Vivemos uma época em que a tecnologia transforma constantemente o nosso modo de viver em diversos aspectos. O surgimento das lojas virtuais, por exemplo, tem fomentado novas experiências aos consumidores, ao mesmo tempo em que gera desafios a muitos comerciantes.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa é que as vendas online irão gerar um volume financeiro de R$106 bilhões e um crescimento de 18% sobre o ano anterior. Por isso, quem tem foco em expandir a sua posição no mercado eletrônico precisa entender a fundo as vantagens e desvantagens do e-commerce.
Mas antes de pensar em contratar uma plataforma de mercado eletrônico, o ideal é entender o que esse serviço pode te oferecer, como as suas funcionalidades e layout, e se estão de acordo com o que você está procurando para a sua loja.
Se esse é o seu caso, continue lendo este artigo para entender melhor esse modelo de negócios e o que ele, de fato, tem a oferecer a você.
As vantagens de ter um e-commerce
De fato, o aumento das vendas online e o desenvolvimento de diferentes estratégias para expandir os canais de comércio têm incentivado muitos lojistas a montar um e-commerce. Mas esses não são os únicos benefícios envolvidos. Confira, a seguir, o que uma loja virtual pode oferecer ao seu negócio.
Mais praticidade aos clientes
Em primeiro lugar, ao abrir um e-commerce você consegue oferecer mais praticidade aos consumidores. Afinal, o ambiente digital permite que se faça pesquisas vastas e comparativos de preços com facilidade, algo muito valorizado atualmente. Além disso, ele garante que mesmo quem mora longe da loja física possa consumir os seus produtos, recebendo-os em casa — um diferencial que ajuda a aumentar a sua carteira de clientes, devido a flexibilidade e mobilidade que a internet oferece.
Facilidade na criação de anúncios
Outro benefício importante de ter um e-commerce é a facilidade de criar anúncios e lançá-los rapidamente na rede. Isso significa que a sua empresa não precisa gastar com impressão de materiais para manter os consumidores informados e pode mudar o status de disponibilidade do produto em tempo real.
Além disso, os sistemas de análise de dados garantem mais controle sobre o desempenho de cada oferta. Dessa forma, o gerenciamento das promoções se torna bem mais eficiente.
Possibilidade de acompanhar os resultados
Como dissemos, modelos de negócio online podem ser acompanhados e analisados a partir de sistemas de análise de dados — o que é muito útil, principalmente porque eles dão uma visão geral do seu desempenho em cada trabalho.
Tráfego no site, taxa de retorno, faturamento mensal, volume de transações e ticket médio são apenas alguns exemplos de métricas e informações que você obterá ao fazer uso de uma boa plataforma de e-commerce. E todo esse acompanhamento é crucial para você definir suas ações de marketing e vendas, sempre com o objetivo de atingir os clientes com mais precisão.
Facilidade para monitorar os consumidores
Além de contar com informações do seu próprio negócio, é possível descobrir detalhes relacionados ao perfil dos seus consumidores. Com base no comportamento de quem acessa o site da loja, você saberá, por exemplo:
- quais são os produtos mais buscados;
- quais botões tendem a ser clicados com mais frequência;
- qual horário apresenta pico de acesso;
- quais são os períodos do ano em que as vendas aumentam, entre outros dados essenciais para otimizar suas campanhas.
Possibilidade de funcionamento 24/7
Mais um aspecto relevante para gerar vendas é a disponibilidade do e-commerce: na web, a sua loja fica ativa 24 horas por dia. Isso significa que os clientes podem acessar os produtos e conferir detalhes da compra a qualquer momento, seja durante o dia, seja na madrugada. Sem dúvida, uma excelente oportunidade para vender mais sem precisar investir muito dinheiro.
Isso se estende inclusive ao atendimento, já que é possível automatizá-lo. Você pode elaborar um questionário contendo as perguntas mais frequentes do público e disponibilizar suas respostas na loja virtual. Assim, você garante que o consumidor consiga informações relevantes sem precisar acionar um funcionário.
Integração com outros canais
Como o e-commerce já está inserido no cenário digital, instigar seus clientes a seguirem sua loja em redes sociais já é um passo para integrá-los em outros conteúdos. Além de abranger outros públicos, as redes sociais ajuda a aproximar seu público com a loja e assim criar uma fidelidade.
Limite geográfico
As vendas pela internet podem oferecer ao lojista que sua marca se estenda por vários locais, sendo que pela internet não há um limite geográfico, e muitos consumidores poderão acessar o seu e-commerce atrás de seu produto.
Mais informações sobre o produto
Dentro do comércio eletrônico, você tem a vantagem de apresentar o produto mais detalhadamente com todas as informações possíveis sobre seu produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos , vídeos, preço, fretes e tempo de entrega.
Atendimento mais personalizado e melhor experiência ao consumidor
Com a internet, o lojista consegue ter um melhor acompanhamento ao perfil do seu consumidor, através de dados e pesquisas. Com isso, o atendimento pode ser mais personalizado ao seu cliente e melhorar a experiência do seu consumidor, com ferramentas como o e-mail marketing e o cadastro do cliente na loja, por exemplo, que ajudam a fidelizá-lo.
As desvantagens de ter um e-commerce
Como todo modelo de negócio, a loja virtual também tem pontos que podem ser considerados negativos por quem ainda não tem o preparo necessário. Por outro lado, mesmo que o nosso objetivo seja apontar as vantagens e desvantagens do e-commerce, vale dizer que muitos desses aspectos desfavoráveis podem ser tratados como desafios a serem superados. Vejamos quais são eles.
Dificuldade para estabelecer um bom relacionamento
Hoje, o cliente tem não só o poder de concluir um negócio, mas também de compartilhar as suas impressões em relação à transação, sejam elas positivas, sejam negativas. E isso pode impactar a reputação da empresa, a depender de cada caso.
Surge, então, um dos principais desafios do empresário virtual: dar sempre um retorno rápido aos pedidos do cliente, para evitar transtornos e a criação de uma imagem desfavorável da marca perante o mercado.
Necessidade de organizar o setor de logística
Cuidar do setor de logística é um dos mais complexos desafios em um e-commerce. Qualquer falha nesse trabalho pode comprometer o sucesso do negócio — afinal, quase todas as etapas tem alguma relação com a logística, desde a entrega correta do produto até a satisfação de quem comprou em sua loja virtual.
Nesse sentido, toda e qualquer otimização feita na logística de um e-commerce não é só bem-vinda como extremamente necessária.
Exigência de estratégias de SEO
Encontrar o seu e-commerce nas primeiras posições do Google seria um bom motivo para comemoração. No entanto, a maioria dos sites de comércio eletrônico não alcança o topo das buscas porque muitas pessoas tendem a listar os seus produtos, serviços e preços de forma superficial.
Para não cometer o mesmo erro, é fundamental investir em estratégias de Search Engine Optimization (SEO), incluindo palavras-chave nos conteúdos e nas tags das imagens. Também é importante escolher uma URL objetiva e otimizar as descrições de produtos.
O crescimento do segmento de e-commerce no Brasil
Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens do e-commerce, vale a pena conferir alguns dados que comprovam o crescimento desse modelo de negócio no mercado. Destacam-se entre as principais informações relativas ao ano de 2020:
- crescimento de 18%;
- faturamento de R$106 bilhões;
- total de 342 milhões de pedidos realizados pelo e-commerce (resultado 10% maior em relação ao ano anterior);
- ticket médio de compras em R$ 310.
Como podemos ver, o cenário é promissor para quem aposta nesse modelo de negócio. E a boa notícia é que, agora, você já tem noção das vantagens e desvantagens do e-commerce, podendo aproveitar as melhores oportunidades com preparo e buscar formas de superar os seus principais desafios.