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Saber como funciona uma loja virtual é o primeiro passo para quem deseja se inserir nesse mercado e ter sucesso. Basicamente, os clientes verão os itens e suas descrições em sites especializados, que contêm ferramentas para calcular frete e definir a forma de pagamento e o prazo de entrega da mercadoria.

Tudo é feito remotamente para que também seja possível ao cliente realizar o rastreamento do seu pedido. Uma loja virtual funciona de domingo a domingo e 24 horas por dia, o que dá ao consumidor mais comodidade na hora de efetuar as suas compras online. No entanto, o lojista ou gestor de e-commerce precisa estar atento aos aspectos de segurança do site. Isso é fundamental, por exemplo, ao descobrir como contratar uma loja virtual.

Continue a leitura do artigo e entenda melhor como proceder na hora de fazer com que a sua loja virtual venda bem e atraia cada vez mais clientes.


Escolher uma plataforma confiável

Dentre as plataformas disponíveis no mercado, escolha aquela que melhor atenderá às necessidades do seu negócio. A maneira ideal de tomar essa decisão é fazendo um planejamento. Como as vendas online podem escalar ao longo do tempo, pode não fazer muito sentido executar um mapeamento complexo demais. De início, o mais importante é efetivar um planejamento enxuto, que possa ser ajustado posteriormente.

Com base nisso é que o gestor de e-commerce ou lojista fará a escolha da plataforma. Essa organização prévia ajuda a evitar que se contrate uma solução simples demais e que não escale em longo prazo.

Em ambas as situações, haverá um aumento de gastos que poderia ter sido evitado. Portanto, o melhor a se fazer é procurar uma plataforma que ofereça o máximo de personalização possível, de modo que consiga suportar bem todas as adaptações feitas no planejamento estratégico da loja virtual.

Optar por uma ferramenta de pagamentos

Uma ferramenta de pagamentos robusta e segura é indispensável para que o cliente se sinta confiante em comprar na sua loja virtual. Os principais meios de se adquirir um produto na Internet são no cartão de crédito, débito e boleto bancário. Acompanhe as subseções a seguir e conheça as mais comuns ferramentas adotadas para a realização de pagamentos na loja virtual.

Usar métodos de detecção antifraude

Toda plataforma de e-commerce deve ter sistemas para evitar fraudes online. Basicamente, quando os dados dos clientes são roubados ou usados por terceiros, por exemplo, isso configura uma fraude. Também existe o chamado chargeback, que consiste no cancelamento de uma compra online após o pedido ter sido despachado pela loja virtual. Os principais métodos para detectar fraudes são:

  • certificados de segurança, que contam com recursos de criptografia;
  • sistema de análise de fraude, útil para identificar se uma compra de elevado valor é ou não um indício de irregularidade;
  • capacitação dos colaboradores para evitarem situações de fraude em compras no e-commerce.

Proteger os dados dos clientes

Outra preocupação dos gestores e donos de e-commerce diz respeito à proteção de dados dos clientes. É importante investir em segurança e manter-se informado sobre a legislação corrente.

Criar conteúdos atrativos para divulgação

Divulgar o e-commerce com qualidade será imprescindível para que o negócio alcance os resultados esperados. Isso passa necessariamente pela escolha de bons conteúdos, que tenham relação com o público-alvo da loja virtual. Esse tipo de divulgação é também um modo de como aumentar as vendas.

Oferecer suporte aos clientes

É muito comum o cliente apresentar dúvidas sobre procedimentos de compra ou em relação aos produtos aos quais demonstrou interesse. Nesse sentido, é importante criar um FAQ de perguntas frequentes, além de dar um apoio que seja capaz de solucionar demandas mais específicas dos consumidores.

Outro aspecto que não pode ser negligenciado é o atendimento pós-venda, que, se for benfeito, aumentará bastante as chances de fidelizar o cliente na loja virtual. Isso porque o consumidor pode ter alguma dificuldade ao usar um produto, e o suporte da loja o ajudará a sanar eventuais dúvidas.

Conhecer a legislação do e-commerce

Por fim, vale salientar a importância de observar as leis que amparam os consumidores de e-commerce. Algumas delas apontam o direito que o cliente tem em devolver uma mercadoria no prazo de sete dias, sem a necessidade de justificar. Outra obrigação de quem administra uma loja virtual diz respeito a sempre informar o CPF e o CNPJ nas páginas online.

Ao longo do texto, você viu como funciona uma loja virtual. Além disso, falamos do que é preciso para que o e-commerce alcance os objetivos traçados. Como última dica, é essencial estar sempre atualizado em relação a maneiras de venda e divulgação de produtos, bem como meios de pagamento e mudanças legislativas. Com isso, é possível se engajar na evolução do e-commerce com mais tranquilidade.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.