente. Os “TikTokers”, como são chamados os integrantes da comunidade, elevaram a criação de conteúdos a outros níveis.

Passaram a produzir vídeos inovadores, que se tornam virais e alcançam milhões de pessoas. A possibilidade de ter um reconhecimento tão significativo e ainda monetizar o próprio perfil, com certeza, impulsiona a adesão de cada vez mais usuários.

TikTok e marketing digital: qual a relação?

À medida que surgem novas plataformas e comportamentos no ambiente digital, aparecem também mais possibilidades de fazer marketing digital. É o que acontece com o TikTok, pois podemos entender esse aplicativo como um espaço em que milhões de usuários — que são potenciais consumidores — participam e interagem.

Assim, certamente, existe uma relação próxima entre o marketing digital e essa rede social, basta usar esse potencial de forma correta. Alguns pontos interessantes do TikTok que devem chamar a atenção das marcas são:

  • a rapidez da difusão dos conteúdos, que podem viralizar e alcançar muitas pessoas em pouco tempo;
  • o alto nível de engajamento dos usuários com a rede;
  • o público bem definido, composto, principalmente, por adolescentes e jovens;
  • a proposta divertida e criativa do aplicativo, que pode agregar valores às marcas que atuam nele.

Mostrar-se de forma inovadora é fundamental para as empresas no cenário moderno. Vivemos em uma sociedade em que novidades aparecem e se tornam obsoletas em um período de poucos anos. Por isso, ter versatilidade e saber atuar em diferentes espaços com as estratégias de marketing digital faz total diferença para os resultados.

É possível ter uma estratégia de marketing nele?

Quer saber como integrar o TikTok ao seu plano de marketing digital? Isso é possível de diferentes formas e, com a estratégia certa, seu empreendimento vai conseguir atrair e engajar clientes por meio dessa plataforma. Veja algumas opções para investir nesse aplicativo.

Criar campanhas de anúncios

Uma das formas mais tradicionais de usar o marketing digital nas redes sociais é por meio de campanhas de anúncios. Nelas, sua empresa investe para alavancar publicidade e consegue definir o público que vai receber aquele material. No TikTok, já existe uma ferramenta específica para criar esses anúncios: o TikTok Ads.

Uma das vantagens de investir nessa estratégia é que, no aplicativo, os usuários não podem pular os banners, então, a visibilidade da sua empresa acaba sendo maior. Além disso, é possível manipular diversas configurações para tornar seus anúncios mais personalizados e direcionados para públicos específicos.

Criar conteúdos na plataforma

Mais uma possibilidade para sua loja virtual é entrar ativamente no TikTok, produzindo conteúdos e participando da comunidade. Essa é uma alternativa muito interessante e que pode gerar engajamento, aproximando sua empresa do público-alvo, gerando interação e diálogo, assim como ocorre em outras redes, como Facebook, Instagram e YouTube.

Um dos cases recentes desse tipo de estratégia é o do Magazine Luiza, que cadastrou a Lu — personagem de inteligência artificial da marca — como uma usuária do TikTok. De forma descontraída, ela faz e propõe desafios e mostra os produtos da varejista.

Muitas empresas já estão aderindo a essa ideia, colocando representantes para participar de forma ativa nessa nova rede. Principalmente para marcas com público jovem, é essencial acompanhar as inovações e se posicionar nos espaços em que os clientes em potencial estão.

Fazer parcerias com criadores

Outro caminho para usar o marketing digital no TikTok é fazer parcerias com criadores de conteúdo populares na plataforma. Contratar digital influencer já é uma das ações de marketing mais adotadas pelas marcas, já que os influenciadores têm cada vez mais poder na tomada de decisão dos consumidores.

No TikTok, um novo grupo de influencers está surgindo e, por isso, é muito interessante apostar neles e aproveitar o potencial desses criadores para alcançar novos leads ou reforçar a imagem do negócio. É importante fazer parcerias com pessoas que tenham valores alinhados aos da sua empresa, produzam materiais interessantes para o seu público e saibam fazer a ponte entre a marca e os clientes.

Como você viu, o TikTok é uma tendência entre as redes sociais e pode compor a sua estratégia de marketing digital. A diversificação da atuação nas diferentes plataformas online é um dos fatores que influenciam o processo de atração e fidelização de clientes para sua marca. Por isso, não deixe de aproveitar as oportunidades dessa plataforma.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.